o Big Mac completa 50 anos. O Sanduiche que está presente em todo mundo, tem muita história para contar. Dois Hamburguers, alface, queijo, cebola, molho especial, picles e um pão com gergelim… Quem é que não conhece a música que movimenta a cabeça de quem gosta de Mc Donald´s.
Sabe do que estou falando? Pois é… o Big Mac completa nesta semana 50 anos.
Big Mac e a História
Criado nos Estados Unidos em 1968 hoje está presente em mais de 120 países. A expansão começou em 1971 quando o sanduíche chegou a Alemanha, Holanda e Áustria.
O mais recente a receber o Big Mac foi o Cazaquistão que somente em 2016 conheceu a receita do sanduíche mais vendido no mundo.
No Brasil o Mc Donalds chegou em 1971 no Rio de Janeiro no bairro de Copacabana. E não parou mais. A Arcos Dourados tem hoje 930 lojas espalhados pelo país.
Em 1986 por estar presente em muitos países tornou-se um índice econômico. A editora do The Economist, Pam Woodall, resolveu adotar o sanduíche para analisar o poder de compra das moedas dos países.
E não é que deu certo!
Big Mac Index
O Banco suíço UBS criou o Big Mac Index e desenvolve o ranking sobre o tempo de trabalho necessário para comprar o sanduíche. Se existe diferença no tempo de trabalho e no custo para comprar o sanduíche, uma coisa é certa: os ingredientes são os mesmos em todo mundo.
Só para entender é preciso trabalhar 52,7 minutos em SP para comprar um sanduíche e no Rio de Janeiro 56,7 minutos. Foram pesquisadas 77 cidades brasileiras. Os números da rede impressionam. São 2 milhões de atendimentos por dia.
Investimentos do Mac Donald´s no Brasil
A rede promete investimento de 1 bilhão de reais no mercado brasileiro para fazer a modernização das lojas e abertura de novas 180 lojas até o final de 2019.
Depois desse tanto de informação vou dizer uma coisa… deu vontade de passar ali e comer Dois Hamburguers, alface, queijo, cebola, molho especial, picles e um pão com gergelim…