Home Franquia Como comprar uma franquia?

Como comprar uma franquia?

por Rodrigo Campelo
Como comprar uma franquia?

O mundo da franquia tem um traço mágico, a maioria acredita que ela faz tudo sozinha. Assim, muitas pessoas escolhem a franquia que vão investir baseada apenas no feeling. O resultado da decisão tomada dessa forma pode ser uma grande confusão no futuro. Então você deve estar se perguntando, como comprar uma franquia?

Essa pergunta do milhão tem uma resposta muito simples: Depende. Vários são os motivos que levam pessoas a buscar o setor de franquias para fazer investimentos. Muitas pessoas pensam que empreender com franquias trará muita facilidade. Pensam até que poderão ficar em casa e que a franquia levará dinheiro para ele e que será papel da franqueadora fazer o negócio dar certo.

Outro gatilho que levam muitas pessoas para o setor é pela rasa expectativa de que vão ganhar dinheiro, pela crença na oportunidade ou pela vontade de ter o próprio negócio. Em alguns casos, as pessoas que buscam o ambiente de franquias tem um desejo: a necessidade de manter a sua família. Como pode perceber, diversos são os caminhos que te levam ao empreendedorismo. Não é um caminho só.

Para te ajudar a entrar no caminho certo vamos  desmistificar e mostrar como comprar uma franquia. Para isso existem alguns passos que podem ajudá-lo a tomar a decisão mais coerente para fazer o investimento de forma adequada e com isso ter o resultado que espera.

Como comprar uma franquia

O PRIMEIRO PASSO

Para quem decide empreender, o primeiro passo é entender se tem o perfil empreendedor ou não. Entrar num negócio com a expectativa muito alta pode trazer dessabores e prejuízos financeiros. Mantenha-se atento, faça uma análise de perfil adequada, testes psicológicos para determinar a sua real vocação empreendedora, converse com quem já atua no mercado para com isso se sentir mais segura. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Muitas vezes esses profissionais vão te ajudar a economizar e não entrar numa gelada.

PASSO SEGUINTE

Descubra que tipo de franquia está mais próxima do seu perfil. Estabeleça se você é conservador, moderado ou arrojado. Para entender as características de cada perfil perceba que:

Se for conservador deverá buscar franquias consolidadas, maturadas e com tempo de mercado. As franquias para o este perfil devem ser de baixo risco. Esse empreendedor é aquele que, ao investir, coloca a segurança em primeiro lugar e se propõe a assumir os menores riscos possíveis.

Se o seu estilo for moderado, deverá estar ciente que busca por investimentos que proporcionem segurança nos negócios, entretanto busca retornos acima da média, por isso, aceita assumir certos riscos e poderá fazer parte das pessoas que compram franquias que muitas vezes estão começando uma expansão de forma estruturada em regiões com alta capacidade de retenção de clientes.

Por fim, se for arrojado ou agressivo deverá buscar franquias novas ou franquias com alta rentabilidade confirmada de alto investimento. Normalmente pessoas com esse perfil tem maior conhecimento do mercado e assume correr altos riscos para conseguir grandes ganhos em suas operações. Muitas vezes são franqueados de outras marcas e se consolidam como multifranqueados  e contam com um objetivo muito bem definido e buscam tirar o melhor resultado daquele negócio que estão operando.

POR FIM

Defina o quanto está disposto a investir. Sonhar que as coisas vão dar certo ou que a solução cai do céu talvez seja o maior risco que você pode correr. Busque assessoria e estude de forma detalhada os dados da DRE e informações sobre a empresa. Verifique a capacidade de recurso que consegue levantar nos bancos, pergunte para a franqueadora em quantas vezes poderá parcelar a Taxa de Franquias, para estudar as melhores condições financeiras do negócio.

PARA ACERTAR NO ALVO NA COMPRA DA FRANQUIA

Como comprar uma franquia

Na prática a definição de como escolher uma franquia se resume a dados e informações. A análise correta e verificação dos planos futuros daquela franqueadora podem ser ferramentas importantes para a decisão na hora de empreender. Verificar a capacidade tecnológica ganhou uma força, no momento FRANQUIA 4.0. Conheça como tem usado a tecnologia e quais são os planos futuros. Lembre-se: quanto mais informações coletar, maiores serão as chances de fazer um bom negócio.

Não se aventure a fazer esse processo sozinho. Busque empresas e profissionais que vão te ajudar a encontrar o melhor caminho para te auxiliar a como comprar uma franquia. Abrir o seu negócio próprio, tem seus desafios, mas pode ser muito prazeroso. Para isso estude os riscos e as vantagens do negócio e analise os caminhos que terá que passar para transformar sua vida. É muito importante ter cautela para tomar a decisão certa na hora de investir o seu suado dinheiro. Pense nisto e aja com cautela e focado em que resultado espera alcançar.

=======================================================================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×