Home Brasil A realidade das startups no Nordeste

A realidade das startups no Nordeste

por Cleo Gomes
A realidade das startups no Nordeste

Quem nunca teve uma grande ideia? É assim que nasce uma startup. Trazem ideias para negócios e normalmente surgem da inquietação de pessoas que buscam solucionar as dores de uma sociedade, trazendo soluções inovadoras e alternativas satisfazer muitas vezes problemas comuns. Essa é a realidade das startups no nordeste e no Brasil.

O ambiente de startups nordestinas tem ganhado força através do perfil resiliente de pessoas que desejam mudanças. A grande vantagem deste modelo é que o resultado dos testes quando aplicados fortalecem a economia regional, diminuem a necessidade de transferências ou mudanças de endereços, gerando assim mais oportunidades de trabalho.

Alguma vez você parou para pensar na realidade das start ups que funcionam no nordeste? Então venha se surpreender com as novidades e as informações.

Afinal, qual é a definição de Startup?

Alguns estudiosos definem uma startup como sendo uma empresa no estágio inicial de seu ciclo, ou seja, ela passou de uma possível ideia de negócio para a fase de financiamentos e captação dos recursos necessários para lançar o projeto no mercado.

Já outros autores consideram que seja uma empresa, parceria ou organização temporária, projetada para desenvolver um negócio em condições de serem escalonáveis, normalmente são idealizações recentes e estão em busca de financiamento e desenvolvimento das pesquisas. Já o termo startup ficou mundialmente conhecido durante a bolha pontocom, quando muitas empresas deste segmento foram criadas.

Considerando que uma startup é a fase inicial de uma empresa, normalmente precisará de um investimento alto e nem sempre esse recurso vem dos idealizadores do projeto, é importante afirmar que uma das primeiras tarefas da startup é levantar uma quantia substancial de dinheiro para o desenvolvimento. Para fazer isso, eles precisam apresentar um argumento forte, se não um protótipo, que apoie sua afirmação de que sua ideia é realmente inovadora ou uma grande melhoria para algo no mercado.

Portanto, depois de conhecer um pouco sobre o conceito de startup e a importância na captação de recursos, veja logo abaixo um panorama do funcionamento das startups na região Nordeste e um ranking local, acompanhe:

Funcionamento e atuação das startups na região Nordeste

startup

Segundo a Abstartups, o Nordeste está sendo capaz de reter e segurar os principais processos tecnológicos oriundo das necessidades de uma startup, passando de exportadores de talentos para ambientes maduros e bem conectados. Com isso, a região passou a ter maiores cases de sucesso e aumento do volume no consumo de tecnologia. O que tem ficado evidente é que hoje em dia não é mais necessários transferir empresas para região Sudeste do país, já que diversos investidores estão com o olhar atento para essa região.

Essa realidade se tornou uma grande vitória para a região Nordeste, a possibilidade de fixar endereço na região e poder reter os grandes talentos que historicamente sempre foram exportados. podemos salientar que está existindo um grande volume de empresas sendo desenvolvidas na região, como é o caso do In loco e da Agenda Edu são casos de sucesso e se tornaram referência para outras tantas.

Para isso, abaixo segui um panorama geral da realidade das startups na região, casos de sucesso, um ranking de atuação e a realidade cada dia mais posicionada no mercado de negócios, abaixo segui as principais cidades do Nordeste e a sua realidade no seguimento, veja:

SALVADOR/BA

Salvador vem sendo uma cidade que está atraindo olhares na região, tornando sua realidade e casos de sucesso cada vez mais inspiradoras, como acontece com a JusBrasil, Sanar e SimplesVet, verdadeiros cases de sucesso da capital baiana.

O ambiente de negócios na cidade tem se tornado um diferencial no estado e demonstrado grande interesse e atração de olhares. As empresas criadas na cidade de Salvador, são normalmente tem a idade dos fundadores em média de entre 26 e 30 anos e 58,4% são do sexo masculino e 41,6% do sexo feminino e atuam em áreas bem diversificadas, entretanto, nos últimos anos tem ganhado força as soluções para a área da saúde e bem-estar com 17,3% no ranking geral, seguidos da área de finanças e desenvolvimento de software.

Interessante dizer que 37.9% utilizam das startups nordestinas utilizam o modelo SaaS (Software as a Service, é uma aplicação do avanço da tecnologia em um mundo no qual o acesso do serviço), seguidos de perto pelos Marketplaces. Outro ponto relevante é que apenas 47.4% ainda não foram incubadas, aceleradas ou pré-aceleradas, ou seja mais de 50% já passaram por um dessas etapas de crescimento assistidos.

FORTALEZA /CE

Em Fortaleza o perfil fundador das startups é bem diversificado e amplo, mas conta também com algumas histórias interessantes de sucesso e inovação. A realidade Cearense é de um perfil de atuação mais equilibrada na área de estudos com foco maior para as áreas de educação que conta com 26,8% e os projetos de saúde e bem-estar contam com uma parcela de 24.4% dos estudos de inovação e tecnologia em desenvolvimento.

Os negócios nos modelos SaaS e venda direta dominam a cidade com respectivamente 30,1% e 23,3% da atuação. No Ceará mais de 50% dos negócios já passaram em algum momento pelas fases de aceleração, pre-aceleração ou incubação. Mais de 20,5% dos negócios já receberam algum tipo de investimento, mesmo assim 56,2% ainda estão atuando sem faturamento, mas possuem grandes chances de crescimento. Pode nascer de uma dessas empresas as conhecidas UNICÓRNIOS da tecnologia.

SÃO LUIZ/MA

O perfil dos fundadores de São Luís do Maranhão é bem interessante o gênero de atuação é majoritariamente masculina  idade entre 26 e 30 anos, a área de atuação na maioria são voltadas para Educação, finanças e agronegócio com três modelos de negócios mais trabalhados, são eles: Taxa sobre transação, venda direta e SaaS, sendo que apenas 33,3% nunca passaram pelo processo de Incubação e aceleração.

JOÃO PESSOA/PB

A economia desse estado é voltada para as áreas da indústria, construção civil e administração pública, por isso, a grande maioria das startups atuam com desenvolvimento de E-commerce, energia e finanças. O modelo de negócio mais utilizado é o Clube de assinatura seguidos de SaaS e Marketplace, tendo o público alvo 45,5% B2B.

NATAL/RN

Tem uma tendência muito forte para o desenvolvimento, com alguns casos de sucesso como Fix it, Findme e não são as únicas. O estado tem algumas histórias de sucesso bem interessantes. O Produto Interno Bruto (PIB) de Natal é o maior do estado do Rio Grande do Norte e concentra sozinha, cerca de 40% de todo o PIB estadual, conforme os dados do IBGE. A principal fonte econômica está centrada no setor terciário, com seus diversos segmentos de comércio e prestação de serviços de várias áreas, como na educação e saúde. Em seguida, destaca-se o setor secundário, com complexos industriais de grande porte.

As área de atuação são amplas com o foco no E-commerce, na educação, na saúde e no agronegócio. Com isso, o modelo de negócio segue as linhas de SaaS, Marketplace, venda direta e clube de assinatura.47,4% já foram aceleradas e incubadas e um percentual de 10,5% já receberam algum tipo de investimento.

As demais cidades do Nordeste seguem uma linha similar de desenvolvimento e cases de sucesso que servem como inspirações para os novos projetos. As mudanças tem sido tão grandes que novidades estão surgindo e servem de exemplo para que os empreendedores sigam buscando algum tipo de investimento.

Uma característica que se repete em todos os estados está na quantidade de sócios. Em média as startups são desenvolvidas com um número ente 1 e 5 sócios e sofreram algum impacto no enfrentamento a covid-19 neste último ano. Esse talvez seja o aspecto mais importante na aquisição de clientes e vendas, o que tem afetado de forma dura o faturamento e em decorrência dos desafios encontrados no time de colaboradores.

Características fundamentais para o sucesso de startup

startup

O sucesso de uma startup é caracterizado por detalhes muitas vezes negligenciado pela maioria dos empresários, isso reflete no fracasso do empreendimento. Com isso, os dados coletados  pesquisas na maioria das vezes exaustivas, adequação no foco do produto até o engajamento de pessoas interessadas são pontos cruciais para o sucesso, logo abaixo listaremos algumas qualidades encontradas em empreendedores com ideias inovadoras e consequentemente se tornaram sucesso em seus respetivos campos de atuação.

Foco

Ao iniciar um empreendimento do zero, com apenas a ideia principal e uma equipe muito reduzida torna-se fácil e perigoso assumir muitos compromissos, desse modo, pode ocorrer a morte de ideias boas logo no início. No entanto, muitos dizem que a falta de dinheiro para tirar do papel os projetos é o motivo principal do fracasso. Contudo, pode ser considerada a falta de foco o motivo secundário.

A opinião importa

Não imposta de onde surge um feedback do produto, se é de investidores, clientes, mentores ou consultores. Esses retornos sempre são possíveis de extrair ideias de melhorias para seu produto ou serviço. Assim, os empresários mais experientes necessitam buscar e manter conexões e obter mais experiências através de seus mentores e consultores.

Melhores ambientes de trabalho para os colaboradores

uma cultura nada mais é do que um conjunto de crenças compartilhadas por uma comunidade. Portanto as startups de sucesso buscam ambientes cada vez mais tecnológicos e compartilhados, tornando-se longe dos formatos de escritórios formais. Dessa forma, trazem maiores confortos para seus colaboradores, como lazer, informalidade no vestuário, lanches e demais detalhes para estímulos de criatividade e conforto.

Pequenos testes

Não é porque você teve aquela ideia incrível que você vai atacar todo o mercado, não no início, esse tipo de ação pode mostrar para os possíveis investidores que você não fez uma definição mais precisa da categoria a ser trabalhada e consequentemente vai acarretar consequências graves com a concorrência, o ideal é iniciar pequeno para ter mais conhecimento e segurança do mercado que você quer atingir.

Apesar de não existir uma formula mágica para o sucesso de uma startup, a utilização das características mencionadas acima pode oferecer uma base sólida e garantirá benefícios futuros para a empresa.

Para finalizar, é fundamental entender e saber utilizar os recursos disponíveis para construir comunidades e saber o real interesse dos clientes em potencial. Dessa forma, as mais utilizadas normalmente são as redes sociais, fóruns de discussão e alguns aplicativos que pode te oferecer uma resposta esclarecedora sobre os diversos níveis da sua ideia. Com isso, é fundamental conhecer o que o seu mercado e potenciais clientes estão valorizando e favorecer um diálogo sobre os respectivos valores.

Onde encontrar apoio financeiro para startups do Nordeste?

startup

Algumas empresas em seus anos iniciais normalmente necessita de um empurrão, um auxilio financeiro. Para isso, algumas alternativas foram surgindo ao longo dos anos, até mesmo os bancos tradicionais desenvolveram novos serviços para auxiliarem os negócios em fases iniciais, porém as cobranças e burocracias continuaram as mesma, como acesso muito complexo e muitos entraves burocrático.

Pensando nas startups da região nordestina, ainda contam com aquele velho preconceito de clientes e eventuais parceiros, sendo as principais dúvidas, aliadas a credibilidade, porém essa realidade está ficando cada vez mas longe, já que a cada ano que passa novas startups são desenvolvidas e entram no mercado com propostas promissoras.

logo abaixo, conheça alguns modelos para encontrar recursos financeiros para começar e ainda não sabe quais portas devem bater. Lembre-se de que não será uma tarefa fácil ter acesso a esse dinheiro, mas com uma boa ideia e um projeto bem estruturado as suas chances aumentam.  Prepare uma metodologia ágil para chegar de forma profissional ao seu futuro investidor.

Financiamento Coletivo

Está começando a ganhar espaço no Brasil, o principal objetivo é contribuir para outros poderem viabilizar a sua ideia. Dessa forma, é interessante salientar que qualquer pessoa pode contribuir nesse tipo de financiamento, esse método é muito utilizado por artistas, ativistas sociais, estudantes, empreendedores, está em constante crescimento essa modalidade, já que fora do Brasil essa prática já é conhecida e bastante utilizada.

Investidor Anjo

Os anjos, como são chamados os empreendedores que investem recursos nas startups em troca de obter participação nos negócios. Os investidores buscam o desenvolvimento da empresa já que é de seu interesse, por isso, além de fornecer recurso, os anjos ainda oferecem uma excelente contribuição para o desenvolvimento do modelo de negócio.

Incubadoras

São organizações desenvolvidas para auxiliar nos primeiros passos dos negócios. Dessa forma, as incubadoras procuram oferecer o ambiente necessário para o amadurecimento do produto e dos empreendedores. No entanto, é necessário compreender a relevâncias das incubadoras, já que elas servem como impulsionadores de ideias e aumentam significativamente as chances de sucesso, contribuído com orientações e aperfeiçoamentos, o período de incubação de uma empresa é de no máximo três anos, comumente oferecidos por universidades e outras entidades.

Aceleradoras

Atua de forma similar que as incubadoras porém elas possuem fins lucrativos e possui recursos para auxiliar o empreendedor a implantar a sua ideia no mercado. Além de tudo, visa contribuir com o negócio de maneira escalável durante três a oito meses. As aceleradoras tem a função de proporcionar conhecimento necessário para que o empreendimento comece a ter um retorno financeiro, alavancando o plano de negócio, as maioria das aceleradoras são formadas por empreendedores e investidores.

O erro pode ser um grande impulsionador de boas coisas. As universidades são lugares excelentes para buscar conhecimento e meios de desenvolvimento de projetos através das incubadoras. Por isso, antes de buscar o melhor jeito para viabilizar os projetos é necessário ter um modelo de negócio bem estruturado e muitos estudos para garantir a viabilidade, porque se não existir algo estruturado, possivelmente existirá dificuldades para a implementação da ideia.

=======================================================================================================

Gostou das informações que encontrou aqui? A gente conta com você para chegar a mais pessoas. Compartilhe em suas redes sociais, divulgue o link das matérias que gostou e pesquise mais no nosso portal. Tem muita coisa interessante que pode te ajudar a formar uma opinião. Juntos vamos levar mais conteúdo, conhecimento e informação de qualidade. e com isso fortalecer o mercado de pequenos e micro empresários. Aproveite e acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×