Home Educação Métodos Ágeis – Lean Inception

Métodos Ágeis – Lean Inception

por Rodrigo Campelo
Lean Inception para escolher franquias?

Sempre tive comigo que montar uma empresa, era preciso definir equipe, definir local e depois definir o produto. O resultado disso tudo era como um BIG BANG. Uma explosão que criaria algo novo.

Você sabe o que é um Big Bang, né?

É a teoria de criação do universo. Aconteceu uma vez e pronto. O Lean Inception é um método ágil jeito diferente de começar um negócio definindo muito bem o produto. O Lean se baseia em 3 pilares: Construir, medir e aprender. 

No passado, montar uma empresa com capacidade de trazer produtos inovadores era para os grandes. Sempre havia essa sensação no ar. Era preciso criar, planejar, investir dinheiro e só no final você descobria se ia dar certo. Pesquisas e testes assertivos era para os grandes.

Eu comparo esse momento com a criação do universo, depois do Big Bang, aparentemente não houve grandes explosões, mas cuidado, pensar assim pode te levar a cometer um grande equívoco, uma vez que a ciência já confirmou que todos os dias ocorrem novas  explosões para a expansão do universo.

O fato é que muitas vezes esses acontecimentos nem são tão percebidos ou divulgados. Acontecem muito longe e só conhecemos os resultados muito tempo depois.

Assim é o mundo de negócios. Muitas empresas, muitos produtos são criados e reformulados todos os dias, de tantas maneiras diferentes que nem tomamos conhecimento. Tudo parece acontecer num local muito distante.

Como fazer diferente?

Tomar uma decisão sobre se tornar empreendedor é sempre algo complexo. Envolve além de sensação confusa de incertezas, medos e receios, a pessoa com o desejo de empreender carrega uma vontade acima da média de fazer algo diferente, inovador e que traga realizações pessoais.

A evolução e o conhecimento definiu algumas metodologias ágeis que tem como propósito mudar a maneira de criar produtos e tem trazido grandes contribuições para o ambiente de negócios. Essa metodologia tem ajudado muitos empresas a nascer primeiro com seus produtos planejados de forma mais simples.

O processo chama-se LEAN INCEPTION. Numa tradução literal é o início enxuto.

Vamos começar com o conceito: uma Lean Inception é um workshop coletivo que tem como objetivo alinhar o entendimento das áreas de negócio e técnicas sobre um produto em seus aspectos mais fundamentais.

Existem  diferenças importantes entre o conceito de Inception e o de Lean Inception.

O Inception tem como objetivo planejar um release bem detalhado do produto, já o Lean Inception tem como objetivo planejar o MVP – Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável), ou seja a versão simplificada de um produto final.

O conceito de Métodos Ágeis tem sido amplamente divulgado pelo Paulo Caroli que atua a mais de vinte anos em desenvolvimento de software, trabalhou em diversas corporações no Brasil, Índia, EUA e América Latina.

No setor de franquias não é diferente. Aprender com metodologias atuais pode ser um avanço na hora de tomar decisões. Lembre-se que além de conhecer bem o produtos, deve conhecer a franqueadora e conversar com franqueados e o mais importante disso tudo: definir o segmento que tem aderência ao seu perfil, ao seu jeito.

Passo a Passo para construir o Lean Inception

Antes de dar qualquer passo é preciso perceber se você tem o perfil empreendedor ou não. Não comece algo baseado apenas no que pensa, provavelmente estará carregada com muita emoção. É preciso ter calma. Tomar decisões com uma grande carga emocional é o primeiro ponto para dar errado.

Para começar o seu início enxuto é preciso seguir algumas regras importantes. Saiba que é importante se reunir com pessoas com capacidades diferentes para desenhar o projeto. Vamos entender como fazer isso?

Ao invés de começar a pensar como será a empresa, vamos pensar como será nosso produto. Vamos descobrir quais são as diferenças que ele trará para o cliente final.

  1. Escreva a visão do produto – o que o produto vai fazer ou entregar? O sapato para mulheres elegantes a preço acessível, comida congelada, lavar o carro onde o cliente estiver.
  2. O que o produto faz? O que ele não faz? O que ele é e o que ele não é? – Por exemplo: o produto conecta pessoas com interesse em compra de aquários. Ele é um aplicativo? Ele é ou não é uma rede social? Ele não participa da venda. Assim facilita o entendimento do que será construído.
  3. Descubra quais são as pessoas que vão usar o produto. Montar a PERSONA. Para isso tenha riqueza de detalhes. Dê nome a essa pessoa, o que gosta de fazer, onde mora, qual o estilo de vida dela, mora com quem, quais são seus hobbies, qual a rotina dela durante o dia. Crie um personagem para o seu produto. Fica mais fácil entender e se aproximar do cliente final.
  4. Toró de palpite – Também conhecido como BrainStorm, tenha pensamentos sobre as funcionalidades e diferenciais do seu produto. Seja bem específico, quanto mais detalhado mais simples será aproximar de seu cliente.
  5. Crie a jornada de compra do seu cliente – Demonstre claramente quais serão os pontos de contato que terá com sua empresa e com o seu produto. O cliente vai comprar pelo telefone, pelo site, como e onde seu produto será encontrado?

A principal vantagem da aplicação da técnica de Lean Inception é a diminuição do tempo para criação de produtos sejam eles digitais ou não. Além disso a proximidade de seu cliente pode ajudar a tomar decisões mais assertivas.

Lean Inception serve com franquias?

Essa metodologia tem sido utilizada e amplamente divulgada no meio de tecnologia, por ser algo fundamental para empresas do segmento que precisam ter respostas rápidas para se manterem competitivas no mercado. Entretanto, pode e deve ser empregada para escolher franquias quando for fazer seu investimento.

Definindo melhor o propósito do produto, fica mais fácil conhecer o perfil do cliente final e com isso superar algumas dificuldades. Conhecimento é fundamental para errar menos. Assim use e abuse de diversas metodologias e aproveite o máximo do conceito do Lean Inception para escolher franquias. 

Não tenha vergonha de pedir ajuda e buscar consultores para ajudar a encontrar caminhos que estejam alinhados com o seu propósito e com o tamanho do seu investimento.

========================================================

Acompanhe o portal Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×