Home Empreendedorismo Para frente e avante

Para frente e avante

O setor de franquias mostra que segue crescendo e não tem medo deste avanço

por Rodrigo Campelo
0 comentário
Para frente e avante

Para frente a avante. Parece que o personagem em quadrinhos está aqui conversando com você, mas é o resultado do franchising em 2023 que está deste jeito. O setor de franquias no Brasil mostra uma forte recuperação e crescimento em 2023, superando as dificuldades enfrentadas em anos anteriores e já apresenta as expectativas e projeções para o mercado.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor no ano passado foi de R$ 240,6 bilhões, um aumento de 13,8% em relação a 2022 e de 28,9% em relação a 2019 (período pré-pandemia).

O desempenho positivo do setor foi impulsionado pelo forte resultado no quarto trimestre de 2023, no qual o faturamento foi de R$ 72,9 bilhões, um crescimento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2022. Esse resultado foi influenciado pela melhora do cenário macroeconômico, pelo avanço da conscientização da saúde população, pelo aumento do consumo, pela retomada do turismo e dos eventos, e pela adaptação e inovação das franquias que investiram na digitalização, na omnicanalidade e em novos formatos de negócio. São as apostas e inovações que tem levado o franchising cada vez mais alto.

Outros indicadores que demonstram o avanço das franquias no país são o número de operações, que atingiu 195.862, um crescimento de 6,2% em relação a 2022. O número de redes, que chegou a 3.311, um aumento de 7,6% em relação ao ano anterior e o número de empregos diretos, que totalizou 1.701.726, uma expansão de 7,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Todos esses números são recordes na história do franchising brasileiro.

banner

E agora, José… Que caminho devemos seguir?

Não já dúvida que o caminho a seguir de agora em diante. Em relação ao mercado de franquias neste ano, as projeções da ABF indicam um crescimento de 10% no faturamento, um aumento de 5,5% nas operações e redes, além de uma alta de 5,5% no número de empregos diretos.

A pesquisa da ABF revela ainda que todos os 11 segmentos do franchising apresentaram crescimento acima de 9% em 2023, sendo os que mais se destacaram: Alimentação (18,3%), Turismo e Hotelaria (17,9%), Entretenimento e Lazer (17,8%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,9%) e Serviços Educacionais (15,5%).

As tendências para o setor de franquias em 2024 são a continuidade da digitalização, da omnicanalidade e da adoção de novos formatos, como as microfranquias, as franquias home based, as franquias delivery, as franquias digitais, entre outras.

Além disso, espera-se que as franquias invistam em sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade, inclusão, propósito e experiência do cliente, como forma de se diferenciar e se conectar com o público. Para o coordenador de especialização em Gestão de Franquias da PUC Minas, Rodrigo Campelo “É um excelente momento para o franchising se posicionar e mostrar diferenças e destacar em relação ao mercado tradicional”. O setor de franquias no Brasil é um dos mais importantes, dinâmicos e ágeis da economia, e tem mostrado sua capacidade de se adaptar, e de se reinventar ao se desenvolver diante dos mais diferentes desafios e das oportunidades que tem sido criadas pelo mercado. “Por isso, as franquias são uma ótima opção para quem quer empreender, investir ou trabalhar em um negócio de sucesso“, ressalta Campelo.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe e indique para leitura. Criamos um portal para trazer muitas informações importantes e te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Não se esqueça. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.

 

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais