Home Franquia Osklen pode ser vendida para o Grupo Dass

Osklen pode ser vendida para o Grupo Dass

por Rodrigo Campelo

Essa semana está bem movimentada no mundo dos negócios varejistas. A Osklen pode ser vendida para o Grupo Dass uma empresa industrial pouco conhecida, mas que produz calçados e vestuário para marcas como Nike, Adidas e Under Armor, e tem o licenciamento da Umbro, marca inglesa, no Brasil, Argentina e Paraguai e da italiana Fila no Brasil e América Latina.

O grupo fez uma proposta para adquirir 60% da Osklen, marca de calçados e roupas que pertence à Alpargatas. A proposta foi divulgada em fato relevante da companhia de capital aberto. E, segundo o documento, é composta por uma parte fixa de R$ 300 milhões, a ser paga em três parcelas, além de uma parte variável no valor de até R$ 100 milhões, condicionada ao atingimento de determinadas metas durante os exercícios de 2022 e 2023.

O pagamento seria feito em até quatro anos do recebimento da proposta, com a devida correção monetária, na proporção da participação da companhia.

O conselho de administração da Alpargatas, reuniu na última segunda-feira e aprovou carta oferta , entretanto acrescentou que a conclusão da operação “está condicionada à negociação satisfatória para as partes envolvida dos termos dos contratos definitivos e outras condições usuais para operações dessa natureza, incluindo a realização de auditoria”.

A Osklen

Osklen pode ser vendida para o Grupo DassA marca foi criada por Oskar Metsavaht, e tem uma origem inusitada. Ela remonta a uma expedição que o designer, então médico ortopedista, participou nos anos 1980. Oskar foi convidado a acompanhar alpinistas em uma viagem ao monte Aconcágua, o pico mais alto da América do Sul.

Enquanto arrumava as malas, ele percebeu que no Brasil não havia roupas adequadas para aquele frio extremo. E viu aí uma oportunidade. Começou, então, a pesquisar e desenvolver um novo tecido impermeável, ideal para praticantes de esportes de inverno. O material, batizado de Storm Tech System, tornou-se popular após a expedição. Mas a ideia de abrir uma loja só apareceu depois que Oskar foi a Paris fazer um curso de especialização em Traumatologia do Esporte e ouviu essa sugestão de designers e alpinistas franceses.

O que parecia uma loucura se tornou realidade. Em 1989, ele abriu a primeira loja em Búzios para vender roupas de inverno. A conclusão? Os mesmos turistas que frequentavam a cidade praiana também visitavam países com clima frio. Aquele era o primeiro capítulo de uma história que combina tendência e tecnologia, com a alma brasileira.

 Osklen administra 53 lojas próprias e 22 franquias no Brasil, além de lojas em Nova York, Miami, Tóquio, Mykonos e Punta del Este e o e-commerce da empresa. Em 2012 30% da empresa foi vendida para a Alpargatas por 67,5 milhões de reais. Oskar que é o fundador da empresa continua na empresa como diretor de criação.

O que pode acontecer

A venda da Osklen pela Alpargatas, se concretizada, é um sinal de que a Alpargatas pretende concentrar o foco na sua popular sandálias e na extensão da marca para outros produtos. Por outro lado, a aquisição da marca pelo Grupo Dass, demonstra que não quer viver no mercado varejista de forma anônima. Com a aquisição da marca, o Grupo Dass se posicionará como a Osklen como uma marca de produtos de alta qualidade e estilo único, mantendo o engajamento de seu público-alvo A e B e mantendo o diferencial de preços mais elevados em relação aos seus concorrentes diretos.

Osklen pode ser vendida para o Grupo DassGostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais.

A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×