No próximo sábado, acontecerá em Belo Horizonte o PÓS IFA. A IFA, é a maior associação de franquias do mundo e anualmente se encontram para discutir melhorias para o segmento. Menos tendências mais atitude.
Mais de 4.000 pessoas, assistiram em 3 dias 100 palestras sobre diversos temas e discutiram os rumos da franquia americana. Para nós brasileiros, ter o olho no mercado americano, apontam sinais para o que poderemos encontrar no futuro do segmento.
Os Estados Unidos estão a frente no universo das franquias, atualmente contam com mais de 800 mil unidades franqueadas, enquanto por aqui temos um universo de 140 mil unidades franqueadas.
A título de conhecimento, aqui temos uma média 50 lojas por marca, enquanto por lá a média sobe para 260 lojas por marca franqueada.
A CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO AMERICANO
Em 2007 62% eram lojas franqueadas, das 200 maiores marcas, uma década depois, o número de lojas franqueadas dentro das maiores marcas subiu para 91%. Esses números demonstram que o mercado é consolidado e aderente ao varejo.
Tenho certeza de que a frase “cada macaco no seu galho” fica mais transparente quando observamos os resultados do mercado de franquias americano. O crescimento do mercado de franquias lá foi de 4,6% no ano passado.
E as marcas líderes estão no segmento de alimentação. O número 1 continua sendo o Mc Donald´s, seguido pela 7 Eleven, Burguer King e Subway.
MENOS TENDENCIAS E MAIS ATITUDES
Menos tendencias e mais atitude, esse foi o conceito que marcou a convenção internacional de franchising que aconteceu em Las Vegas no ano de 2019. Foram discutidas a diminuição de tendencias e ampliações de atitudes.
A IFA, foi marcada por evidenciar grandes insinuações do mercado de franquia, mas outros pontos também chamaram muito a atenção, como o aspecto jurídico e estratégico que podem ditar o modo como os franqueadores brasileiros vão chegar com o seus franqueados, independente do porte.
A Loja da Franquia traz a Belo Horizonte a oportunidade de entender e saber tudo o que aconteceu na feira. No próximo dia 8 de junho acontecerá o Pós IFA 2019.
O BERÇO DA FRANCHISE
Desfrutar da experiência da IFA é ver de perto o que tem de mais atual no mundo Franchising e viver o que acontece de mais atual no mercado. Conseguir mensurar o porque, e onde as franquias surgiram.
Sendo assim não é coincidência o Brasil importar o modelo americano baseado em seu mercado. Com base no modelo americano, é natural que o Brasil contou com uma grande delegação organizada pela ABF. É importante fragmentar o contexto de franquias nos Estados Unidos.
É um mercado com alto poder de consumo e que tem alguns ramos que se destacam de maneira natural na procura por franquias. Como por exemplo: Alimentação, saúde e beleza, educação, entretenimento, lazer e pet. A 200 maiores franquias americanas cresceram algo aproximado de 5% em relação ao ano passado.
DIA DIA DA IFA
O primeiro momento de um consumidor da convenção é se impressionar com o tamanho e complexidades dos números. A quantidade de informações simultâneas oferecidas durante um dia de convenção, requer uma criação de um planejamento. Acontecem varias palestras simultâneas, deixando bem a vontade o self-service de informações. Existe um momento onde todos se concentram em um só ambiente para assistir a palestra do dia.
MENOS TENDÊNCIAS E MAIS ATITUDE
A vontade de prosperar e empreender pede um capricho jurídico bem embasados por advogados que sejam especializados no assunto. O conceito de menos tendencia e mais atitude se aplica em todos os planos. As informações são expostas de maneira muito clara e objetiva, deixando bem transparente os pontos e clausulas importantes do contrato.
As praticas brasileiras em muitos casos vão na contramão dessa transparências. Uma temática muito curiosa e que é debatida na convenção é o fenômeno do joint employment. Traduzindo para um português bem claro é a vinculação da relação trabalhista entre o funcionário da franquia e o franqueado
Uma pratica que preencheria bem com o “jeito brasileiro” mas que tem como origem o EUA. A convenção da IFA pode direcionar melhor os brasileiros e suas relações, essa transparência é fundamental em um processo de expansão .
MARKETING DIGITAL
Como a convenção tem o objetivo menos tendencias e mais atitude, vários pontos do marketing digital foram discutidos de maneira mais enérgica. Uma vez que é um assunto que esta em alta e de alta relevância para os negócios. Um fato marcante no conhecimento através do marketing digital é a busca dos consumidores por conveniência.
São milhares de exemplos que ilustram essa busca pela conveniência, como por exemplo: O McDonalds, a franquia passou a trabalhar com serviços de entrega, entendendo a mudança do mercado. Pois apesar da ampla supremacia do Mc Donalds alguns clientes optavam por um outro estabelecimento de qualidade inferior para não precisar sair de casa para comer. Todos esses pontos são debatidos deixando bem evidente que a busca do IFA é por menos tendencias e mais atitudes.
A comodidade esta tão latente, que algumas lojas já operam com o serviço de self-checkouts. Dando a opção do consumidor de pagar por suas compras sem precisar enfrentar as filas do caixa.
REVIEWS
As maiores franquias não conseguem fugir do ônus de perder a padronização e o controle sobre o seu serviço. O Google premia as franquias que tem uma boa avaliação em seus reviews e uma proximidade e interação com seus clientes. Como a intenção da IFA é ser menos tendência e mais atitude, dentro desse assunto veio a problemática das avaliações das empresas.
Denominada como “perigo do 3” basicamente consiste na avaliação geral da empresa e relacionamento. 1 ou 2 estrelas é o feedback que tem algo que precisa ser reparado em seus serviços. Já o 4 e 5 é sinal de que tudo esta indo bem, que o caminho seguido é o caminho desejável. O “perigo do 3” é avaliação mediana, aquela que dificilmente o consumidor colocara a sua empresa no radar em uma futura compra e também não vai dizer o porque. Como se estabelecesse uma relação de indiferença com a empresa.
PREPARE-SE PARA 2020
A IFA já tem data marcada para acontecer em 2020. E um objetivo: ser menos futurista e focar no que acontece de verdade no mercado varejista. Pode anotar na sua agenda, a próxima convenção acontecerá de 11 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2020.
Em Belo Horizonte participe do Pós IFA. O evento acontecerá no dia 8 de junho de 2019 às 9:30. As vendas dos ingressos são pelo Sympla. Participe e tenha conhecimento em primeira mão.