Acompanhando de perto os principais movimentos do setor, o Grupo Gala, detentor da marca Pais & Filhos Brinquedos, tem apostado em inovação, sustentabilidade e inclusão para se destacar em um mercado desafiador e em constante transformação. À frente da área de Marketing e Produto, Tamara Campos tem observado de perto as principais tendências globais e compartilha sua visão sobre os rumos do setor.
“Nas feiras internacionais como Chinatoy, Canton Fair, Spielwarenmesse e Expo Licensing, temos visto o crescimento de categorias como os brinquedos para kidults, adultos que compram brinquedos por nostalgia, alívio de estresse ou decoração. Art toys, blind boxes, Squishmallows e Funko estão cada vez mais populares”, aponta Tamara.
Além do apelo nostálgico, a combinação entre tecnologia e sustentabilidade tem guiado o desenvolvimento de produtos inovadores. “A integração de materiais eco-friendly com tecnologias como realidade aumentada e virtual está ganhando força, assim como brinquedos que promovem inclusão, diversidade e desenvolvimento socioemocional. Esses itens têm conquistado um público diverso e cada vez mais consciente”, completa a executiva.
Apesar dos obstáculos econômicos enfrentados pela indústria de brinquedos no Brasil — como a alta carga tributária, instabilidade nos custos de matéria-prima e escassez de mão de obra qualificada —, Tamara acredita no potencial de crescimento do setor. “A média de brinquedos por criança no Brasil é uma das mais baixas do mundo, o que demonstra que ainda há muito espaço para crescer. As famílias estão mais conscientes e buscam produtos que unam diversão e educação. O Grupo Gala tem investido fortemente nisso”, afirma.
Mudança de comportamento
A pandemia provocou transformações profundas no comportamento de consumo das famílias. Tamara observa que pais e filhos passaram a valorizar mais o tempo juntos e a importância das brincadeiras off-line. “As famílias estão redescobrindo o valor da convivência e da ludicidade. Os brinquedos precisaram se tornar mais experienciais, ao passo que as crianças, especialmente aquelas nascidas durante a pandemia, estão mais abertas a jogos tradicionais que favorecem a socialização. Isso tem impactado diretamente o desenvolvimento dos nossos produtos, que precisam ir além da função de entreter — eles devem ensinar, conectar e incluir.”
Entre as categorias em ascensão, os brinquedos educativos e os jogos se destacam. “Os pais estão mais seletivos e querem brinquedos com propósito. Existe uma valorização crescente por itens que desenvolvam habilidades cognitivas, emocionais e sociais, além de serem sustentáveis e acessíveis”, analisa Tamara. Ela destaca ainda quatro frentes que vêm ganhando protagonismo: brinquedos sustentáveis e eco-friendly, produtos que promovem inclusão e diversidade, brinquedos com integração tecnológica e itens que unem diversão e aprendizado.
Com um portfólio cada vez mais voltado à representatividade, o Grupo Gala aposta na inclusão como um pilar estratégico. “Estamos desenvolvendo brinquedos acessíveis para todas as crianças, com diferentes habilidades e realidades. Contamos com uma linha testada e aprovada por profissionais especializados no atendimento a crianças com neurodivergências, em parceria com o Instituto Jô Clemente, que também recebe parte da renda obtida com a venda desses produtos”, revela Tamara.
Embora a tecnologia seja uma aliada no universo do brincar, Tamara destaca a importância do equilíbrio. “Determinadas habilidades só podem ser desenvolvidas com produtos físicos, como motricidade fina e percepção espacial. Por isso, é essencial equilibrar experiências digitais com momentos de brincadeira lúdica, mais espontânea.”
As licenças continuam sendo um motor importante para a indústria. “Os personagens licenciados facilitam a conexão emocional com o produto. Quando a criança vê um personagem querido, o apelo é imediato. No caso da Pais & Filhos, a parceria com o SBT tem gerado ótimos resultados, adaptando jogos dos programas de auditório para o ambiente familiar”, conta Tamara.
Para o segundo semestre de 2025, o Grupo Gala prepara uma série de lançamentos voltados às principais datas do varejo, como o Dia das Crianças e o Natal. Entre as novidades, estão mais de 10 novos jogos, incluindo uma linha de quatro jogos de viagem e um inovador jogo de tabuleiro na vertical. Na linha de quebra-cabeças, a empresa aposta em um modelo inédito no Brasil: uma única imagem com níveis variados de dificuldade, formatos e tamanhos de peças diferentes — ideal para desenvolver raciocínio lógico, motricidade e concentração.
“Nossos lançamentos refletem esse novo momento do brincar: mais consciente, mais inclusivo e mais conectado com o que as famílias realmente valorizam”, conclui Tamara Campos.
Saiba mais!
Se você curtiu este conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares e ajude-os a tomar decisões mais informadas ao empreender. Criamos um portal recheado de informações valiosas para te apoiar nesse caminho. Não deixe de nos seguir nas redes sociais: estamos no Instagram, no LinkedIn e no Spotify, onde você pode curtir a nossa Playlist do Empreendedor. Compartilhe e acompanhe a Negócio e Franquia!