Home Empreendedorismo Como descobrir se uma franquia é confiável

Como descobrir se uma franquia é confiável

por Rodrigo Campelo
0 comentário
Como descobrir se uma franquia é confiável

Como descobrir se uma franquia é confiável? Primeiro ponto é preciso entender o que é uma franquia. Uma explicação bem simples poderia dizer que uma franquia é um tipo de negócio em que uma pessoa ou empresa (franqueador) concede a outra (franqueado) o direito de usar sua marca, produtos ou serviços em troca de uma taxa inicial e royalties periódicos.

É uma forma de expandir um modelo de negócio já testado e aprovado no mercado, aproveitando a credibilidade e o apoio da franqueadora.

Mas como saber se uma franquia é confiável?

Existem alguns critérios que você pode usar para avaliar a qualidade e a viabilidade de uma franquia antes de investir.

Reputação da marca:

Você deve verificar se a marca que você quer abrir é conhecida, respeitada e admirada pelo público-alvo. Você pode pesquisar na internet, nas redes sociais, nos sites especializados em franquias e nas opiniões dos consumidores sobre a marca. Você também pode conversar com pessoas que já são clientes ou franqueados da marca e pedir feedbacks sobre o atendimento, os produtos ou serviços, as vantagens e desvantagens etc.

banner

Suporte da franqueadora:

Você deve verificar se a franqueadora oferece todo o suporte necessário para o sucesso do seu negócio. Isso inclui treinamento, consultoria, assistência técnica, marketing, publicidade, materiais promocionais etc. Você também deve verificar se há um canal de comunicação eficiente entre você e a franqueadora para tirar dúvidas, resolver problemas e receber orientações.

Rentabilidade do negócio:

Você deve verificar se o negócio tem potencial para gerar lucro no longo prazo. Para isso, você deve analisar os custos fixos e variáveis do negócio, as receitas esperadas com as vendas dos produtos ou serviços, o fluxo de caixa projetado para os próximos anos etc. Você também deve verificar se há margem de lucro suficiente para cobrir os royalties pagos à franqueadora.

Viabilidade econômica:

Você deve verificar se o investimento inicial para abrir uma franquia é compatível com a sua capacidade financeira. Para isso, você deve calcular o valor da taxa inicial (capitais fixos), do valor mensal (capitais variáveis) por ano (royalties) e dos outros custos envolvidos na abertura do negócio. Você também deve verificar se há retorno financeiro esperado com o investimento realizado.

Repasse de Franquias

Se algum dia decidir sair do negócio quais são os planos da franqueadora para minimizar o impacto do dinheiro investido. Qual o procedimento? O que posso fazer e como são as regras para agir? Entender a forma de uma repasse pode ajudá-lo a se planejar e não ter expectativas muito altas. No inconsciente popular o repasse somente acontece quando a empresa não dá lucro, mas isso não é verdade. Pode acontecer por diversos fatores como doença, mudança de cidade, mudança de planos de vida, falta de sucessor entre outras.

Esses são alguns dos critérios que você pode usar para saber se uma franquia é confiável. Mas lembre-se: cada caso é um caso e cada marca tem suas características próprias. Por isso, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre a marca que você quer abrir e compará-la com outras opções disponíveis no mercado.

Espero ter te ajudado com essa informação útil sobre como saber se uma franquia é confiável. Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre algum assunto relacionado pesquise no portal da Negócio e Franquia ou em nossas redes sociais. Não tenha vergonha é só perguntar.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe e indique para leitura. Criamos um portal para trazer muitas informações importantes e te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Não se esqueça. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Newsletter

Assine nossa newsletter para novos conteúdos especializados. Mantenha-se atualizado.

©2023 Negócio e Franquia. Todos os Direitos Reservados. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais