Home Educação Como a sazonalidade interfere no negócio

Como a sazonalidade interfere no negócio

por Rodrigo Campelo
Como a sazonalidade interfere no negócio

A sazonalidade refere-se a um ciclo repetitivo em determinados períodos do ano. Por isso, quando aplicado ao varejo este conceito geralmente se refere a flutuação da demanda. É preciso entender como a sazonalidade interfere no negócio.

Com os dados levantados por essa ferramenta, decisões podem ser tomadas de acordo com o segmento de atuação no varejo. Os resultados facilitam escolhas coleções, de seleção de produtos, modelos baseado em diversos fatores externos.

As informações determinam os períodos de alta e baixa nas vendas para que seja feito um planejamento financeiro. Alguma vez você já tomou decisões tendo como referência os dados sazonais?

Ferramentas de Gestão

Além da análise sazonal, existem diversas ferramentas são importantes para assessorar a operação. Entre elas citamos cliente oculto, funil de vendas, gestão corporativa, são tantos nomes e ferramentas que tem uma função clara: auxiliar a tomada de decisão do empreendedor.

Como a sazonalidade interfere no negócio

O que é a Sazonalidade de verdade?

Quando a gente tem uma ideia ela sempre parece ser a melhor coisa do mundo. Tudo parece estar perfeito, até que surge uma tal de sazonalidade e atrapalha tudo. Ninguém nunca tinha falado comigo que isso existia. Que bicho é esse?

sazonalidade no varejo nada mais é do que as altas e baixas vendas que o mercado passa. Por se tratar de um ambiente dinâmico e influenciado por diversas variáveis, controláveis ou não, ele acaba seguindo uma constante não linear. Resumindo, as vendas flutuam de acordo com um determinado período.

O resultado desse estudo define algumas situações importantes. No frio é mais difícil vender sorvete, assim como no verão é mais difícil vender caldos e sopas. Todo mundo sabe, mas tem momentos que isso passa meio despercebido, pela oportunidade do momento.

Só para você entender a sazonalidade é qualquer variação que possa influenciar na venda dos produtos pela sua empresa. Por isso, uma escolha precisa ser feita cuidadosamente, deve ser analisado e avaliado as possíveis mudanças que podem acontecer com os produtos que pretende vender.

  • Quem não se lembra do sorvete Yogo???
    Como a sazonalidade interfere no negócio

    O setor de alimentação sofre mais com a sazonalidade

  • Ou das paletas mexicanas????
  • OU dos cones de comida japonesa?????
  • E dos cones de batatas??????

Aparentemente o setor de alimentação tem mais chances de criar algo novo e cair na moda a jato, mas também sofre com o desinteresse, por isso, é preciso ficar atentos ao alto risco de sazonalidades do negócio.

Um segmento com grande sazonalidade não pode pagar alugueis altos, uma vez que a chance de queda é maior. É melhor ter um aluguel baixo e negociar um percentual sobre as vendas, assim manter ponto de equilíbrio da sua empresa protegido.

========================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

1 comment

Franquia: Projeto de Risco ou não? - Negócio e Franquia 10 de março de 2020 - 11:10

[…] as sazonalidades do segmento. Prepare-se como se estivesse indo para a Batalha da sua vida. Até por que o dinheiro que […]

Resposta
Contratos de Locação em tempos de Pandemia - Negócio e Franquia 20 de abril de 2020 - 17:29

[…] contrato de locação é parte significativa dos custos da maioria das empresas, o que afeta inúmeras franquias. O valor […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×