Home Educação Quanto tempo leva para escolher uma franquia?

Quanto tempo leva para escolher uma franquia?

por Rodrigo Campelo
Quanto tempo leva para escolher uma franquia?

Se perguntasse a meu professor na faculdade quanto tempo leva para escolher uma franquia a resposta dele seria um sonoro: DEPENDE 

Depende de quanto tem de dinheiro para fazer esse investimento, depende da sua pressa, depende do seu objetivo. Depende de tantas variáveis que seria arriscado estabelecer um prazo mínimo ou máximo para a tomada de decisão. No entanto, calcula-se que em média uma boa decisão de investimento deverá ser tomada no mesmo prazo de uma gestação.

Quanto tempo leva para escolher uma franquia?

Tornar-se um franqueado em qualquer segmento é necessário seguir algumas regras para escolher bem o investimento. Importante dizer também que é importante entender a sua disposição para trabalhar. Achar que vai montar uma franquia e ela trará resultados por si só é uma ilusão, e no mundo dos negócios não existe mágica.

Quando se decide ser franqueado é importante estabelecer regras:

Conhecer o sistema de franquia: 

É um contrato de adesão sem muitas oportunidades e espaço para negociações e concessões

Análise de Perfil: 

Não adianta crer que o simples fato de gostar de cozinhar signifique que esteja pronto para se tornar um franqueado do segmento de alimentação. O Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) é fundamental para definir o perfil de negócio e estabelecer se você está apto a entrar num negócio sendo empreendedor. É preciso saber diferenciar o prazer de consumir da rotina que envolve todas as atividades de retaguarda de uma franquia.

Definir quanto está disposto a investir: 

Essa fase é fundamental para determinar o caminho que deverá seguir na busca de sua franquia. Avaliação da capacidade de investimento restringirá de forma saudável a quantidade de ofertas

Faça Teste de Stress no faturamento da franquia selecionada:  

Analise a lucratividade, a rentabilidade e o tempo de retorno de cada uma das marcas escolhidas. Não basta saber qual o capital inicial que deverá ser investido na previsão dado pela franqueadora. É preciso ir além. Quando se tem uma determinada quantia para investir, deve ser avaliado qual é o Breakeven da operação escolhida, ter em mente quanto tempo ficará sem fazer retirada e até mesmo como se comportará caso o faturamento fique abaixo do projetado inicialmente.

Avalie a experiência do Franqueador: 

Pergunte, converse, faça cliente oculto. Existem mais informações num ponto de venda do que você possa imaginar. Verifique o tempo das franquias, quantidade de lojas, quantidade de lojas próprias e franqueadas. Fale com franqueados, ex-franqueados e observe os problemas comuns que surgiram em suas avaliações.

Escolha o Ponto Comercial: 

Uma franquia boa num local ruim é a mesma coisa que Prejuízo. Uma franquia ruim num local bom, apesar de ser esquisito dizer isso pode ser um bom negócio. A escolha de um ponto comercial é determinante para o sucesso do seu negócio. Existem ferramentas de geoprocessamento, empresas especializadas em identificar, mapear e encontrar o melhor lugar para implantar o seu negócio. Nunca faça apenas no “feeling”. Pode ser um tiro no seu pé.

Procure um especialista: 

Se tornar um franqueado é um serviço muito técnico e elaborado. Deve-se ter muito cuidado e ser cuidadoso na análise do modelo de negócio que está sendo franqueado. Além disso, deve-se ter olhos clínicos para fazer leitura da COF (Carta de Oferta de Franquia), da minuta do contrato e da análise dos dados financeiros. Para isso, é recomendável que o candidato busque a orientação de profissionais que possam ajudá-lo nesse período.

A compra de uma franquia muitas vezes representa anos de economia e não deve ser desperdiçada por um erro de avaliação. Durante a análise da ficha o candidato a franqueado deve avaliar criteriosamente o franqueador e compará-la a outros investimentos.

Investir em um negócio de franquia nunca deve ser feita por impulso. Cabe análise e ponderação para que a parceria de fato aconteça e dure por muitos anos de forma assertiva e controlada. Assim, podemos dizer que a escolha de uma franquia pode levar até 9 meses para que passe pelos pontos acima descritos.

========================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×