Home Educação Funil de Vendas pode ajudar seu negócio

Funil de Vendas pode ajudar seu negócio

por Rodrigo Campelo
Funil de Vendas pode ajudar seu negócio

Hoje vou trazer uma metodologia que se dissessem que foi criada por um mineiro, eu não duvidaria. Você conhece o Funil de Vendas? O funil de vendas é uma metologia que pode ajudar seu negócio.

Em 1898, Elmo Lewis desenvolveu um modelo que mapeava  a trajetória do cliente do momento que uma marca ou produto prendia a atenção do consumidor até a hora da compra

Na história, a ideia de Lewis, é muitas vezes referenciada como modelo AIDA – uma sigla que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Já que estamos atentos a capacitar e aprender mais resolvi trazer essa semana algumas dicas importantes para você aprender e aprofundar.

É a oportunidade de rever conceitos e aplicar novas metodologias no modelo que utiliza em sua empresa ou no no seu negócio.

Para quem acompanha o Portal Negócio e Franquia sabe que já colocamos no nosso podcast da Rádio Super, a metodologia de cliente oculto e hoje vamos falar de outra metodologia que pode ser facilmente aplicada aos seus negócios.

Funil de Vendas pode ajudar seu negócio

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM FUNIL DE VENDAS OU FUNIL DE MARKETING?

Está pronto para ajudar o seu negócio? O funil de Vendas é um modelo estratégico de consumo que ilustra de forma teórica a jornada que deverá ser seguido pelo cliente até efetuar a compra de um produto ou serviço.

A maneira mais fácil de imaginar como a metodologia funciona é lembrar do momento que você vai passar um café para tomar. Coloca-se o pó na boca mais larga e de acordo com o tempo e quantidade de água temos o produto final na xícara. O mesmo acontece com o cliente, a medida que vai superando etapas definidas no seu processo de venda, o funil vai diminuindo.

ESTE PROCESSO É REPRESENTADO RESUMIDAMENTE DESTA FORMA:

  • Atenção– as pessoas sabem da existência do seu produto/serviço.
  • Interesse– o consumidor expressa ativamente interesse no seu produto/serviço.
  • Desejo– desperta no consumidor o desejo de comprar o seu produto/serviço.
  • Ação– ato da ação ou compra.

Este modelo é uma maneira de acompanhar os negócios e entender o caminho que seu cliente está passando.

Você pode definir a prospecção, reuniões, ligações, apresentação do produto ou serviço, depois apresentação de proposta e por fim o fechamento do contrato.

O QUE MUDA COM A IMPLANTAÇÃO DO FUNIL DE VENDAS?

Tendo esse caminho bem mapeado fica muito mais fácil acompanhar e evitar esquecimentos. Hoje você tem várias plataformas digitais gratuitas e pagas que podem te ajudar a executar esse serviço.

O importante é estar atento e criar um modelo adequado para ser aplicado no seu negócio.

Cabe ressaltar que o funil de vendas foi aplicado ao modelo a primeira vez ainda em 1924 e desde então vem sendo atualizado e utilizado pelos departamentos de venda e de marketing.

É a forma mais simples de orientar o consumidor no processo de vendas da sua empresa e organizar sua equipe para seguir procedimentos importantes para não perder negócios.

======================================================

Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM

Posts Relacionados

2 comentários

Como a sazonalidade interfere no negócio - Negócio e Franquia 22 de junho de 2020 - 07:33

[…] ferramentas são importantes para assessorar a operação. Entre elas citamos cliente oculto, funil de vendas, gestão corporativa, são tantos nomes e ferramentas que tem uma função clara: auxiliar a tomada […]

Resposta
Compartilhar clientes é uma saída - Negócio e Franquia 19 de agosto de 2020 - 06:38

[…] ter o controle de sua empresa podem ser utilizados diversas ferramentas como o funil de venda, o cliente oculto, a governança […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×