Home Franquias Começar a empreender depois dos 40 anos

Começar a empreender depois dos 40 anos

Muitas marcas que conhecemos hoje foram criadas por empreendedores após os 40 anos. A experiência ajuda muito na tomada de decisões.

por Rodrigo Campelo
0 comentário
Começar a empreender depois dos 40 anos

Nunca é tarde para começar a empreender. E no mundo das franquias existem muitos franqueados que começaram seus negócios depois dos 40 anos e não pararam mais. A história deles pode ser um incentivo para quem deseja empreender e começar um negócio próprio.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, a idade média do empreendedor brasileiro é de 44,7 anos. Muitos deles optam por investir em uma franquia, pois têm mais segurança, suporte e know-how de uma marca consolidada.

Resolvemos trazer alguns exemplos de empreendedores que tiveram sucesso em franquias depois dos 40 anos no mundo das franquias aqui no Brasil.

Água Doce Sabores

banner

Marcos Benetti, que se tornou franqueado da Água Doce Sabores do Brasil aos 46 anos. Ele era um vendedor externo que conheceu a rede de restaurantes em suas viagens pelo país. Ele vendeu seu carro, apartamento e se mudou de cidade para assumir a operação de uma unidade da franquia em São Carlos, no interior de São Paulo. Hoje, ele está há 11 anos como franqueado e sua unidade está entre as 10 com maior faturamento da rede.

A Água Doce Sabores é uma rede de restaurantes especializada em culinária brasileira, fundada em 1990 em Tupã, São Paulo. De acordo com a franqueadora, a rede conta atualmente com 80 unidades distribuídas em sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia.

Casa do Construtor

Maria Luiza de Oliveira, que se tornou franqueada da Casa do Construtor aos 48 anos. Ela era uma engenheira civil que trabalhava em uma multinacional e decidiu mudar de carreira após uma crise pessoal. Ela abriu sua primeira unidade da franquia de locação de equipamentos para construção civil em São José dos Campos, também no interior de São Paulo. Hoje, ela tem três unidades e é uma das maiores franqueadas da rede.

A Casa do Construtor é uma rede de franquias de aluguel de equipamentos para construção civil, fundada em 1993 em Rio Claro, São Paulo. A rede chegou em 2020 a ter 322 unidades, entretanto, os planos da companhia são ainda mais ousados. Pretendem chegar a 2026 com mais de 1.000 unidades. De acordo com a franqueadora existem lojas em todas as regiões do país, incluindo o Paraguai.

Pizza Hut

Paulo César Mauro, que se tornou franqueado da Pizza Hut aos 50 anos. Ele era um executivo do mercado financeiro que se aposentou e decidiu investir em uma franquia de alimentação. Ele abriu sua primeira unidade da franquia de pizzas em Campinas, no interior de São Paulo. Hoje, ele tem 12 unidades e é o maior franqueado da Pizza Hut no Brasil.

A Pizza Hut é a maior cadeia de pizzarias do mundo, com quase 15 mil restaurantes e quiosques em mais de 130 países. No Brasil, a Pizza Hut possui lojas em 23 estados, além do Distrito Federal2. A primeira loja foi inaugurada em 1989, em São Paulo.

Outros exemplos para te mostrar que a jornada empreendedora não é apenas para os novos. 

Grupo Globo de Comunicação

Em 1965, Roberto Marinho, funda o Grupo Globo, em 26 de abril deste ano. A empresa se tornou o maior conglomerado de mídia do Brasil. Ele era um jornalista e empresário que, aos 60 anos, inaugurou a TV Globo, a primeira emissora de televisão da sua empresa. Ele investiu em tecnologia, produção e programação de qualidade, e transformou a TV Globo na líder de audiência e influência no país.

Sistema Brasileiro de Televisão – SBT

Em maio de 1976, Silvio Santos, funda o que hoje é conhecido como Grupo Silvio Santos. Ele era um camelô que se tornou um apresentador de televisão e um empresário de sucesso. Aos 40 anos, em 1971, ele comprou a TVS, que se tornou o SBT, uma das maiores emissoras de TV do Brasil. Ele também criou outras empresas, como o Baú da Felicidade, a Jequiti e o Banco Pan-americano.

Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano, a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza. Ela assumiu a liderança da empresa aos 41 anos, em 1991, e transformou uma rede regional de lojas em uma das maiores varejistas do país, com forte presença no e-commerce e na inovação.

Grupo Pão de Açúcar

Abílio Diniz, o fundador do Grupo Pão de Açúcar. Ele começou a trabalhar na rede de supermercados de seu pai aos 21 anos, mas só se tornou o presidente da empresa aos 43 anos, em 1989. Ele expandiu o negócio, fez parcerias estratégicas e diversificou as áreas de atuação do grupo.

Casas Bahia

Samuel Klein, o fundador das Casas Bahia. Ele era um imigrante polonês que chegou ao Brasil aos 37 anos, em 1952, e começou a vender eletrodomésticos de porta em porta. Aos 44 anos, em 1959, ele abriu a primeira loja física da Casas Bahia, que se tornou uma das maiores redes de varejo do Brasil, focada nas classes populares.

Empreendedores no mundo

Nestlé

Um deles é Henri Nestlé, o fundador da famosa marca de alimentos e bebidas que leva o seu sobrenome. Ele era um químico suíço que, aos 53 anos, teve a ideia de criar uma bebida infantil à base de leite de vaca, farinha de trigo e açúcar. Essa bebida se tornou a Farinha Láctea Nestlé, que até hoje é consumida por crianças e adultos. A logo da marca, que mostra um ninho de pássaros, foi inspirada no seu nome, que significa “ninho” em inglês. Atualmente no Brasil a Nestlé é proprietária da Kopenhagen e da Cacau Brasil.

Coca-Cola

Outro exemplo é John Pemberton, o criador de uma das bebidas mais famosas do mundo: a Coca-Cola. Ele era um farmacêutico americano que, aos 55 anos, produziu um xarope e completou com água gaseificada. Essa mistura se tornou a “deliciosa e refrescante” Coca-Cola, que conquistou o paladar de milhões de pessoas. Você sabia que a Coca-Cola foi inventada como um remédio para dor de cabeça? Pois é, nem sempre as coisas saem como planejamos, mas às vezes elas saem melhor do que esperávamos.

A Coca-Cola também usou o setor de franquias no início da sua produção para facilitar a produção e entrega de seus produtos. Os master Franqueados recebiam o xarope e produziam seguindo as receitas e eram responsáveis pelas entregas da região.

MC Donald´s

Nosso terceiro exemplo é Ray Kroc, o fundador da maior rede de fast food do mundo: o McDonald’s. Ele era um vendedor de máquinas de milk-shake que, aos 52 anos, se impressionou com a eficiência de uma lanchonete que vendia hambúrgueres e batatas fritas. Ele propôs aos donos da lanchonete, os irmãos McDonald, que eles franqueassem o negócio. Eles aceitaram e Ray Kroc se tornou o responsável pela expansão da marca pelo mundo. Você sabia que a primeira unidade do MC Donald´s foi inaugurada em 1955, na Califórnia? Pois é, desde então, a marca se tornou um ícone da cultura americana no mundo e até referência financeira com o valor do Big Mac (isso é uma história que contaremos depois).

Quarteto Fantástico e Homem Aranha

O Stan Lee, foi o criador de vários personagens da Marvel, como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, X-Men, entre outros. Ele era um escritor e editor de quadrinhos que, aos 40 anos, decidiu criar super-heróis mais humanos e complexos, que enfrentavam problemas reais e se identificavam com o público. Ele revolucionou o gênero dos quadrinhos e se tornou uma lenda da cultura pop. O primeiro personagem que ele criou foi o Quarteto Fantástico, em 1961. De lá para cá não parou mais de criar histórias incríveis que encantam gerações.

KFC

Começar a empreender depois dos 40 anos. Com uniforme de terno branco e gravata borboleta conseguiu mais de 1.000 pontos de vendas para a sua receita secretaVai um franguinho frito ai? O Coronel Sanders, foi o fundador da rede de frango frito – Kentucky Fried Chicken (KFC). Ele era um ex-militar e cozinheiro que, aos 65 anos, decidiu vender sua receita secreta de frango frito para restaurantes. Ele viajava pelo país com seu carro, oferecendo amostras grátis e cobrando uma pequena taxa por cada frango vendido. Ele conseguiu fechar mais de 1.000 contratos e se tornou um dos maiores empreendedores do ramo alimentício. A grande curiosidade sobre o Coronel era que ele usava um terno branco e uma gravata borboleta como uniforme, como está demonstrado nas embalagens da franquia. Atualmente está presente em mais de 100 países. No mundo, o KFC está presente em 125 países com mais de 20 mil restaurantes. No Brasil o KFC atingiu a marca inédita de 150 unidades em janeiro de 2023 e prevê a expansão para 400 lojas nos próximos 10 anos, nas regiões Sul e Sudeste.

GAP

A dificuldade que levou a produzir roupas diferentes. Foi assim que Donald Fisher, criou a GAP, uma das maiores marcas de moda do mundo. Ele era um corretor de imóveis que, aos 41 anos, teve dificuldade para encontrar uma calça jeans que lhe servisse.

Ele percebeu que havia uma demanda por roupas mais confortáveis e casuais, e decidiu abrir uma loja que vendia apenas jeans e discos. Ele chamou a loja de GAP, que significa “lacuna” em inglês, e se referia à diferença entre as gerações.

A primeira loja da GAP foi aberta em 1969, em São Francisco. A marca se expandiu ampliou segmentos para outros segmentos e países.  A GAP conta com mais de 1500 lojas pelo mundo que têm um faturamento de cerca de 14,2 bilhões de dólares.

Chegou ao Brasil em 2013, com a abertura de sua primeira loja no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. De acordo com o site Brasil Shoppings, a GAP tem atualmente 17 lojas no país, distribuídas em sete estados: Bahia, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Vera Wang

Começar a empreender depois dos 40 anos. Vera Wang com 73 anos traz jovialidade em suas produções.

Foto divulgação

Um momento que tudo se transforma. Vera Wang, é uma famosa estilista de vestidos de noiva. Ela era uma editora de moda que, aos 40 anos, decidiu criar o seu próprio vestido de noiva, pois não encontrava nenhum que lhe agradasse.

Ela abriu uma boutique especializada em vestidos de noiva, que logo se tornou um sucesso entre as celebridades e as mulheres que buscavam elegância e sofisticação.

O primeiro vestido de noiva que ela criou custou 10 mil dólares, mas hoje ela é considerada uma das maiores autoridades em moda nupcial.  Atualmente com 73 anos ela ainda impressiona pela jovialidade de suas criações

Atualmente Vera Wang tem uma fortuna estimada em 115 milhões de dólares e uma rede de 25 lojas espalhadas pelo mundo, de acordo com informações obtidas pelo site Taddr.

No Brasil, não há lojas oficiais, mas é possível encontrar seus produtos em algumas lojas multimarcas, como a [White Hall] e a [Black Tie], ambas em São Paulo . A empreendedora Vera Wang também conta também com uma linha de perfumes, cosméticos e acessórios, que podem ser comprados online ou em lojas como a [Sephora] e a [The Beauty Box] .

Esses são apenas alguns exemplos de empreendedores que começaram seus negócios depois dos 40 anos e tiveram sucesso no Brasil e no mundo. Eles mostram que a idade não é um impedimento para quem tem uma boa ideia, uma visão de mercado e uma vontade de fazer a diferença.

E você, tem algum sonho de empreender? Então, não deixe que nada te impeça de realizá-lo. Lembre-se: nunca é tarde para começar.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe e indique para leitura. Criamos um portal para trazer muitas informações importantes e te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Não se esqueça. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais