Home Franquia Franquia 4.0: conheça o novo caminho

Franquia 4.0: conheça o novo caminho

por Gabriela Ravazzi
Franquia 4.0: conheça o novo caminho

Acompanhando as inovações e novidades do mercado, o franchising também desenvolve novas maneiras de se fazer negócio. A franquia 4.0 é a tendência do momento e tem marcado uma nova geração de investidores em busca de números robustos.

A gente resolveu trazer todas as informações para conhecer o que é a franquia 4.0, quais suas principais características e vantagens, além das principais diferenças entre modelos anteriores. Confira!

O que é franquia 4.0

A franquia 4.0 é definida por expansão rápida e crescimento exponencial. Essas duas características, além de atrair novos investidores, também evidenciaram novas necessidades, como a otimização do processo de expansão e a implementação de novos processos tecnológicos.

É verdade que o franchising já contava com tecnologia há algum tempo, mas foi durante a pandemia que as inovações tecnológicas não só foram necessárias como passaram a fazer mais sentido. Para muitas marcas, apostar na tecnologia foi uma questão de sobrevivência.

Novas necessidades, novas tendências

A digitalização de processos e manuais marcou essa nova fase do mercado de franquias que, agora, pode contar com uma estrutura completamente tecnológica, ágil e segura em qualquer região. Por mais que a franquia 4.0 tenha como principal objetivo a expansão rápida, nenhuma etapa do processo é feita sem responsabilidade.

Inclusive, antes da franqueadora apostar no modelo 4.0 é necessário, antes de tudo, otimizar os processos internos, capacitar a equipe e desenvolver uma estrutura sólida de comunicação com todos os franqueados.

Sem os processos internos definidos e aptos a “mudar de fase”, dificilmente a franqueadora consegue alcançar os dois objetivos deste novo formato – expansão rápida e crescimento exponencial, como falamos anteriormente.

Quer saber se sua rede está pronta para a nova era do franchising? Clique aqui e descubra como podemos te ajudar!

Diferenças de modelos anteriores

Se estamos falando de uma nova era do franchising é porque outros modelos vieram anteriormente e também ditaram tendências de consumo e vendas.

Quando estamos imersos em uma nova tecnologia temos a sensação de que as coisas sempre foram daquela maneira, com a mesma agilidade e objetividade. Mas é claro que nenhum método nasce pronto: as coisas vão se aprimorando com muitos erros e acertos.

Quando o mercado de franquias começou a ganhar força no Brasil, a primeira geração de franqueadoras foi marcada pela presença de grandes marcas conhecidas nacionalmente e internacionalmente, como o McDonald’s, por exemplo.

Naquele momento, investir no franchising significava optar por marcas de grande reconhecimento, com operações robustas e que tinham uma memória afetiva com os consumidores.

Depois da consolidação dessas franqueadoras, surgiram outros movimentos no mercado, como diversas indústrias fazendo a transição para o franchising, o surgimento das microfranquias e da possibilidade de investir em marcas menores com operações mais econômicas e, mesmo sem ter tanta popularidade entre os clientes, era possível faturar tanto quanto as marcas consolidadas.

Um novo modelo é sempre melhor?

O fato de surgir um novo modelo não significa que os anteriores eram ruins. Como apontamos desde o começo deste artigo, a tecnologia é um ponto importante que está presente em todas as etapas do mercado de franquias. E novas tecnologias surgem o tempo todo, ou seja, aquilo que usávamos antes se torna obsoleto, é aprimorado e, eventualmente, substituído por novos processos.

Investir no franchising hoje não significa, necessariamente, ter uma franquia 4.0. Tudo vai depender do momento que a franqueadora está e da maneira como direciona seus objetivos.

=======================================================================================================Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

Don`t copy text!
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×