Home Políticas Públicas A Reforma da Previdência pode afetar o mercado de franquias

A Reforma da Previdência pode afetar o mercado de franquias

por Gabriela Ravazzi
0 comentário
Reforma da previdência e o mercado de franquias

Você já pensou como a reforma da previdência pode afetar o mercado de franquias? A Reforma da Previdência agora é responsabilidade do Senado. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e as mudanças previstas, se aprovadas, vão atingir muitos brasileiros. Como forma de complementar a renda, muita gente tem apostado no mercado de franquias para conseguir ter um benefício maior após a aposentadoria.

Novas regras da Reforma da Previdência

Reforma da previdência e o mercado de franquias

As mudanças são muitas, mas algumas têm mais destaque por conta de suas possíveis consequências no bolso dos brasileiros.

A principal delas é a alteração na idade mínima para aposentar que passa a ser de 62 anos para mulheres e 65 para homens. O tempo mínimo de contribuição também vai mudar: passa de 15 anos para 20 anos.

banner

Nessa proposta apresentada pelo novo governo, não será levado em conta o tempo mínimo de contribuição (20 anos), ou seja, mesmo se o trabalhador tiver trabalhado durante todo esse tempo, só será possível aposentar quem tiver a idade mínima necessária.

Outro ponto de destaque é o fato de que essas idades mínimas podem aumentar a partir de 2024 se a expectativa da população subir – o que provavelmente tende a acontecer, já que com melhores condições de vida, os brasileiros estão vivendo mais.

O que o mercado de franquias tem a ver com isso?

As franquias cresceram 5,9% durante o segundo trimestre deste ano, gerando uma receita de R$43,122 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ao todo, o setor gera empregos para 1.348.235 pessoas.

Nos mais diversos segmentos, o franchising, além de ser a fonte de renda principal para muita gente, é também o complemento financeiro para diversas pessoas.

Por apresentar modalidades flexíveis, como o home office e a possibilidade de trabalhar apenas aos finais de semana, por exemplo, as franquias acabam sendo uma ótima opção para quem quer conseguir um dinheiro extra no final do mês.

E com as propostas apresentadas pela nova Reforma, o franchising tem sido a grande solução para garantir maiores benefícios na aposentadoria. Justamente por isso, é possível notar uma presença cada vez maior de idosos investindo no próprio negócio.

Quero empreender

Se você está pensando em empreender, seja por necessidade ou oportunidade, é preciso se organizar. O ideal é fazer uma reserva para conseguir investir no negócio, e o mais interessante do mercado de franquias é que muitas são bem acessíveis e não precisam de tanto capital para abrir uma unidade.

É possível trabalhar normalmente como funcionário e, ao mesmo tempo, tocar seu próprio negócio nas horas vagas. Essa alternativa cai como uma luva nesse momento de incertezas sobre o futuro da previdência, ainda mais sabendo que, com a nova proposta, será necessário trabalhar durante 40 anos para receber 100% do benefício.

Caso a Reforma da Previdência seja aprovada, é esperada uma procura ainda maior pelas franquias por conta de todas as vantagens que o setor oferece. A oportunidade de trabalhar com um negócio consolidado no mercado já se mostrou ser uma fonte rentável de lucro e crescimento, o que tranquiliza boa parte dos investidores.

Por isso, nada melhor do que evitar surpresas e começar agora mesmo a mudar seu futuro.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Newsletter

Assine nossa newsletter para novos conteúdos especializados. Mantenha-se atualizado.

©2023 Negócio e Franquia. Todos os Direitos Reservados. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais