Home Franquia Qual a melhor forma de investir na franquia?

Qual a melhor forma de investir na franquia?

por Gabriela Ravazzi
Forma de investir na franquia

Uma das grandes dúvidas de quem vai investir no mercado de franquias é decidir qual capital aplicar no negócio: usar dinheiro do próprio bolso ou pegar emprestado do banco. As duas opções são válidas, mas dependem de uma série de fatores que o franqueado deve levar em conta.

Aqui neste post você vai descobrir qual delas é melhor para o seu perfil.

Investindo com recursos próprios

Essa sem dúvida é a melhor opção para investir em qualquer tipo de negócio. Utilizar dinheiro do próprio bolso é um problema a menos para o franqueado, que pode focar em colocar em prática o plano de negócios, ver a unidade funcionando e obter recursos para o capital de giro.

Até porque melhor do que liquidar uma dívida é nem precisar fazer uma, não é mesmo?

Só que um ponto negativo de investir tudo de uma vez do próprio bolso é não ver esse dinheiro voltar tão rápido. Por isso, o franqueado precisa levar em conta o retorno de investimento informado pela franqueadora. Dependendo do valor necessário para abrir a unidade e o tempo para esse dinheiro ser “reposto”, não compensa pagar tudo de uma vez.

Mesmo se o dinheiro for seu recurso próprio, veja as condições de pagamento da franqueadora e analise se não é melhor pagar parcelado.

Em algumas situações, mesmo levando tudo isso em consideração, nem sempre é possível ter todo o capital necessário para investir na loja. Aí sim é hora de procurar alternativas de crédito.

Crédito para franquias

Forma de investir na franquia

Se o dinheiro é o problema para comprar uma franquia, diversas instituições financeiras já têm disponíveis no mercado soluções exclusivas de financiamento para o franchising.

Diversos bancos apoiam empreendedores que queiram investir no setor e as condições de preços e prazos para realizar o pagamento são bem atrativas. Algumas opções permitem o financiamento não apenas de novas unidades, mas também de insumos, produtos e reformas até mesmo para unidades que já estão em operação.

Algumas franqueadoras também oferecem a opção de financiamento e parcelamento aos possíveis franqueados.

Só que mesmo com valores atrativos e as melhores taxas do mercado, o candidato a franqueado precisa ter em mente que a parcela do financiamento será uma conta a mais para pagar além das outras despesas da unidade.

É preciso colocar na ponta do lápis o aluguel do ponto comercial, a conta de energia e água, o salário dos funcionários, entre outros. Some tudo isso às parcelas que religiosamente chegarão para você pagar.

E detalhe: a dica sobre o tempo para o retorno do investimento também serve para quem vai financiar a franquia. Pode demorar meses para que o negócio atinja seu ponto de equilíbrio e, mesmo assim, as contas não vão parar de chegar. Assim, a situação sai do controle e vira uma bola de neve.

Se você não tem dinheiro para abrir a unidade, como vai dar continuidade na operação? Tudo isso deve ser levado em conta para não correr o risco de ter que fechar as portas.

Coloque as opções na balança

Seja usando dinheiro do próprio bolso ou pedindo ajuda de instituições financeiras, é necessário ter em mente que a franquia precisa caber no seu bolso. De qualquer fora, será necessário manter a unidade funcionando, e não é saudável pedir dinheiro emprestado do banco o tempo todo nem utilizar suas reservas sempre que surgir um problema pontual.

Avalie os riscos e analise bem a situação. Em caso de dúvida ou de receio de colocar tudo a perder, procure um especialista para saber quais as melhores opções e como tomar as melhores decisões para você e seu negócio.

Posts Relacionados

2 comentários

Por que o mercado de franquias é a melhor opção de negócio - Negócio e Franquia 13 de setembro de 2019 - 09:50

[…] a isso, as franquias são empreendimento altamente lucrativo, devido a alguns pontos muito relevante, como produtos e serviços de credibilidade, clientela já […]

Resposta
Dicas de Investimento Seguro em Franquias - Negócio e Franquia 9 de abril de 2020 - 07:03

[…] minimizar os problemas, por exemplo, e ter sucesso é o investimento em franquias é analisar o seu perfil de investimento. Normalmente dividimos em 3 categorias: Conservador, moderado e […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

Don`t copy text!
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×