Home Gestão Sinais no mundo dos negócios

Sinais no mundo dos negócios

por Redação
Sinais no mundo dos negócios

Todo mundo gosta de sinais. Para alguns ver um gato preto é sinal de má sorte. Para outros ver um trevo de quatro folhas significa sorte.  E nos negócios não é diferente. Conheça alguns sinais no mundo dos negócios. Existem alguns sinais que podem te ajudar a melhorar e até mesmo desistir dos negócios.

Vamos aos principais sinais?

  1. Vendas em queda ou estagnadas – Se as vendas estão caindo ou seguem estagnadas é preciso entender se o seu cliente continua desejando o seu produto ou se a cultura de consumo está mudando. Estamos transformando a forma como nos relacionamos
  2. Prejuízo ou queda significativa da rentabilidade do negócio – Ter prejuízo é uma coisa comum no mundo dos negócios. Mas viver no prejuízo, NÃO.  Entender a rentabilidade dos negócios é fundamental para não te levar a trabalhar só no vermelho.
  3.  

    Elevação do endividamento com bancos ou terceiros – Crescer com dinheiro dos outros é melhor do que usar o seu, mas crescer o endividamento com instituições financeiras sem planejamento pode ser um risco. É importante acompanhar e controlar.

  4. Falta de capital de giro e de gestão do mesmo – Já que estamos falando de entender a rentabilidade do negócio, é muito importante ter reservas para apoiar o negócio.  A falta de capital de giro, pode ser prejudicial ao negócio, dificultando acompanhar tendências, se preparar tecnologicamente e até mesmo na possibilidade de ampliação.
  5. Reclamações recorrentes de clientes – As reclamações são um termômetro do seu negócio.  Quando isso acontece é importante olhar para dentro e encontrar a causa. Não adianta apenas ficar pedindo desculpas e permanecer no erro. É preciso solucionar e evitar que ocorra novamente.
  6. Rotatividade de funcionários – A troca de funcionários traz diversos prejuízos. Tempo, treinamento, conhecimento, confiança. Mas se eles estão indo para concorrentes é possível que algo na sua gestão precise melhorar. Fique atento, converse e busque entender o que leva seus funcionários a buscarem outros empregos.
  7. Insatisfação da equipe com os rumos do negócio – Escolhe caminhos é um papel importante do gestor. Muitas vezes escolhemos caminhos diferentes do que a maioria espera. Entretanto, é importante perceber o que a equipe vem sinalizando. O olhar na ponta, pode trazer soluções práticas que podem mudar o seu negócio para melhor. Pense nisso.
  8. Elevação da inadimplência –  Se a inadimplência está aumentando é preciso criar um POP – Procedimento Operacional Padrão para conduzir essa relação com seus clientes. Cada vez mais, tratar bem e ser objetivo tem se tornado uma ferramenta infalível para lidar com momentos desafiadores.
  9. Negligência em relação a mudanças no mercado – O mercado está em profunda transformação. Negar isso e fingir que não vê as mudanças do mercado pode ser o maior pecado na gestão do seu negócio.
  10. Estagnação do modelo de gestão – Acreditar que o que faz é o melhor jeito e não se preparar para evoluir. Isso pode te levar para o buraco e te fazer quebrar a empresa.

=======================================================================================================Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×