Home Franquia Atender o cliente vai muito além dos negócios

Atender o cliente vai muito além dos negócios

por Rodrigo Campelo
Atender o cliente vai muito além dos negócios

Atender o cliente vai muito além dos negócios, vai muito além do ponto de venda. O que temos percebido que é preciso interagir, ser presente nas redes sociais e fazer mais. O mundo de vendas está mudando e a relação com o consumidor também.

Outro ponto importante é definir como chegar no seu público-alvo. Quer volume ou qualidade na interação? Quem explica isso é o professor de marketing digital Jony Lan. “o que é mais importante, ter muita gente seguindo e pouca interação ou menos gente e um volume maior de engajamento?”, afirma Lan.

Essa avaliação depende muito do segmento de atuação, da área de atuação e dos planos de expansão. Nada cresce da noite pro dia e gerar engajamento é uma tarefa desafiadora, uma vez que é preciso ser reconhecido pelo público como autoridade no assunto.  Isso demonstra que o mercado realmente está se transformando muito rápido.

Nessa semana o Portal do Consumidor Moderno trouxe uma pesquisa da KPMG sobre as tendências no consumo e o vai ganhar mais força de agora em diante.  Depois de um ano de pandemia e incertezas, mercado nacional que era mais focado no comércio físico, ganhou um novo canal com mais visibilidade: o comércio eletrônico.

Mas isso não para por ai.  Esse novo canal trouxe o consumidor para o centro de tudo e com isso novas características serão importantes para que o varejo funcione de forma equilibrada. Aqueles que quiserem se destacar neste novo cenário terão que criar diferenciais.

O estudo da KPMG aponta 4 tendências:

  1.  Revisão das parcerias e dos modelos de negócios.  É isso mesmo, as plataformas digitais não vão mais largar o varejista.  Mais do que isso, estratégias de geração negócios nas redes sociais serão fundamentais para a manutenção do comércio físico.
  2.  Modelos financeiros: Deverá ser reconsiderado o custo de fazer negócios. A pesquisa prevê que as empresas terão que reconsiderar valores e será preciso ficar atento ao equilíbrio entre interesses econômicos e os hábitos de consumo.
  3. Propósito como estratégia. O novo consumidor quer conhecer o propósito da empresa e vão ficar atentos ao comportamento dos varejistas.
  4. O consumidor como maestro da orquestra: o consumidor ganhou mais poder com a abertura dos canais digitais. mas essa mesma liberdade trouxe também mais responsabilidade, uma vez que podem existir diversos ruídos e fraudes. Interagir com ele nas redes sociais e conhecer seus hábitos não é mais uma estratégia e sim uma necessidade. nessa pandemia as pessoas começaram a abandonar o consumo passivo e passaram a colocar seus interesses à frente.

Como ampliar a sua interação com eles:

O caminho para interagir com o cliente não é mais uma reta. Ficou um caminho cheio de curvas e obstáculos. A internet além de levar nossa informação, leva também de diversas outras empresas e pessoas o que causa dispersão na atenção.  Para entender como funciona algumas teorias, resolvemos colocar em prática dentro do portal Negócio e Franquia, e com isso entender mais sobre o assunto. Atender o cliente vai muito além dos negócios

Essa característica de testar é antiga. Mudamos plataformas, layouts, criamos serviços adicionais, fizemos um monte de coisa que funcionou e outras tantas que não serviram para nada e deram trabalho. Esse novo modelo fora ambiente que estamos acostumados chamou nossa atenção e resolvemos aplicar essa teoria e participar da vida dos nossos clientes.

Para fazer isso desenvolvemos uma playlist no Spotify chamada VIAGEM MUSICAL PELO MUNDO DA NEGÓCIO E FRANQUIA. Buscamos sucessos que tem sinergia com negócios, com o ambiente de negócios para incentivar e motivar. As músicas são alto astral e serão atualizadas todas as semanas para trazer mais novidades. A nossa sugestão é que você ouça a playlist de forma aleatória e seja surpreendido com as músicas.

E não paramos por ai. Queriamos ampliar essa presença. Criamos um canal de Podcasts da Negócio e Franquia.  Era um plano que vinha sendo adiado pela demanda de podcasts e conteúdos para diversas rádios no país. Nossa preocupação era entregar conteúdos cada vez melhores com um objetivo bem definido: notícia boa gera oportunidades. Lançamos o canal de podcast no último dia 15 de abril e já temos conteúdos e histórias interessantes para te envolver no mundo do varejo e das franquias.

Nossa característica é de trabalhar de forma orgânica a relação com nossos seguidores. Para isso fortalecemos cada vez mais  a relação com parceiros em diversos estados para com isso conseguirmos levar conteúdos relevantes a um número maior de pessoas.  Percebeu como atender o cliente vai muito além dos negócios?

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×