Home Empreendedorismo Crise à vista: varejo nos EUA enfrenta onda de fechamentos e pode perder 15 mil lojas até 2025

Crise à vista: varejo nos EUA enfrenta onda de fechamentos e pode perder 15 mil lojas até 2025

Com inflação crescente e juros altos, o varejo dos EUA enfrenta novo ciclo de crise. Em 2024, mais de 7 mil lojas fecharam. Previsão para 2025 é de até 15 mil fechamentos

por Isadora Silva
0 comentários
banner

Depois de um breve respiro pós-pandemia, o varejo norte-americano voltou a viver dias difíceis. Só em 2024, mais de 7.300 lojas fecharam as portas nos Estados Unidos, marcando o pior ano para o setor desde o impacto inicial da Covid-19, segundo dados da Coresight Research. E o cenário não parece melhorar tão cedo: a previsão é de até 15 mil fechamentos até o fim de 2025.

O que está por trás dessa nova crise? O problema agora não é um vírus, mas sim a economia. Com a inflação em alta e os juros subindo, os custos operacionais das lojas dispararam. Resultado: muitos negócios que conseguiram sobreviver à pandemia estão agora tendo que se reestruturar financeiramente e alguns estão, novamente, fechando suas portas.

Algumas redes que já anunciaram grandes cortes:

  • Macy’s: A tradicional rede de departamentos vai fechar 150 lojas até 2026, acelerando o processo em 2025. O motivo? Queda nas vendas e um consumidor da classe média cada vez mais pressionado economicamente e menos presente em lojas físicas.
  • Party City: Após dois pedidos de falência, a marca está em liquidação e deve encerrar cerca de 700 lojas em 2025, encerrando suas operações físicas diante da inviabilidade financeira.
  • Walgreens e CVS Health: As duas redes de farmácias estão enxugando operações. A Walgreens fechou 333 lojas em 2024 e planeja mais 500 fechamentos em 2025, impulsionada pela ascensão das farmácias digitais e mudança no consumo.
  • Family Dollar: Encerrou 718 lojas em 2024, afetada pela retração do consumo em áreas rurais e pela concorrência com redes de baixo custo mais eficientes.

O impacto tem sido visível nos últimos anos. Em 2020, no auge da pandemia, foram 9.700 fechamentos. Em 2021 e 2022, a situação parecia melhorar, com queda no número de lojas encerradas. Mas a maré virou em 2023, quando os fechamentos saltaram para 4.070. Já em 2024, o número quase dobrou: 7.325 lojas encerradas.

banner

A previsão da Coresight Research é sombria: se o ritmo continuar, o varejo americano pode perder até 15 mil lojas até o fim de 2025. 

Segundo especialistas, essa nova onda de fechamentos tem várias causas que se somam, como a mudança no comportamento do consumidor, a pandemia acelerou o digital, e muita gente não voltou às lojas físicas e o excesso de lojas físicas, os EUA têm mais espaço de varejo por habitante do que conseguem sustentar. Com menos demanda, as redes precisam se ajustar e isso significa fechar unidades.

O que se vê agora é uma reestruturação profunda do varejo físico nos EUA. O novo cenário exige que as marcas se reinventem — seja apostando em tecnologia, experiências híbridas, ou simplesmente reduzindo o número de lojas para manter a saúde financeira.

Se você curtiu este conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares e ajude-os a tomar decisões mais informadas ao empreender. Criamos um portal recheado de informações valiosas para te apoiar nesse caminho. Não deixe de nos seguir nas redes sociais: estamos no Instagram, no LinkedIn e no Spotify, onde você pode curtir a nossa Playlist do Empreendedor. Compartilhe e acompanhe a Negócio e Franquia!

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais