Home Gestão Como elaborar um planejamento de marketing

Como elaborar um planejamento de marketing

por Cleo Gomes
Como elaborar um planejamento de marketing

Você sabe como elaborar um planejamento de marketing? Seja para o norte, nordeste, centro-oeste, sudeste ou sul, é importante que processos e organização é fundamental estejam muito bem definidos. Cabe reforçar que pode refletir diretamente na qualidade do resultado atingido, por isso o cuidado em analisar detalhadamente pode ser benéfico para toda empresa.

Para isso, quando o planejamento é eficiente eles dão suporte para o gerente, funcionários de todos os níveis da empresa com o objetivo de estabelecer prioridades sobre tempo e dinheiro. Além disso, tem como meta direcionar melhor os investimentos destinados.

Entretanto, sempre fica uma dúvida. Não se pode afirmar se o planejamento ou a organização são a etapa inicial. Pode-se dizer que a etapa de planejar ações de uma organização darão a possibilidade às empresas alcançar objetivos mais precisos.

Tios de planejamento de marketing

Como é de se esperar o planejamento é uma das partes mais cruciais de uma empresa, pois ela pode alavancar um empreendimento e levá-la ao sucesso. Por tanto, o planejamento é dividido em dois tipos e são muito importantes ter clara essa divisão e saber reconhecê-las na hora de traçar a sua estratégia, acompanhe:

Planejamento tático

Esse tipo de planejamento, visa atingir objetivos metas e divisões de departamentos é um planejamento mais especifico, é comum que cada departamento tenha o seu próprio planejamento, é comum que nessa fase alguma perguntas necessárias sejam respondidas, sua missão normalmente leva um período estimado em média de cinco anos.

Planejamento operacional

o planejamento operacional é o desenvolvimento de estratégias por unidades de operação, ou seja, é o processo de definição de estratégias pelos profissionais de Marketing, nesse período será definido onde será aplicado os recursos para executar o que está planejado e é utilizada ao longo de um curto intervalo de tempo, pode durar em média até um ano.

Principais orientações de marketing aplicadas ao nordeste

A concentração nesse ponto é entender as necessidades, dores e desejos dos clientes, construindo produtos e serviços que busquem satisfaze-los. Portanto, é fundamental entender que as orientações de Marketing é fundamental para o bom desenvolvimento e comercialização dos produtos e ou serviços.

Dessa forma o foco principal sempre será o cliente e o valor gerará caminhos para as vendas e consequentemente a obtenção do lucro, deixando claro que as metas das organizações serão sempre o conhecimento das necessidades e desejos dos clientes.

Por isso, é muito comum no Nordeste, os profissionais utilizarem todos os recursos disponíveis para realizar uma efetiva Campanha de marketing, recursos naturais, colorido e aspectos ancestrais para alavancar as vendas e tornarem seu produto ou serviço um diferencial, conquistando e fidelizando os clientes, pois na orientação de Marketing o foco tem que ser o cliente.

Ambientes do Marketing mais utilizados para o Nordeste

Como elaborar um planejamento de marketing

Fazer um bom entendimento, o Marketing de qualquer empresa funciona em prol de relacionamentos entre as pessoas da organização, é importante frisas que nada acontece pelo acaso, tudo é fruto de um trabalho árduo e deve refletir e influenciar as decisões do cotidiano.

As operações do setor do marketing não são feitas de decisões aleatórias, se trata de um ambiente complexo e em mudanças constantes, para entender o Marketing e seus planejamentos é fundamental ter conhecimento acerca dos ambientes de atuação. Para isso deve contemplar os seguintes ambientes:

  • Econômico
  •  Político e legal
  • Social
  • Natural
  • Tecnológico
  • Competitivo

A analise ambiental envolve mudanças e a constante busca de identificação de oportunidades, o objetivo central é responder várias perguntas, dessa forma, facilitará o trabalho do planejamento e acarretara mais para frente sucesso na caminhada.

Você pode notar que o Marketing bem aplicado e arrojado faz toda a diferença nos planos e metas de uma empresa, ele não deve ficar em segundo plano, já que pode acarretar em consequências serias e afetara diretamente o lucro e o desenvolvimento da mesma.

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×