Home Brasil Receita para o sucesso (com muito caralamelo)

Receita para o sucesso (com muito caralamelo)

Empresária conta como festas de fim de ano podem ser uma boa fórmula para fazer dinheiro

por Ana Raquel Lelles
Receita para o sucesso (com muito caralamelo)

Faz uma base de “festa de fim de ano” e adiciona uma colher de marketing digital, acrescente uma pitada de estratégia e visão de tendências… e pronto! Você terá uma receita para o sucesso de vendas no natal e ano novo.

Esta fórmula foi “criada” pela doceira, decoradora e empresária mineira Dany Caramelados, que espera lucrar 25% a mais nas festas de fim de ano deste ano do que no mesmo período em 2021. Ela não está sozinha. O mercado se mostra mais esperançoso para melhoras econômicas com as festas de fim de ano.

Festas na empresas que fazem as festas de fim de ano

Pensa numa mesa de jantar de natal: tem a ceia, uma bebida à sua escolha e uma sobremesa. No ano novo, se você não for viajar, você tem duas opções: um jantar em casa – que vai precisar de uma sobremesa – ou um local para fazer uma festa com seus amigos e familiares. Em todos os cenários, o empreendimento de Dany te atende.

Ela é dona de dois espaços de festa, com o nome Espaço de Festas Caramelado, e o buffet Caramelado Doceria. Mas por trás de tanto doce, tem que ter uma mente que aguente o mundo azedo dos negócios.

Dany diz que o Natal não é uma data que precisa de promoções para vendas. Mas, ela vai investir em outros “gatilhos”, como marketing e redes sociais. “Estamos apostando bastante na Black Friday, esperando um crescimento de vendas de 12% apenas nessa data com promoções expressivas e atrativas”.

A empresária afirma que as expectativas para as festas de fim de ano são as “melhores possíveis”. “Temos pela frente fatores que contribuirão muito para o aquecimento do comércio em geral nesse final de ano: Black Friday, Copa do Mundo e Natal”.

Ela completa que o cenário econômico contribui positivamente para o comércio: “deflação, maior taxa de emprego e pagamento do 13⁰ e das férias”.

Para o segmento de Confeitaria, a empresária investe em Caixas Presenteáveis Natalinas, com embalagens personalizadas para pequenos presentes, sobremesas para a ceia, panetones e chocotones de vários sabores. (Deu água na boca!)

Já o segmento de eventos, o Espaço de Festas Caramelados, não tem um momento tão bom quanto a confeitaria no fim de ano. A chef afirma que controla o financeiro nesta etapa do ano ano por conta de três fatores:

  • grande realização de eventos fechados antecipadamente
  • queda de fechamento de novos contratos
  • realização de muitos eventos no período, cujo contratos foram fechados com até 12 meses de antecedência

Frutos Pós-Pandemia

Dany tem experiência com leitura de mercado e estratégia de vendas. Além de muito tempo de carreira, ela enfrentou um desafio durante a pandemia da COVID-19, que expandiu a sua percepção de empreendimento. “Sem sombra de dúvidas, nosso pós-pandemia tem superado todas as nossas expectativas”.

“Fortalecemos a marca no período pandêmico, estivemos muito perto dos nossos clientes, aproximamos corações que estavam separados obrigatoriamente nesse período e isso deixou memórias afetivas eternas”, disse a empresária.

Ela conta que as caixas presenteáveis foram um divisor de águas na empresa. “As Caixas Presenteáveis é um produto que os clientes estavam pedindo muito o retorno das vendas e faremos o lançamento da nova edição em novembro deste ano”.

Após a pandemia, Dany e sua equipe abriram dois Espaços de festas. “São absolutos sucesso em BH e já estamos caminhando para a terceira unidade”, disse.

Foco para bater o bolo até chegar no objetivo final

Festas são um mercado disputado. Para Dany, ter um diferencial é o principal ponto que mantém o negócio vivo. “Então aqui buscamos nos diferenciar em todos os setores: atendimento e serviços e produtos e pós venda”.

A relação com o cliente é o ponto que ela mais gosta de se destacar. “Isso faz toda diferença, o cliente de hoje está carente de atendimentos cativantes e de proximidade com os prestadores de serviço”.

Receita para o sucesso (com muito caralamelo)Manter a proximidade com o cliente é só seguir os conceitos “básicos”: “um atendimento acolhedor, humanizado e inteligente, cumprimento rigoroso e fiel à tudo o que seu cliente contratou, trabalhar a expectativa do seu cliente de forma a trazer sempre algo positivo que ele não esteja esperando (isso gera laços e fidelidade). Um pós venda eficiente e pesquisa de satisfação, ouvir os clientes é importantíssimo!!!”, afirma.

Você cria a sua receita do sucesso

Dany afirma que o sucesso do empreendimento depende de como você “define a posição que sua empresa vai ocupar nesse mercado por mais saturado que ele pareça estar”.

Por isso, segue uma “receita base”, que ela mesmo criou:

  1. Observar nichos vagos no mercado, seja pioneiro, seja revolucionário naquilo que se propõe a fazer.
  2. Ter uma cultura de “servir” o cliente , uma cultura centrada no cliente ! Ele é o que há de mais especial em todo negócio.
  3.  Ter posicionamento de mercado, saber onde quer chegar e como chegar, qual público atingir e jamais brigar por preço. Ter sempre seus serviços pautados em VALORES.

Nem tudo são doces

“Assim como para todos durante a pandemia, foi DIFÍCIL para mim. Mas não foi impossível! E aprendi muito, talvez o período que mais amadureci e aprendi em todo meu percurso como empreendedora. Aprendi a não depositar todos os meus ovos em um único cesto, sai completamente da comodidade e foi um período em que crescemos absurdamente, e falo em todos os setores ( financeiro, emocional, empresarial)”.

Filha de doceira, Dany começou a produzir doces em 2010 quando passou por uma dificuldade financeira e precisou vender na rua e na porta da escola dos filhos. “A aceitação foi tamanha que fiz uma rede social para divulgação dos meus serviços, tive foco, disciplina e fui me aperfeiçoando e analisando nichos na confeitaria onde BH ainda possuía uma carência muito grande”, disse. Então, ela focou na confeitaria personalizada, doces modelados em pastas americanas, que se tornou o forte da marca de Caramelados.

A decoração veio em seguida. “Como passamos a ser referência em confeitaria personalizada em BH, as clientes passaram a solicitar que a Caramelados montasse suas mesas de doces modelados. E assim comecei: montando pequenas mesas de doces em festas… fui tomando gosto pelo ofício, observando os bastidores de salões de festas, fui estudar sobre decorações infantis… até que fomos convidados por espaços de festas renomados em BH para parcerias tanto com nossos doces quanto com nossas decorações”.

================================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais.
A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×