Home Brasil Reajuste de aluguel tem assustado lojistas

Reajuste de aluguel tem assustado lojistas

por Redação
Reajuste de aluguel tem assustado lojistas

Estamos vivendo um tempo novo com muita coisa tá acontecendo no universo do varejo. Uma coisa que tem assustado alguns lojistas chama-se reajuste de aluguel.

O reajuste de aluguel tem levado alguns comerciantes a uma situação extrema de stress pelos 4 cantos do pais. por causa dos índices alarmantes. Apenas para se ter uma ideia como a variação no percentual de indicadores tem ficado, o IGPD-I, índice usado na maioria dos shoppings centers, chegou a casa dos 31% no período de 12 meses em abril de 2021.

Para não ser pego de surpresa, o Banco Central disponibiliza em seu portal, uma calculadora do cidadão que pode te ajudar a saber qual será o reajuste do seu contrato conforme o índice escolhido. Antes de marcar qualquer reunião para tratar deste tema, estude, faça as contas e aponte plano B que possam ser vantajosas para você e para o proprietário do imóvel ou do shopping.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Você deve estar se perguntando, o que fazer?

Muitos shoppings já se posicionaram e informaram que não vão abrir mão do reajuste, alegando que no período em que os índices eram negativos, os lojistas não cederam e cobraram a redução no valor do aluguel.

Entretanto o que tem percebido na mesa de negociação é o bom senso na hora de fechar as novas tratativas. Tudo vem sendo estudado caso a caso. Quem está no varejo sabe que o aluguel sempre foi um tema de grande embate entre lojistas e proprietários de imóveis. De um lado acham que pagam muito e do outro acham que recebem pouco.

Que caminho seguir agora?

A pandemia abriu novas oportunidades para os comerciantes. Obrigou de certa forma a abrir novos canais de venda e sair da inércia tecnológica. Mas só isso não soluciona problemas. A saída agora é abrir uma boa conversa com proprietários de lojas e com a equipe de shopping. Você deve abrir os números sem omitir nada. Quanto mais transparente for, maiores são as chances de ter as solicitações acatadas.

A ABF – Associação Brasileira de Franchising disponibilizou uma cartilha de renegociação das condições contratuais previstas nas relações locatícias. Um guia para ajudar os seus sócios a encontrar caminhos na renovação de seus contratos.

Normalmente o empresário trata o negócio com muita resistência ao informar seus números reais. O que fez muitas vezes as auditorias de vendas nos shoppings buscarem caminhos para equilibrar as contas entre o que era informado e as vendas reais. Assim nasceu o monstro da redução z.

Esse monstro deve ser esquecido. Para quem não conhece, a Redução Z é o fechamento fiscal diário de um ECF (Emissor de Cupom Fiscal), que funciona com base em movimentações diárias: Vendas, suprimentos, sangrias, etc. Tudo o que passa pelo ECF é totalizado e será registrado no relatório da Redução Z

Mas esteja pronto para tudo. Lembre-se que cada um tem uma dor e existe um limite para esse tipo de negociação. Você poderá receber desde um NÃO para todos os pedidos, como até negociações pontuais, que poderão ajudá-lo apenas a passar pelo momento de barriga baixa.

Inércia Digital

Outro ponto importante e que não deve ser esquecido é que durante a pandemia, você aprendeu a fugir da gambiarra digital e teve que desenvolver uma grande habilidade para vender online. Provavelmente abriu um canal de vendas no Instagram, no WhatsApp, se cadastrou em plataformas de marketplace. O fato é que você se movimentou. Como dizia o velho ditado, “não devemos carregar todos os ovos num único cesto“.

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×