O varejo parece pegando fogo. Tem acontecido tanta coisa nos últimos tempos que resolvi fazer a coluna de hoje juntando todas as notícias. Talvez assim fique mais fácil de você entender e começar a me seguir… Temos que usar a criatividade e trazer diversos motivos para conseguir engajamento.
Mas será que estou falando sobre redes sociais? Claro que não. Os termos usados no mundo virtual têm sido muito utilizados na vida prática. E por isso resolvi brincar com a ideia do engajamento.
Lojas Americanas
O mercado varejista brasileiro anda borbulhando. Se pensar numa cozinha, a água tá fervendo e o cabo da panela que não tinha borracha e tá até vermelho de quentura. super aquecido. E agora para entender um pouco mais vamos falar sobre o que está acontecendo na Americanas.
A Americanas, uma das maiores varejistas do Brasil, está no centro de um escândalo financeiro. O ex-CEO Miguel Gutierrez foi preso em Madri, na Espanha, acusado de envolvimento em uma fraude contábil que causou um rombo de mais de 25 bilhões de reais na empresa.
A Polícia Federal também está à procura de Anna Christina Ramos Saicali, ex-diretora da Americanas, que está foragida e teve seu nome incluído na lista da Interpol. A empresa se diz vítima da fraude e está colaborando com as investigações para responsabilizar os envolvidos.
Novidades no mundo digital da companhia
A Americanas decidiu unificar as lojas online Submarino e Shoptime sob a marca Americanas. Essa mudança foi anunciada em 2 de julho de 2024 e faz parte de um esforço para melhorar a eficiência e rentabilidade da empresa. A decisão veio após a Americanas enfrentar uma crise financeira significativa, com a descoberta de um rombo de R$ 20 bilhões em seus balanços financeiros em 2023. A integração das marcas visa fortalecer a presença digital da companhia e simplificar suas operações.
Os sites e aplicativos do Submarino e Shoptime serão descontinuados, e seus conteúdos serão transferidos para a plataforma da Americanas. Clientes dessas lojas começaram a receber notificações sobre a mudança, e a empresa criou páginas dedicadas para esclarecer dúvidas sobre pedidos, garantias e vale-compras.
Casa do Pão de Queijo
Ainda no mundo do varejo, a Casa do Pão de Queijo, famosa rede de cafeterias, entrou com um pedido de recuperação judicial.
A empresa enfrenta uma dívida de aproximadamente 57 milhões de reais, impactando principalmente suas 28 filiais localizadas em aeroportos.
De acordo com a empresa, a pandemia e a tragédia no Rio Grande do Sul foram apontadas como principais fatores para o aumento da dívida. Apesar disso, as 170 franquias da rede não serão afetadas e continuarão operando normalmente.
A feira de franquias e de shoppings
E já que falamos de franquias, vamos falar sobre a 31ª ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, que bateu recordes este ano. O evento contou com 440 marcas expositoras, sendo 113 estreantes, e atraiu cerca de 64 mil visitantes. A feira destacou tendências como economia circular, negócios de proximidade e muita tecnologia aplicada ao franchising.
Além disso, houve uma forte presença de empresários buscando expandir ou diversificar seus negócios, mostrando o vigor e a resiliência do setor de franquias no Brasil.
E não parou por aqui. A feira de shoppings também trouxe informações muito interessantes. A feira reuniu mais de 12.000 visitantes e 440 expositores, incluindo 113 estreantes. O evento destacou as soluções mais modernas em produtos e serviços para o setor de shopping centers, conectando os principais players do mercado.
Além disso, a feira foi palco da entrega do Prêmio Abrasce 2024, que reconheceu 57 projetos de shopping centers de todo o Brasil com troféus de ouro, prata e bronze. Este ano, a premiação bateu um recorde de 587 cases inscritos, mostrando o compromisso do setor com a inovação e as melhores práticas. Entre os vencedores, destacaram-se o JK Shopping & Tower e o Flamboyant Shopping Center, que receberam o cobiçado Prêmio Destaque.
Se gostou deste conteúdo, compartilhe e indique para leitura. Criamos um portal para trazer muitas informações importantes e te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Não se esqueça. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.