Instituição reúne líderes profissionais voluntários que investem e executam projetos humanitários, sociais e educacionais. Confira alguns deles.
Fundado em 1905, o Rotary International já atuou em diversos momentos históricos. Desde a promoção da paz e estabelecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), passando por projetos para restabelecer comunidades devastadas por desastres naturais, até o movimento internacional em prol da erradicação da poliomielite – conhecido como End Polio Now -, são 116 anos de trajetória, investindo e executando iniciativas humanitárias, sociais e educacionais. O objetivo do Rotary é criar “vínculos internacionais, melhorar a qualidade de vida e construir um mundo mais pacífico”.
Para conquistar essa meta, o Rotary direciona suas ações e recursos para sete áreas de atuação: água limpa e saneamento; apoio à educação; combate às doenças; desenvolvimento econômico; promoção da paz; proteção ao meio ambiente e saúde de mãe e filhos. Somente no Paraná, o Distrito 4730* investiu mais de 500 mil reais em projetos humanitários durante o período rotário de 2019-2020, segundo dados da Fundação Rotária**.
Água limpa e saneamento
Em 2020, o Paraná enfrentou a estiagem mais intensa dos últimos 40 anos, mostrando a necessidade de agir para recuperar, preservar e conservar os recursos hídricos. Com este objetivo, os Rotary Clubs do Paraná e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) retomaram no ano passado uma parceria que visa conscientizar sobre a importância da água tratada e esgotamento sanitário para a saúde. Com a renovação da parceria, a meta é expandir os projetos, incluindo ações de conservação ambiental e de fornecimento de água limpa para comunidades distantes.
Apoio à Educação
Em todo o mundo, mais de 775 milhões de pessoas acima de 15 anos são analfabetas, segundo informações do Rotary International. A instituição trabalha para promover a Educação Básica, reduzir a disparidade de gênero na área educacional e aumentar a alfabetização de adultos. No Distrito 4730, uma das iniciativas de destaque é o projeto “Linha de Leitura”. Idealizado a partir de um método holandês, o projeto tinha como foco inicial apenas criar o hábito de leitura nas crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados foram surpreendentes, os alunos tiveram melhora na alfabetização e em áreas como História, Geografia, entre outras disciplinas.
Combate à doenças
A prevenção e combate às doenças também é uma das grandes áreas de enfoque do Rotary. No último ano, o Distrito 4730 desenvolveu iniciativas para prevenir os cânceres de mama, próstata e de pele; erradicar a poliomielite; combater a covid-19; entre outras. Estes projetos auxiliaram a equipar hospitais da comunidade paranaense, conscientizar sobre a importância da vacinação e prevenção de doenças, além de arrecadar fundos para ações humanitárias nesta área de enfoque. Especialmente desde o começo da pandemia provocada pela covid-19, somente em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná, o Rotary tem investido milhares de reais em projetos para expandir leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), compra de aparelhos para auxiliar no monitoramento de pacientes, equipamentos de proteção (EPIs) para profissionais de saúde, apoio às pessoas em vulnerabilidade com a arrecadação de mais de 20 toneladas de alimentos, entre outros.
Desenvolvimento econômico
De acordo com dados divulgados pelo Rotary International, cerca de 800 milhões de pessoas vivem com menos de US$1,90 por dia. No Paraná, o Distrito 4730 trabalha para identificar as necessidades e auxiliar na criação de soluções sustentáveis e que fomentem a economia e a comunidade local.
Em Pinhais, a Associação de Moradores do Jardim Jerivá e o Rotary Club da cidade uniram esforços para instalar a primeira horta comunitária da região. A horta tem como objetivo incentivar uma alimentação saudável e reduzir gastos do orçamento familiar, ensinando os moradores da região a cultivar alimentos sem o uso de agrotóxicos. O projeto também reaproveitou materiais descartados e recicláveis montando um sistema de irrigação com garrafa pet.
Promoção da paz
Mais de 80 milhões de pessoas estão deslocadas no mundo, como resultado de conflitos, violência e perseguição dos direitos humanos, segundo dados da Organização das Nações Unidas. O Rotary trabalha para lidar e resolver as causas destes conflitos — como pobreza, discriminação, tensões étnicas, falta de acesso à educação e desigualdade social. Entre essas iniciativas, o programa Rotary Bolsas Pela Paz se destaca.
Os bolsistas participam de um treinamento acadêmico intensivo, com aplicação prática do aprendizado e networking. O programa oferece duas modalidades — Mestrado e Aperfeiçoamento Profissional — e é destinado para quem quer seguir carreira em relações internacionais, paz e/ou resolução de conflitos em nível local e mundial. As Bolsas Rotary Pela Paz já estão com as inscrições abertas para este ano. Interessados podem se inscrever até o dia 15 de maio de 2021. Para mais informações, basta acessar o link bit.ly/bolsa-pela-paz.
Proteção ao meio ambiente
Os Rotary Clubs do Distrito 4730* estão participando do Desafio da Árvore, em que devem plantar uma quantidade de mudas de árvores equivalente ao número de associados de cada clube. O objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas e incentivar a proteção ao meio ambiente. Mais de 10 Rotary Clubs participantes já plantaram aproximadamente mil árvores. O desafio vai até o dia 22 de março (Dia Mundial das Águas) e deve atingir a marca de duas mil mudas.
Saúde de mãe e filhos
De acordo com dados disponibilizados pelo Rotary, aproximadamente seis milhões de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente devido a diversas causas, incluindo a desnutrição. Internacionalmente, o Rotary busca viabilizar e ampliar o acesso a cuidados adequados para garantir a saúde materno-infantil. Com este objetivo, clubes do Distrito 4730 estão desenvolvendo o projeto de um Banco de Leite Humano (BLH) para o Hospital do Trabalhador, em Curitiba.
A meta é suprir a demanda por leite materno da maternidade e, em especial, da UTI Neonatal, que atende pacientes de Curitiba e Região Metropolitana, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A amamentação é capaz de reduzir a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, ajudando também na recuperação e aumento da imunidade. Cerca de 250 a 300 bebês internados na UTI neonatal devem ser atendidos por ano com o banco de leite, além do potencial de estender o projeto para atender também a comunidade externa.
________________
* O Distrito 4730 é composto pela região de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Estado do Paraná.
** A Fundação Rotária (TRF) é o braço filantrópico do Rotary, criado para fins humanitários e educacionais, que lidera esforços de acabar com a pólio e promover a paz. Rotarianos e amigos do Rotary apoiam o trabalho da Fundação através de contribuições voluntárias. A Fundação trabalha para acabar com a pólio, financia projetos através de subsídios e assume outras iniciativas globais.
Serviço
116 anos de projetos humanitários | 23 de fevereiro
Contato para a imprensa: Raphaella Caçapava – Diretora de Imagem Pública
(41) 9 9574-1941 | raphaellacacapava@gmail.com
Fonte para entrevista: Anaides Pimentel da Silva Orth – Governadora do Distrito 4730
(41) 9 9976-9856