Home Dino Israel: Como captar recursos financeiros, tecnológicos e inovação para startups

Israel: Como captar recursos financeiros, tecnológicos e inovação para startups

por
0 comentários

São Paulo, SP | Jerusalém, Israel 28/10/2020 – A INNA está no Brasil em busca de parcerias estratégicas para fomentar inovação de origem, e o PqTec é um grande aliado neste desafio de transformação digital

Em evento online inédito e gratuito, Vale do Silício Brasileiro e Organização Israelense ensinam empresas e startups brasileiras como captar recursos tecnológicos e financeiros com Israel

A palavra “inovação” em português aparece nos resultados de busca do Google mais de 63 milhões de vezes, duas vezes menos que o termo “innovación” em espanhol , a segunda língua mais falada do mundo por 500 milhões de pessoas, perdendo apenas para o mandarim.

Israel é referência global em inovação aberta, está entre os países mais inovadores do mundo e é o país que atua com maior intensidade em Pesquisa e Desenvolvimento do mundo de acordo com o 2020 Bloomberg Innovation Index, catalisador de dados do mercado financeiro.

banner

Israel é como um farol de reinvenção em uma ilha de tecnologia, localizada estrategicamente entre a Ásia, África e Europa, e distante em mais de 10 mil quilômetros do Brasil. Longe? Com a revolução digital global, nem tanto.

“O Brasil possui um número similar de cientistas e engenheiros se comparado a Israel. Israel conta com o maior índice global de pesquisadores científicos e engenheiros per capita em sua força de trabalho. A população de Israel é de apenas 9 milhões de habitantes, 5% da população brasileira. Os cientistas em Israel estão muito mais próximos em geografia, network e cultura, o que facilita a cooperação, o desenvolvimento e a inovação aberta”, contextualiza Moshiko Frenkel, líder dos trabalhos realizados pela INNA ImC™ no Brasil.

Apesar de ter uma população 20 vezes menor, o termo “Chadshanut”, inovação, em hebraico, é exibido apenas 3 vezes menos em comparação ao mesmo termo de língua portuguesa em mecanismos de pesquisas como o Google, maior plataforma de busca do planeta.

“O equivalente a aproximadamente 385 vezes é o tamanho geográfico do Brasil em comparação a Israel. Israel tem tamanho similar a Paragominas, município no estado do Pará a 300 km de Belém. O PIB brasileiro é muito maior em valor absoluto está entre as 10 principais economias do mundo. Apesar de o investimento em P&D ser menor percentualmente em relação ao PIB, calculo ser 3 vezes maior o valor investido pelo Brasil em moeda corrente no que tange a Pesquisa & Desenvolvimento. É totalmente viável o uso do nosso lema Brasil e Israel Inovando Juntos, é totalmente justificável a articulação desta conexão”, articula Moshiko.

O inglês é o idioma mais falado no mundo dos negócios, das ciências e da tecnologia, é o elo de comunicação que une Pesquisadores e Desenvolvedores do mundo todo. Considerando o número de falantes nativos de ligua inglesa e de países e pessoas que utilizam como segundo idioma, incluindo Brasil e Israel, esta é a língua mais falada do mundo, até mais que o mandarim.

Além da cultura e da mentalidade corporativa, a língua também pode muitas vezes ser um obstáculo. No mundo dos negócios internacionais o inglês fluente ajuda. O termo “Innovation”, inovação na língua inglesa, aparece quatorze vezes mais no mecanismo de busca. Apesar disso, segundo pesquisa do British Council, apenas 5% da população brasileira conhece o idioma, sendo apenas 1% com fluência.

“Apesar de importante, a língua como comunicação verbal não é o mais relevante entrave à aproximação entre os polos de tecnologia, empresas, startups, investimentos, e centros acadêmicos e de pesquisa entre os países, nem mesmo a distância. O fator cultural, a diferença de Mindset, a mentalidade no jeito de direcionar esforços, prazos e prioridades nos projetos, e as diferentes perspectivas de curto, médio e longo prazo são alguns dos fatores que trabalhamos em nosso dia a dia para ‘encurtar’ o caminho para a inovação”, diz Eduardo Gross da INNA ImC™, paulista que vive há mais de uma década no Rio Grande do Sul, especialista em educação, inovação e gestão de mudança, em segmentos como agricultura, educação e saúde.

 

Observando os números no cenário global, pode-se dizer que América Latina é um dos blocos econômicos que menos se aproveitam dos benefícios que Israel oferece em termos de inovação, como trampolim, para o mundo, para os mais variados segmentos da vida e mercadológicos. 

Um número muito elevado de grandes e importantes corporações e países do mundo se alavancam em Israel com escritórios estratégicos em P&D nas diversas modalidades tecnológicas que o país oferece, e também contribui com o crescimento exponencial do ecossistema.

 

“A INNA está no Brasil em busca de parcerias estratégicas para fomentar a ‘inovação das inovações’, e o PqTec é um grande aliado neste desafio de transformação digital”, salienta Moshiko.

Considerando o cenário de gargalos e possibilidades, o Parque Tecnológico de São José dos Campos uniu-se à INNA ImC™-Israeli Innovation Agency, uma organização privada não governamental de alcance global que promove inovação nos ecossistemas locais e o Ecossistema de Inovação Israelense, através de acordo celebrado em 2019, para aproximar as duas pontas, através de programas tecnológicos e sociais.

“Acreditamos que nossa parceria com a INNA ImC™ pode alavancar as relações e interações entre nossas empresas e as empresas israelenses. As oportunidades existem e estão aí. Queremos ser o elo que une as empresas dos dois países em projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico”, afirma Rodrigo Mendes, Gerente Executivo de desenvolvimento de negócios internacionais do PqTec.

Ancorado a um edital de inovação internacional de colaboração, financiamento e promoção de recursos tecnológicos e financeiros entre governos e empresas dos dois países, Brasil e Israel, através de acordo bilateratel realizado pelo IIA – Israeli Innovation Authority, órgão máximo de inovação em Israel ligado ao governo de Israel e o Embrapii – Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, organização social qualificada pelo poder público federal de apoio e fomento à inovação, programas de aproximação internacional como o estimulado pelo Tech Maker vêm sendo trabalhados por orgãos de governo dos dois países.

 

“A busca por tecnologias e oportunidades de negócios muitas vezes é dinâmica e pontual, e motivada por acontecimentos  inesperados como a Covid-19, ou eventos comerciais como a Black Friday e Cyber Monday fomentando segmentos como marketing digital, Omnichannel, segurança cibernética, LGPD, ou na área médica e da saúde. Precisamos conscientizar para a importância da visão de longo prazo, da pesquisa básica, pesquisa aplicada e também para a pesquisa pura, e para o desenvolvimento. Do Lado Social através de iniciativas como o INNA HUB™ a organização busca fomentar a educação, a empregabilidade e subsistência como fator de impulso ao crescimento”, conclui Moshiko.

 

Israel  e Brasil inovando juntos. Como aprimorar o processo de Inovação do Brasil com parcerias israelenses.

Em um evento inédito a ser realizado pela INNA ImC™ em conjunto com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, no dia 28 de Outubro 2020 às 14 horas, gratuito e online, com a presença de Alon Lavi – Cônsul Geral de Israel em São Paulo, da Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, da Embrapii, do PqTec e da INNA, serão apresentadas diversas oportunidades e alguns caminhos de aproximação e alavancagem de recursos financeiros e tecnológicos entre os dois países. O evento pode ser acessado através do link https://www.innaagency.com/inovandojuntos

Website: https://www.innaagency.co.il

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais