Home Central Press Equidade na prática: passo a passo para empresas de qualquer tamanho

Equidade na prática: passo a passo para empresas de qualquer tamanho

Pequenos ajustes nos processos de contratação e retenção de talentos contribuem para um quadro de colaboradores mais diverso

por Central Press
0 comentário

Durante a pandemia de covid-19, as mulheres perderam seus empregos com uma frequência maior que os homens. Cerca de 72% das vagas brasileiras encerradas no período eram ocupadas por mulheres. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas o problema não atinge só o Brasil. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, ao longo de 2022 15% das mulheres em idade produtiva em todo o mundo não conseguiram emprego. Com um cenário desfavorável, boa parte das empresas precisa começar a investir na contratação de quadros femininos para equilibrar essa balança.

Para Michaela Vicare, diretora de Gente & Gestão (RH) da Tecnobank – que tem em suas fileiras 50% de mulheres, incluindo a presidente e a diretora de tecnologia, pequenas mudanças nos processos de contratação e retenção de talentos têm impacto significativo na equidade de gênero nas empresas. “Quando falamos em equidade, muitos gestores tendem a pensar no quadro macro, o que é um erro. O que faz diferença, nesse caso, são os pequenos gestos e esforços para garantir um número de colaboradores mais igualitário, em diversas áreas, entre homens e mulheres”, explica. Ela lembra que esses esforços precisam, necessariamente, ir além do discurso. A boa notícia é que, seguindo um passo a passo simples, essa missão pode se tornar mais prática.

  1. Analise a situação atual da empresa quanto à equidade

Junto aos gestores e responsáveis pelas diversas áreas existentes na organização, busque avaliar a quantidade de mulheres já contratadas para as funções estabelecidas. Essa análise pode trazer mais clareza sobre a intensidade dos esforços necessários para trazer mais equidade para o quadro de colaboradores. “É importante conhecer o cenário atual para entender de que ponto a empresa está partindo rumo a um quadro mais diverso”, detalha a especialista.

  1. Crie vagas pensadas especificamente para mulheres

Não se trata de demitir colaboradores para substituí-los por quadros femininos. Depois de ter clareza sobre o ponto em que a empresa se encontra, é preciso começar a pensar em funções que poderiam ser ocupadas por mulheres no futuro próximo. Assim, quando novas contratações forem necessárias, essas vagas poderão ser criadas já tendo em mente a necessidade de ocupá-las com mulheres.

banner
  1. Desenvolva políticas internas que garantam a permanência de mulheres nas equipes

“Antigamente, era comum escutar afirmações como ‘contratar mulheres é trabalhoso ou custa mais caro, porque elas têm filhos’. Hoje, ainda bem, esse pensamento, além de arcaico, provou-se incorreto. No entanto, é preciso, sim, pensar estratégias para que as mulheres possam desempenhar suas funções com tranquilidade”, detalha Michaela. Essas políticas internas podem incluir, por exemplo, auxílio-creche, horários para amamentação e flexibilidade de horários para quando as crianças estiverem doentes, por exemplo. Outra forma de ser uma empresa responsável, nesse sentido, é permitir que os homens que têm filhos também disponham dessa flexibilidade, como forma de contribuir para que suas companheiras também possam manter seus empregos.

  1. Ofereça treinamentos

A falta de oportunidade para assumir novas responsabilidades e desafios dentro da organização pode ser o único obstáculo para que as mulheres da equipe alcancem novos horizontes. Por isso, é fundamental promover internamente ou oferecer benefícios em forma de mensalidades e descontos em cursos de capacitação e desenvolvimento. Atualmente, essa prática é considerada um diferencial na hora de contratar e reter talentos, ajudando a atrair profissionais dedicados e interessados em evoluir.

  1. Atenção à igualdade salarial

De nada adianta, entretanto, atrair e manter boas profissionais, se a política salarial da organização não for também voltada à equidade. Na prática, isso significa que pessoas que desempenham a mesma função, independentemente do gênero, precisam receber o mesmo valor. “Esse é o tipo de ponto inegociável quando o assunto é equidade. Não existe um motivo plausível para que homens ganhem mais que mulheres que exercem o mesmo cargo e/ou as mesmas atividades”, ressalta a especialista.

  1. Mulheres na liderança

Por fim, além de ter um quadro equilibrado, do ponto de vista do gênero, também é preciso assegurar-se de que essas mulheres tenham acesso a posições de liderança e estratégicas dentro da organização. Não basta trazê-las para dentro da equipe, se elas não puderem alçar voos mais altos ou ter perspectivas de crescimento dentro da própria organização que as contratou. “Ter mulheres na liderança é imprescindível não apenas como forma de reconhecer e valorizar o trabalho delas, mas também para inspirar outras mulheres”, finaliza Michaela

____________________________

Sobre a Tecnobank

A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia para registros eletrônicos de contratos de financiamentos de veículos. Fundada em 2007 e homologada pelos órgãos executivos de trânsito, a empresa tem sede em São Paulo (SP), mas atua em 14 estados brasileiros, com mais de 1.700 clientes ativos. A companhia possui programas rigorosos de Compliance, Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados. Outra prioridade da Tecnobank é o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores, o que lhe rendeu três prêmios de melhor empresa para trabalhar, em 2020, e o terceiro selo consecutivo, em 2022, do Great Place to Work (GPTW).

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais