Home Negócios/Gestão Cruzeiro contribui para o ambiente de negócios

Cruzeiro contribui para o ambiente de negócios

por Rodrigo Campelo
0 comentário
Cruzeiro contribui para o ambiente de negócios

Cruzeiro contribui para o ambiente de negócios. O time está dando uma aula de gestão. Com 99 anos de existência e muitos títulos e com diversos concorrentes, podemos afirmar que a história deste time de futebol servirá como exemplo para os negócios. Mas lembre-se vamos separar paixão da razão. Tenha em mente que a Gestão é a palavra chave de qualquer negócio.

Um dos principais motivos para a não migração dos clubes da estrutura de associação civil para a de sociedade anônima, até hoje, é a desvantagem no pagamento de impostos. Enquanto uma associação está isenta de IRPJ e CSLL e paga alíquotas reduzidas de PIS e Cofins, uma empresa convencional paga as alíquotas cheias.

Avançar ou recuar depende exclusivamente da tomada de decisão. O resultado do time hoje trouxe um novo ingrediente para esse bolo: A Crise.

Nelinho ídolo do Cruzeiro

Nelinho ídolo do Cruzeiro – Imagem feita pela www.Jovempan.com.br

Hoje percebemos que a raposa vive uma grande crise de imagem, crise institucional, crise política/financeira e um desconforto para os clientes, digo para a torcida que é a insegurança do que vai acontecer.

Não há milagre no mundo dos negócios.

Independentemente da paixão, a gestão cautelosa é fundamental para prosperar ou não no ambiente de negócios. O Cruzeiro Esporte Clube, mesmo sendo um time de futebol, com todas as regalias tributárias e entrada de recursos, vive talvez nos dias de hoje o pior momento de sua história.

Afirmo com convicção que neste momento não existe um salvador. As divergências de opiniões podem ser a espinha dorsal das dores vividas pelo time hoje. Essa talvez seja a maior contribuição para o ambiente de negócios.

Mas vamos ao que interessa.

Gerir um time de futebol é igual a cuidar de uma empresa. Existem algumas semelhanças entre a estrutura hierárquica do futebol com o mundo dos negócios. A Torcida são os Clientes. O Clube é a Empresa. Os Dirigentes são os Diretores. Os Técnicos são os Líderes. Os Árbitros são as Normas e regras. Os Jogadores são os funcionários e o Gol é o Objetivo da empresa.

É importante ressaltar que existem dentro dos times muitos executivos e empresários o que daria uma certa tranquilidade de gestão por causa do conhecimento e experiência. Mas o que deu errado?

Para gerir uma empresa ou um negócio é importante seguir 13 passos importantes:

Pense de forma sistêmica e não apenas no próprio umbigo;

A conduta na gestão da empresa afeta diretamente o funcionamento da operação e os resultados que serão entregues. Ter uma gestão qualificada pensando no todo é fundamental para ter sucesso. Quando os interesses pessoais sobrepões os interesses corporativos, existem grandes chances de dar errado.

Perceba seu papel dentro de uma rede de relacionamentos

Toda Organização tem um papel importante no ambiente formal e até mesmo no ambiente informal. É preciso conhecer o papel da instituição dentro dessa rede de relacionamento para definir as melhores estratégias de atuação.

Promova o aprendizado coletivo e faça com que o conhecimento seja compartilhado

Não ser o dono da verdade é fundamental para aprender e encontrar novos caminhos. Trocar experiências, perguntar e compartilhar ao invés de brigar são soluções. No mundo corporativo isso acontece muito. O supermercado A conversa com o supermercado B para ver o que tem acontecido de forma sistemática no ambiente de negócios. Por que isso não acontece no mundo dos times de futebol?

A competitividade depende da criatividade e da inovação

Aproveitar o time de base e mesclar com jogadores profissionais poderia ter sido uma alternativa para gerar criatividade e inovação. Não se chega a novos lugares seguindo os mesmos caminhos. Mas podem chegar a lugares piores, fazendo as mesmas coisas.

A adaptação ao novo deve ser uma meta

Ter uma política de novidade. Todas as empresas precisam se recriar, modelar e estruturar para funcionar e trazer inovação para seu cliente. Vivemos um período de busca por boas experiências. Adaptar para entreter e engajar é fundamental para manutenção e ampliação do modelo de negócios.

O líder deve dar o exemplo

Nos espelhamos em nossa liderança. A empresa B quer crescer e olha o que a empresa C ou D está fazendo. Vejo um executivo Y e percebo que ele tem sucesso, busco me adequar com o que ele faz. Muitas vezes dentro de corporações poderá perceber que os funcionários se espelham até mesmo na roupa que o diretor ou presidente usa. Para isso é importante que os líderes, sejam eles diretores ou técnicos dar o exemplo.

Equilibre planos a curto e longo prazos

Ter planos transparentes. Equilibrar planos de curto e longo prazo para que possam ter fluxo de caixa para seguir o caminho em frente. É importante identificar os desafios que serão encontrados pela corporação para que possam existir planos de contingência e minimizar impactos ou prejuízos gerados por aquela situação.

Conhecimento sobre clientes e mercados

É fundamental entender o comportamento do seus clientes ou torcedores. É preciso melhorar a experiência e criar novas oportunidades para que possam ser o cartão de visita da corporação. Ser um time está ligado a paixão, ser uma empresa está ligado aos mesmos sentimentos. Entender como melhorar o mercado e a relação com os clientes é importante para ter tranquilidade.

Seja socialmente responsável dentro e fora da organização

Toda empresa ou corporação precisa ser ética, transparente e ter um propósito bem definido. Isso deve ser levado para a missão do time, para os momentos de jogo. É a informação unificada importante para atingir resultados acima do esperado.

Incentive, respeite e valorize colaboradores

Uma empresa é feita por pessoas. Uma marca só é forte por que existem pessoas por trás dela. É importante incentivar funcionários, respeitar opiniões e valorizar atitudes. Cuidar deles. Manter obrigações em dia. É uma troca. Ele trabalha não por amor ao seu negócio, mas para sustentar sua família e sua saúde. Romeu e Julieta morreram de amor, na história de amor. Todos os outros, morrem de trabalhar para ter paz financeira e reconhecimento.

Tome decisões com base em indicadores

Pare de usar o feeling. Nenhuma ação tomada na emoção traz bons resultados. Ter indicadores, dados são fundamentais para a tomada de decisão. Você vai comprar mais produtos, conforme a Curva ABC da sua empresa. Quanto mais achismos, maiores as chances de errar.

Saiba quais processos geram valor na organização

Tenha bons gestores. Técnicos, políticos, comerciais, mas não deixam que omitam ou mintam sobre informações da organização. No futuro quem pagará a conta sobre esses erros será você. Tenha processos bem definidos e que tragam informações de qualidade que te ajude a tomar decisões assertivas.

Estabeleça metas entre seus públicos e meça os resultados

Para alcançar resultados positivos, uma organização precisa gerar valor para todas as partes. é importante estabelecer compromissos transparentes e metas atingíveis. É fundamental que todas as partes envolvidas estejam satisfeitas. Um compromisso firmado de forma equivocada pode transformar o sonho em pesadelo.

Monitores resultados para entender se o caminho que está seguindo é o correto ou se precisa de mudanças. Compare com a concorrência, faça benchmark e busque referência em empresas que são referências no setor de atuação.

A conclusão de tudo isso

É importante que pode chegar é que independente do negócio, seja ele time ou empresa é importante seguir a cartilha com uma gestão alinhada e focada nos resultados. Acompanhar a experiência do consumidor e o ambiente é fundamental para ter bons resultados e com isso evitar maiores problemas.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Newsletter

Assine nossa newsletter para novos conteúdos especializados. Mantenha-se atualizado.

©2023 Negócio e Franquia. Todos os Direitos Reservados. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais