Home Políticas Públicas Contem 1g entra em Recuperação Judicial

Contem 1g entra em Recuperação Judicial

por Rodrigo Campelo
0 comentário
Contem 1g entra em Recuperação Judicial

Contem 1g entra em Recuperação Judicial para tentar salvar 34 anos de história. O pedido aconteceu no último dia 31 de julho. A recuperação judicial é uma maneira de cuidar de empresas que estão com problemas financeiros. É Como levar uma pessoa quando adoece para o hospital. A recuperação judicial leva a empresa para o CTI, para ser cuidada e poder voltar a suas atividades normais.

A marca lançada há 34 anos, viu o tamanho da sua dívida aumentar depois de apostar no mercado de marketing multinível, em setembro de 2016. Foi a terceira tentativa da empresa de voltar a suas origens. Sua criação foi desenvolvida para atuar no Marketing de Rede, mas como não conseguiu ter sucesso no projeto, migrou para o projeto de franquias.

O presidente da empresa, Rogério Rubini, não podia errar. Era a cartada para o tudo ou nada. A volta ao MMN tinha grandes chances de capitalizar, atrair empreendedores que comprariam produtos em quantidade para fazer estoque. O binário e o pagamento de adesão, dariam folego financeiro e caixa. Entretanto, não foi o que aconteceu.

Com um plano de negócios fraco, dentro de um mercado altamente concorrido, com preços mais altos do que várias empresas e ausência de diferenciais competitivos foram alguns dos desafios encontrados no modelo de negócios. Além disso, tinha um sistema de treinamento fraco, problemas de capacitação de líderes o que gerava um alto turnover de empreendedores, a empresa acabou de descapitalizando e precisou fazer uma alteração no plano de compensação catastrófica.

banner

Contem 1g entra em Recuperação Judicial Atuação em franquias não será comprometida

No ano passado, o faturamento da fabricante foi de 114 milhões de reais, 60% maior do que o ano anterior, entretanto, quando a empresa entra em crise, muitas vezes o crescimento do faturamento para reerguer e sair da crise, sacrifica às margens. Foi o que fez sua dívida atual ultrapassar os 40 milhões de reais.

Os principais credores da indústria são em sua maioria bancos. O BNDES detém 25% da dívida. Os fornecedores correspondem no máximo a 20% do passivo da empresa.

A primeira medida da indústria foi abandonar o modelo marketing multinível. O foco da empresa ficará com as franquias.

A Contém 1g tem 94 pontos de venda espalhados pelo país, com 25 quiosques e 69 lojas. A recuperação judicial não gera alteração no funcionamento das unidades franqueadas. A contém 1g tem agora 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial e discutir com os credores.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais