Para a Organização Mundial da Saúde quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos, aproximadamente 1,1 bilhão de pessoas, corre o risco de sofrer perda auditiva devido à exposição prolongada e excessiva a sons altos e a utilização de fones de ouvidos nos celulares.
Tornou-se algo comum ver pessoas usando fone de ouvidos. É o jeito simples que as pessoas encontraram de manter privada a conversa e ter as mãos livres para fazer outras coisas.
Então vamos imaginar uma cena…
Se imagine indo para o trabalho. Dentro do ônibus, do avião ou no metrô, suas mãos mexem no celular para reproduzir aquela playlist favorita no fone de ouvido do seu celular. Rapidamente o espaço que você está fica cheio, muita gente entra, fica por perto e você aumenta o som para abafar um pouco aquele barulho que vem de fora.
Dentro do rotina moderna em que devemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, ouvir música, falar ao telefone com fones de ouvidos tem sido aliado. Entretanto é importante saber que uma pessoa acostumada a ouvir música pelos fones de ouvido com um volume entre 75 e 100 decibéis, não é raro e tem se tornado problema global de saúde pública. De acordo com especialistas, o volume a partir dos 80 decibéis é perigoso.
Se você não quer fazer parte das estatísticas e ser um entre os 1,1 bilhão de pessoas é preciso ficar atento ao volume e aos cuidados com os ouvidos. Por outro lado, se você pretende empreender num novo negócio, o mercado de aparelhos ainda é pouco explorado e pode ser a oportunidade para começar.
Franquias no setor de Saúde
O mercado de saúde tem registrado um crescimento sustentável desde 2018, conforme os dados apresentados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. De acordo com as informações Saúde, Beleza e Bem-Estar ficou em quarto lugar (6,6%), puxado pelo bom desempenho das redes de odontologia, saúde e farmácias no período pesquisado.
Pouco se escuta a falar do setor de audição, apesar da importância dos dados apresentados pela OMS. É facilmente notado que o setor de saúde conta com algumas barreiras de entrada o que acaba motivando a busca pelo segmento no setor de franquias.
Tecnicamente não foi encontrado nenhuma empresa do segmento no portal do Franchising da ABF, tão pouco como associado da associação Associação Brasileira de Franchising, entretanto em pesquisas feitas por nossa equipe, pudemos identificar algumas marcas que se posicionam como franqueadoras.
A equipe da Negócio e Franquia buscou informações sobre o modelo de negócios de algumas empresas que se apresentam como franqueadoras, entretanto não recebemos até o fechamento da edição informações sobre o modelo de negócios. Não foram apresentados o Raio X da franquia para que pudêssemos trazer para aqueles que buscam investir neste segmento.
A conclusão que chegamos é que a Venda de Aparelhos de Audição ainda não se apresentou madura para a formatação de franquias e que as citadas barreiras de entradas parecem ser grandes para novos operadores, o que significa uma grande oportunidade para aqueles que desejam se tornar empreendedores no segmento.
Você sabe diferenciar a perda auditiva da surdez?
Deficiência auditiva
A deficiência auditiva é classificada em graus identificados como leve a moderado.
Deficiência auditiva leve
Em média, o som mais suave alcança de 26 a 40 dB. As pessoas que sofrem de perda leve de audição têm certa dificuldade para manter um diálogo, principalmente em ambientes com ruídos.
Deficiência auditiva moderada
Nesse caso, o som mais suave experimentado pelo paciente gira em torno de 41 a 55 dB. Os indivíduos com essa perda não conseguem manter um diálogo na presença de ruídos de fundo e necessitam aumentar o volume do rádio e da TV para entenderem.
Antes do Dia Mundial da Audição, celebrado em 3 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União Internacional de Telecomunicações (UIT)
A Surdez
A surdez pode ser genética ou adquirida durante a vida pós-natal através de uma doença (traumatismo acústico, infecção, ototóxicos, envelhecimento, etc.) Mas também pode ser devida a alterações adquiridas sobre uma predisposição genética.
Não vá embora sem saber um pouco mais sobre o setor de franquias. Deixamos algumas sugestões de textos para você ler e compartilhar.
8 motivos para desistir de comprar franquia
Pergunta Mágica: Que Franquia devo comprar?
Segue a gente no Instagram e saiba em primeira mão as notícias e novidades do setor.