Home Dino Vendas de bicicletas no Brasil em 2021 mantêm patamar superior a 2019

Vendas de bicicletas no Brasil em 2021 mantêm patamar superior a 2019

por
0 comentários
banner

São Paulo, SP 4/2/2022 –

As vendas de bicicleta no Brasil em 2021 mantiveram um patamar superior ao período pré-pandemia. Apesar de um pequeno recuo, de 2%, em relação aos dados de 2020, levantamento realizado pela Aliança Bike, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, com centenas de lojistas de todo país, indica que o mercado brasileiro de bicicletas segue em alta.

Em 2020, as vendas de bicicletas bateram recordes no território nacional, com um crescimento de 50% em comparação ao ano de 2020. A pesquisa ainda mostra que em 2021 o mercado de bicicletas viveu momentos distintos. Enquanto no primeiro semestre os números foram positivos, com um crescimento de 34% em relação a 2020 e a franca recuperação das importações dos componentes, o segundo semestre contou com uma retração de 36% nas vendas de bicicleta em comparação ao ano anterior.

O ano de 2021 manteve um ótimo volume de vendas para o mercado, graças especialmente ao primeiro semestre. Os 6 meses iniciais do ano passado foram de recuperação das importações, após a escassez de produtos do setor em escala global, por conta da alta nas vendas da bicicleta em todo o mundo. Em consequência, as montagens das bicicletas também cresceram no Brasil, o que alavancou o mercado”, explica o vice-presidente da Aliança Bike, André Ribeiro.

banner

Foi possível constatar também que a retração ocorrida no segundo semestre se deve especialmente a uma queda na procura por bicicletas novas – especialmente entre as bikes de entrada, que variam entre R$ 800,00 e R$ 2000,00. Esse modelo de bicicleta havia sido a mais comercializada em 2020, elevando os índices de vendas a patamares recordes.

Em números absolutos, a Aliança Bike realizou uma estimativa de vendas no comério varejista de bicicletas nos últimos anos, fazendo um monitoramento com lojistas e baseada nos dados de produção, montagem e importação de bicicletas e componentes. A estimativa ainda contempla bicicletas novas e usadas.

Estimativas de vendas no comércio varejista de bicicletas no últimos anos:
2018: 4 milhões de unidades
2019: 4 milhões de unidades
2020: 6 milhões de unidades
2021: 5,8 milhões de unidades

Contexto do mercado em 2020 e em 2021

Os primeiros meses de 2020 foram difíceis para lojas e montadoras, que precisaram lidar com a falta de componentes e insumos para a linha de montagem de bicicletas. A escassez foi causada especialmente pelo boom de vendas mundialmente, quando as principais fabricante em nível global não conseguiram atender à crescente demanda em virtude da pandemia.

Segundo a Aliança Bike, as lojas recorreram então às bikes que já estavam no estoque e comercializaram bicicletas usadas, causando uma queda na produção e importação de modelo, mesmo com o pico de vendas.

Já a queda em 2021 estaria, segundo a associação, relacionada a uma maior flexibilização da quarentena e das regras de circulação – com a abertura de comércios e espaços de lazer que ocorreram a partir de junho.

O monitoramento ainda revela que os estoques nas lojas para bicicletas de entrada e intermediárias já estão praticamente normalizados. Contudo, ainda há deficiência na oferta de componentes para o mercado especializado, especialmente de sistemas de transmissão e suspensões.

Expectativa para 2022

Apesar da deficiência na oferta de componentes, a expectativa para o ano de 2022 é positiva, com a manutenção do patamar de vendas de bicicletas de 2021.

Além das vendas, profissionais ouvidos pela associação apontam que o otimismo se deve a outro fator: o crescimento considerável pelo serviço de mecânica e revisão de bicicletas, além da compra de acessórios e vestuário. Isso se dá em decorrência do aumento da base de novos ciclistas que ocorreu desde o início da pandemia, acarretando uma demanda maior por serviços, principalmente.

Em 2021, a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, realizada pela Aliança Bike com o apoio do Itaú, apontou que os serviços mecânicos aumentaram em 30% em relação a 2020 e já representam mais de 27% do faturamento de uma loja de bicicletas.

Website: https://pedalemos.com.br/

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais