Home Educação Terceirizar a expansão – solução para franqueadores

Terceirizar a expansão – solução para franqueadores

por Luiz Villar

Os Franqueadores têm expertise na operação de seus negócios, mas muitas vezes não têm, não querem ou não conseguem estruturar uma equipe para cuidar da expansão da rede. A solução tem sido a terceirizar a expansão uma solução para franqueadores.

No passado ter a expansão nas mãos era fundamental para o planejamento e controle da franquia. Entretanto é preciso dizer que não ter essa habilidade é algo absolutamente diferente da administração do negócio.

Por essa razão, muitas vezes franqueadores se apoiam em empresas de consultoria especializada ou fazem parcerias estratégicas na área de expansão das suas redes, e terceirizam a expansão. Estamos vivendo um novo tempo, um novo modelo de crescimento.

Terceirizar a expansão a solução para franqueadores

Atuar no negócio da franquia ou na expansão, eis a questão!

Terceirizar a expansão é a solução para os franqueadores. Não se assuste. E possível terceirizar toda a operação de expansão, sendo responsabilidade do terceirizado a prospecção e seleção de candidatos.

É importante ressaltar que são coisas bem diferentes fazer a gestão do negócio e a venda de franquias.

A terceirização da operação de expansão torna a seleção profissional, pois dificilmente alguém ingressará à rede por mera simpatia do franqueador e sua equipe, mas sim, por ter sido aprovado em um processo de seleção, aumentando as chances de sucesso para ambas as partes.

Vantagens na Terceirização

A expansão terceirizada traz consigo alguns benefícios se comparado com uma força de vendas interna da franqueadora.

  • Padronização de atendimento, scripts e speeches;
  • Gestão dedicada da equipe;
  • Participação em feiras como co-expositor;
  • Captação de leads através de múltiplos canais;
  • Foco imparcial e profissional nas análises de candidatos;
  • Redução de custo fixo a franqueadora (Diminuição das despesas com a expansão).

A terceirização da expansão só faz sentido em redes que não precisão do dinheiro da taxa de franquia para sobreviver. Este tipo de ação só pode ser adotado em negócios estruturados e que a receita da franqueadora esteja baseada no recebimento de royalties e venda de produtos.

Um pouco da minha experiencia

Na Touareg Seguros, quebramos bastante a cabeça de como iriamos fazer a nossa expansão e durante este tempo vivíamos um verdadeiro dilema o que era mais importante vender franquia? Ou, ser muito bom na venda de Seguros?

No inicio de fevereiro de 2020, concretizamos nossa parceria com a 300F, empresa dos irmãos Leandro e Leonardo Castelo. Nosso acordo não e apenas uma terceirização e sim uma aceleração da área de expansão.

Estamos na fase inicial, mas já estamos colhendo os frutos. Mas isso só foi possível porque a Touareg Seguros, sempre teve seus custos operacionais custeados pela sua operação própria e pelo recebimento de royalties, não dependendo da taxa de franquia para pagar a conta.

Hoje, nos dedicamos a melhorar o atendimento e garantir o sucesso do franqueado. É a chave certa para abrir novos caminhos dentro do franchising.

Acompnhe a Negócio e Franquia nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin e chegue na frente. Se é um bom negócio, passa por aqui.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×