Home Dino Pesquisa mostra a relação das transportadoras com a tecnologia no transporte de cargas

Pesquisa mostra a relação das transportadoras com a tecnologia no transporte de cargas

por
0 comentário

São Paulo, SP. 29/10/2020 –

Abordar a tecnologia no transporte de cargas logo remete à ideia de veículos rastreados ou projetos ainda distantes da realidade como o dos caminhões autônomos. Na verdade, hoje existem muitas possibilidades reais de aplicabilidade de inúmeras soluções. Mas como anda a relação com a tecnologia para quem lida com fretes diariamente?

O transporte rodoviário de cargas está entre as atividades consideradas essenciais, pois ajuda a movimentar o comércio, a indústria e os produtos e insumos agrícolas, por esse mais de milhão de quilômetros de estradas que cortam o país de norte a sul, garantindo o abastecimento de toda a cadeia produtiva. 

No entanto, é também a atividade mais onerosa para as organizações, representando mais da metade dos custos logísticos. Por isso, o uso da tecnologia no transporte de cargas tem papel importante no sentido de organizar e otimizar as operações e ainda torná-las mais seguras. 

banner

As soluções podem ser aliadas no aumento de produtividade, na agilidade dos processos e colaborar, principalmente, com a redução de custos, além de diminuir o impacto socioambiental dessa atividade. Junto com a globalização e as transformações no comportamento do consumidor, pode-se dizer que a tecnologia no transporte de cargas vem mudando o ritmo do mercado. 

Isso porque avaliar o uso de soluções e inovações está virando uma obrigação para as empresas do setor e pode representar uma permanência mais significativa nesse mercado, diante da concorrência cada dia mais acirrada. A realidade se estende às transportadoras que buscam aprimorar a operação para crescer, apostando no melhor desenvolvimento das operações, sempre alinhado às demandas de mercado.

À disposição elas têm sistemas de gestão de armazéns, de monitoramento e rastreio de veículos, de gestão de transportes, de gestão de frotas, roteirizadores de cargas, radiofrequência, geolocalização, telemetria e plataformas online, entre outras soluções que podem aprimorar a gestão e a operação no transporte de cargas.

Para ter uma ideia de como está a visão sobre a tecnologia no transporte de cargas para parte dessas empresas, a FreteBras, uma das maiores plataformas de publicação de fretes da América Latina, realizou uma pesquisa informal, na verdade um Quiz, com transportadoras, desafiando-as a descobrir se estavam preparadas para decolar no mercado com o auxílio de ferramentas de tecnologia. 

De olho no futuro

O perfil das 532 empresas participantes do Quiz FreteBras é o seguinte: 49,2% não têm frota própria, 33,5% têm até cinco caminhões e apenas 5,7% têm mais de 15 veículos. A frota é própria em 44,5% dos casos. 

Para 34,6% é necessário utilizar a frota terceirizada ou motoristas autônomos, enquanto 20,9% trabalham dos dois jeitos, com frota própria e terceirizada. Do total de participantes, 43,8% afirmam fazer uso de plataforma de publicação de cargas.

Na visão de 57,9% das empresas, a tecnologia no transporte de cargas pode ajudar as transportadoras, controlando o fluxo de atividades e agilizando os trabalhos. Pouco mais da metade das que se propuseram a responder o Quiz (57,8%) vê a tecnologia dos sistemas computadorizados de monitoramento e rastreio como uma solução para monitorar e administrar informações sobre as cargas.

 

Quando questionadas sobra a forma mais rápida de encontrar caminhoneiros autônomos, 44,5% das empresas transportadoras indicaram as plataformas de publicação de fretes, enquanto 30,3% apontaram o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. O modo tradicional ainda persiste para 25,2%, que optam por pátios de caminhão (15,3%) e postos de combustível (9,9%) para essa busca.

Grande parte das respostas, 70,5%, destaca o gerenciamento de frotas como um recurso tecnológico utilizado para acompanhar melhor todas as atividades que envolvem o uso dos veículos da empresa. Além disso, a pesquisa mostrou que 48,1% dessas transportadoras já sabem que podem disponibilizar a frota ociosa em uma plataforma de fretes para continuar faturando. 

Para 67,9% das participantes, no que diz respeito à segurança do motorista e da carga a tecnologia também pode ajudar com sistemas de gestão de rotas, rastreamento e monitoramento. E na hora de precificar uma rota que a empresa nunca fez, 54,8% apontam o uso de uma ferramenta que analisa o histórico de fretes dessa rota como o melhor caminho para essa tarefa.

Metade de quem respondeu ao teste, 51,7%, conhece o serviço oferecido por uma plataforma de publicação de fretes, cadastrando ofertas ilimitadas de cargas e conectando os interessados através de meios digitais. O grande número de motoristas cadastrados e a análise do histórico de fretes e rotas estão entre as maiores vantagens apontadas por 54,9% das empresas para o uso da plataforma. 

A conclusão a que se chega com essa pesquisa informal é a de que embora ainda haja um longo caminho a percorrer, tanto no que diz respeito à informação quanto ao uso propriamente dito da tecnologia no transporte de cargas, as empresas transportadoras já vivenciam mais os conceitos e conhecem as possibilidades que o uso de soluções pode trazer para a atividade. 

Website: http://www.fretebras.com.br

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais