Home Dino Percepção de valor para o consumidor: o que é importante saber

Percepção de valor para o consumidor: o que é importante saber

por
0 comentário

Rio de Janeiro, RJ 13/7/2021 – Pesquisar o feedback dos clientes é essencial para a percepção de valor ligado à experiência do público.

O conceito de percepção de valor tem a ver com a experiência que um cliente tem ao fazer uma compra. Em outras palavras, ele se refere ao valor que o consumidor percebe em uma compra.

É aí que surge a concepção errônea: então quer dizer que percepção de valor é sobre o preço de um produto? Não necessariamente. Valor e custo são duas coisas diferentes, e a forma como um cliente as percebe pode ser muito diversa também.

“O custo é o preço literal que um consumidor paga para adquirir um determinado produto ou contratar um determinado serviço. É, portanto, o valor monetário de uma transação comercial. O custo de uma operação comercial tende a ser o mesmo para qualquer cliente”, afirmou.

banner

Já o valor é um quesito muito mais subjetivo. Ele depende do significado que o cliente confere àquela transação, ou seja, ao que ele percebe como ganho após comprar o produto ou contratar um serviço. Assim, ele depende da qualidade da experiência que o cliente tem ao fazer negócio com a marca.

Por exemplo: não é porque um produto tem um custo baixo que, necessariamente, o seu valor será positivo. Se o cliente paga um preço baixo, mas o produto não atende às suas necessidades, ele ainda vai perceber a experiência de forma negativa. O valor da transação, então, não é alto.

O oposto também é possível: mesmo que o custo de um produto seja alto, se o cliente estiver satisfeito com ele, ele sentirá que a compra valeu a pena. Assim, o valor é muito positivo nesse tipo de situação.

“Fica claro, portanto, que a percepção de valor é a avaliação do cliente da compra que fez. É com esse conceito que uma marca pode compreender melhor como aprimorar a experiência do consumidor com a empresa”, explica Rodrigo.

Mas como fazer isso? Um bom caminho é obter feedback dos consumidores. Deixar espaços no site da empresa, por exemplo, para avaliações, reclamações ou elogios, é sempre muito positivo. Com esses dados, é possível entender o que está funcionando e o que não está. Dessa maneira, a percepção de valor do consumidor pode ser melhorada.

Outra boa ideia é pesquisar opiniões de consumidores nas redes sociais. As redes sociais são ideais para encontrar pessoas relatando suas experiências com empresas. Assim, pesquisar em um local como o Facebook, por exemplo, pode ajudar a entender como os clientes estão vendo a sua marca. Esses relatos podem fornecer orientações para melhorar o atendimento e qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

Assim, pesquisar em um local como o Facebook, por exemplo, pode ajudar a entender como os clientes estão vendo a sua marca. Esses relatos podem fornecer orientações para melhorar o atendimento e qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

A melhor maneira de usar a percepção de valor para o consumidor é com a ajuda de uma agência de marketing digital.

Website: https://www.agenciaimma.com.br/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais