Home Central Press Novos “Canteiros da Leitura” ampliam conhecimento e incentivam hábito de leitura entre profissionais da construção civil

Novos “Canteiros da Leitura” ampliam conhecimento e incentivam hábito de leitura entre profissionais da construção civil

Iniciativa do Instituto A.Yoshii para estimular o hábito da leitura entre os colaboradores e seus familiares já contemplou oito canteiros de obras em Londrina, Maringá e Porto Amazonas, impactando mais de mil pessoas

por Central Press

Dados das últimas pesquisas realizadas a respeito do hábito de leitura entre brasileiros revelam um cenário preocupante. Entre 2015 e 2019, o país perdeu 4,6 milhões de leitores, ou seja, pouco mais da metade dos brasileiros têm o costume de ler (52%). O levantamento foi divulgado em 2020 e faz parte da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural.

Ainda que no Brasil são poucos os projetos de leitura desenvolvidos por instituições sociais (8,38%), em comparação com pessoas físicas (42%) e bibliotecas (34%), segundo a pesquisa “O Brasil que Lê”, publicada em outubro de 2021, iniciativas como o “Canteiro da Leitura”, do Instituto A.Yoshii, se tornam fundamentais no incentivo à leitura e formação de novos leitores.

A proposta do projeto, criado há cerca de um ano, em Londrina (PR), é ofertar um espaço nos locais das construções com livros e revistas pensados para as realidades profissional e pessoal dos colaboradores. Recentemente, cinco novos canteiros foram inaugurados nas obras do Grupo A.Yoshii.

Para o eletricista Zenilto Santana de Araújo, de 51 anos, que procura ler todos os dias em casa, poder contar com um espaço exclusivo para a leitura no ambiente de trabalho “é uma iniciativa muito nobre e também uma boa maneira de incentivo. A leitura une o prazer e o conhecimento da forma mais simples. É lendo que diversificamos nosso vocabulário e passamos a ter mais conteúdo para conversar sobre os mais variados assuntos”, afirma.

Até o momento, já foram implantados oito “Canteiros da Leitura”, impactando diretamente mais de mil colaboradores. “Com os exemplares disponíveis no ambiente de trabalho e em um espaço projetado para funcionar como biblioteca, as chances deles conhecerem novos livros e tomarem gosto pela leitura aumentam. Ainda, é possível levá-los para ler em casa com a família”, explica o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

O pedreiro Edgard Vera Zerpa, de 55 anos, veio da Venezuela e trouxe consigo a paixão pelos livros. Na inauguração do espaço na obra do Epic, em Londrina, ele fez questão de garantir um exemplar para ler em casa. “Minha mãe é analfabeta e adora que eu leia para ela. É uma forma de distrairmos a mente já que acabamos nos envolvendo com as histórias, e também é o melhor caminho para adquirir conhecimento”, diz.

O “Canteiro da Leitura” fica disponível durante toda a execução da obra. O mobiliário como luminárias, mesas e bancos presentes nesses espaços são feitos a partir dos resíduos da construção civil, como pallets de madeira, lona e bobinas, reforçando as ações em prol da educação, cultura e meio ambiente, que norteiam a atuação do Instituto A.Yoshii há mais de 15 anos.

Novos canteiros, mais leitores

O “Canteiro da Leitura” irá contemplar todos os projetos em execução das construtoras A.Yoshii e Yticon, nas cidades onde o grupo atua. Em Londrina (PR), atualmente são três espaços em funcionamento: nas obras do The Edge, Lumini e Epic. A iniciativa também avançou neste ano para o setor de obras corporativas, como em Porto Amazonas (PR).

Em Maringá, os empreendimentos La Reserve e Landscape também ganharam o espaço para leitura. “Buscamos levar conhecimento para todos os nossos colaboradores, disponibilizando exemplares de temas variados como gestão, autoajuda, biografias, gibis, esportes e religião. Sabemos que essa prática também vai ajudá-los nas relações de trabalho”, finaliza Aparecido.

 

Sobre o Instituto A.Yoshii

Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, meio ambiente e cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 15 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e educação. Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: https://www.institutoayoshii.org.br

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×