Home Educação Não tem nada mágico em se tornar empresário

Não tem nada mágico em se tornar empresário

por Rodrigo Campelo
Ter um negócio é diferente de mágica

A paternidade me fez avaliar com mais profundidade algumas ações. Não tem nada mágico em se tornar empresário. Acreditar que a franquia funciona sem a sua presença é a mesma coisa que deixar dinheiro escorrer entre seus dedos. Ficar longe e não pedir ajuda na operação vai te fazer perder dinheiro. O que antes poderia passar despercebido, foi alterada ao assistir a dura jornada da minha esposa para amamentar nosso filho, hoje com 3 anos.

Era dolorido, sofrido, penoso, mas necessário. A mudança de Colostro em leite materno não é simples e fácil como se conta nas novelas. É duro, difícil, mas fundamental.

Eu a vi chorar durante as tentativas, mas a vi perseverar e pedir auxilio a pessoas com mais experiência para ajudá-la atingir o único objetivo daquele momento: conseguir fazer nosso moleque mamar o leite materno abundante que ela produzia.

Nas gestão de uma empresa não é diferente.

Muitas pessoas começam negócios com pouca ou nenhuma experiência, acham que através de formatos de franquias vão encontrar a realização do sonho. Como se fosse um passe de mágica. Mas não funciona assim. É necessário empenho, persistência e muitas vezes sofrimento para atingir o resultado esperado.

Ter uma empresa, seja ela franqueada ou não, significa seguir as regras que foram testadas pelos franqueadores e pelo mercado. Significa trabalhar perto, estruturando metas, para acompanhar os indicadores para tomar medidas acertadas e melhorar a performance.

Pode até ser polêmico, mas não é mágico

Mas a grande polêmica está na cultura do brasileiro. Ele acredita que pode montar algo e que a operação terá condições por si só de trazer os resultados que ele pensou no início. Não faz um planejamento adequado, uma estratégia de negócios para auxiliá-lo nas decisões que deverá tomar. Entende que o mais fácil é seguir o caminho de acreditar que a empresa terá condições de fazer tudo no automático.

Só que uma coisa é certa: ficar longe da operação, achar que ela é auto sustentável, é o mesmo que deixar dinheiro escorrer entre seus dedos. É pedir para se ludibriado. Mas como todo bom empresário, sabe muito bem como e para quem vai terceirizar a culpa.

Independentemente de quem levará a culpa, lembre-se que todo tempo gasto, sonhos desperdiçados, o tempo perdido ao lado de sua família e amigos e problemas financeiros que surgirão são apenas seu, de sua total responsabilidade.

Lembra quando citei o fato da minha esposa pedir ajuda a quem conhecia mais do que ela sobre amamentação?

Então, se você tem um problema dentro da empresa, percebe que pode fazer mais, não sabe como é o momento adequado para buscar ajuda. Muitos pensamentos virão a sua mente, e vão fazer parecer que se tomar uma decisão de pedir ajuda estará se rebaixando e demonstrando sua total incompetência diante daquela situação.

No entanto, é importante que você saiba, que a sua falha, poderá servir de suporte para sua própria experiência, de seus parceiros e de seus funcionários e com isso tornar sua empresa mais estruturada e muito mais equilibrada no futuro.

Pense nisto. 

======================================================

Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Você pode também acompanhar tudo pelo Grupo de WhatsApp da Negócio e Franquia. Simples, rápido e direto.

Negócio e Franquia – Se é um bom negócio, passa por aqui.

Posts Relacionados

1 comment

Regras para Investir em Franquias - Negócio e Franquia 26 de dezembro de 2019 - 08:22

[…] vale um milhão de reais. Algumas regras para investir em franquias existem, entretanto as pessoas acreditam mais no feeling do que em consultoria. Não existe um único botão para apertar e tudo se […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×