A paternidade me fez avaliar com mais profundidade algumas ações. Não tem nada mágico em se tornar empresário. Acreditar que a franquia funciona sem a sua presença é a mesma coisa que deixar dinheiro escorrer entre seus dedos. Ficar longe e não pedir ajuda na operação vai te fazer perder dinheiro. O que antes poderia passar despercebido, foi alterada ao assistir a dura jornada da minha esposa para amamentar nosso filho, hoje com 3 anos.
Era dolorido, sofrido, penoso, mas necessário. A mudança de Colostro em leite materno não é simples e fácil como se conta nas novelas. É duro, difícil, mas fundamental.
Eu a vi chorar durante as tentativas, mas a vi perseverar e pedir auxilio a pessoas com mais experiência para ajudá-la atingir o único objetivo daquele momento: conseguir fazer nosso moleque mamar o leite materno abundante que ela produzia.
Nas gestão de uma empresa não é diferente.
Muitas pessoas começam negócios com pouca ou nenhuma experiência, acham que através de formatos de franquias vão encontrar a realização do sonho. Como se fosse um passe de mágica. Mas não funciona assim. É necessário empenho, persistência e muitas vezes sofrimento para atingir o resultado esperado.
Ter uma empresa, seja ela franqueada ou não, significa seguir as regras que foram testadas pelos franqueadores e pelo mercado. Significa trabalhar perto, estruturando metas, para acompanhar os indicadores para tomar medidas acertadas e melhorar a performance.
Pode até ser polêmico, mas não é mágico
Mas a grande polêmica está na cultura do brasileiro. Ele acredita que pode montar algo e que a operação terá condições por si só de trazer os resultados que ele pensou no início. Não faz um planejamento adequado, uma estratégia de negócios para auxiliá-lo nas decisões que deverá tomar. Entende que o mais fácil é seguir o caminho de acreditar que a empresa terá condições de fazer tudo no automático.
Só que uma coisa é certa: ficar longe da operação, achar que ela é auto sustentável, é o mesmo que deixar dinheiro escorrer entre seus dedos. É pedir para se ludibriado. Mas como todo bom empresário, sabe muito bem como e para quem vai terceirizar a culpa.
Independentemente de quem levará a culpa, lembre-se que todo tempo gasto, sonhos desperdiçados, o tempo perdido ao lado de sua família e amigos e problemas financeiros que surgirão são apenas seu, de sua total responsabilidade.
Lembra quando citei o fato da minha esposa pedir ajuda a quem conhecia mais do que ela sobre amamentação?
Então, se você tem um problema dentro da empresa, percebe que pode fazer mais, não sabe como é o momento adequado para buscar ajuda. Muitos pensamentos virão a sua mente, e vão fazer parecer que se tomar uma decisão de pedir ajuda estará se rebaixando e demonstrando sua total incompetência diante daquela situação.
No entanto, é importante que você saiba, que a sua falha, poderá servir de suporte para sua própria experiência, de seus parceiros e de seus funcionários e com isso tornar sua empresa mais estruturada e muito mais equilibrada no futuro.
Pense nisto.
======================================================
Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.
Você pode também acompanhar tudo pelo Grupo de WhatsApp da Negócio e Franquia. Simples, rápido e direto.
Negócio e Franquia – Se é um bom negócio, passa por aqui.