Assistentes por voz, chats geradores de textos e imagens, aplicativos de reconhecimento facial e tantas outras possibilidades tornam a inteligência artificial a grande tendência tecnológica do momento. No mercado de negócios não é diferente e empresas de todos os portes estão investindo em soluções de IA para inovar, ganhar eficiência e conquistar o consumidor.
Segundo um estudo da Microsoft, 74% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) no Brasil já utilizam essa tecnologia em suas operações, mostrando-se uma grande aliada para transformar rotinas de trabalho e impulsionar resultados. Com ela é possível automatizar processos repetitivos e otimizar tempo, aumentando a eficiência.
“No suporte operacional diário é capaz de detectar erros, responder dúvidas sobre processos, auxiliar na gestão de estoques e até antecipar demandas com base em dados históricos. Além disso, a IA está revolucionando uma etapa estratégica: a escolha do ponto comercial. Cruzando dados demográficos, fluxo de pessoas, comportamentos de consumo e concorrência local, pode indicar a melhor localização para novas unidades”, explica Erlon Labatut, especialista em varejo e consultor de franquias.
De olho nessa tendência, o mercado de franchising tem investido fortemente em soluções tecnológicas para impulsionar operações e aumentar a competitividade. Com a adoção dessas ferramentas, as franquias assumem uma posição de destaque no setor.
Franquias apostam em inteligência artificial
O Stylebar, rede de salões de beleza, inovou ao implementar a StyleBot, sua assistente de inteligência artificial exclusiva. Desenvolvida com base na plataforma do ChatGPT, a ferramenta centraliza todo o conhecimento operacional da marca, unificando materiais de treinamento, manuais e processos de padronização de atendimento. O objetivo é solucionar dúvidas e aproximar os franqueados do núcleo da empresa, promovendo mais autonomia e garantindo a consistência dos serviços em todas as unidades.
Combinando a IA à análise minuciosa dos dados de toda a rede, a marca realiza diagnósticos precisos e impulsiona o desempenho dos salões espalhados pelo país. Esse processo auxilia na gestão das franquias locais e agiliza a solução de possíveis contratempos.
“Essa união nos permite atuar de forma preventiva, identificar pontos de melhoria e otimizar os resultados de cada unidade. Estamos construindo um ecossistema inteligente, conectado e centrado na evolução contínua da rede”, afirma Gisela Prochaska, CEO da marca.
Já a Mercadótica, rede de franquias ópticas, desenvolveu uma plataforma que utiliza inteligência artificial para auxiliar os clientes na escolha das lentes ideais. Batizada de “My Best Vision”, a ferramenta analisa a receita ocular prescrita pelo oftalmologista e um questionário sobre os hábitos visuais do cliente, como o uso de telas. Com base nas informações coletadas, recomenda a lente mais adequada para cada caso, considerando variáveis como material, fotossensibilidade e tratamento antirreflexo.
O MBV está disponível nas franquias da marca e o próximo passo é disponibilizá-lo no site oficial em formato de autoatendimento. De acordo com Junior Farias, CEO da rede e responsável pelo setor de inovação tecnológica, a ideia surgiu para sanar uma necessidade do mercado.
“Escolher uma lente dentre milhares opções de marca e dezenas de variações que existem não é uma tarefa fácil. O “My Best Vision” nasceu com o objetivo de descomplicar o assunto e direcionar o consumidor para uma escolha assertiva baseada nos próprios hábitos dele”, explica.
IA ocupa diferentes mercados
No setor imobiliário, a Apolar Franqueadora investiu em tecnologia com o lançamento do Tour Virtual, uma ferramenta de visitação online com imagens em 360° em dimensões reais. Muito além dos anúncios por foto, é acessível por smartphone, tablet ou computador e permite o usuário explorar os imóveis com liberdade e precisão, otimizando o tempo dos clientes e dos corretores, evitando tantas idas e vindas a diferentes locais.
Desenvolvida com uma tecnologia exclusiva no Brasil, está disponível nas unidades do Paraná e Santa Catarina. Além de aumentar a produtividade e reduzir visitas desnecessárias, a ferramenta também colabora com ações sustentáveis da empresa, ao diminuir a emissão de CO₂ gerada pelos deslocamentos. Embora a visita presencial ainda seja necessária antes de fechar o negócio, o número de visitas foi reduzido de três ou quatro para apenas um por cliente.
“Com a realidade virtual, nossa atuação não se limita aos estados em que estamos presentes fisicamente. Um cliente estrangeiro pode ter acesso ao tour virtual e fazer a negociação do imóvel à distância, já que a tecnologia garante uma visualização do imóvel muito próxima à realidade”, destaca Marco Vieira, diretor de Expansão da Apolar Imóveis.
Franqueadoras que adotam essa tecnologia para aumentar a eficiência operacional ganham vantagem competitiva importante no mercado, ao transformar dados em decisões estratégicas. “Aqueles que ficarem para trás terão dificuldades para acompanhar os que dominam o uso dessas ferramentas, afinal, isso não acontece do dia para a noite. O futuro começa agora”, destaca Erlon Labatut.
Se você curtiu este conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares e ajude-os a tomar decisões mais informadas ao empreender. Criamos um portal recheado de informações valiosas para te apoiar nesse caminho. Não deixe de nos seguir nas redes sociais: estamos no Instagram, no LinkedIn e no Spotify, onde você pode curtir a nossa Playlist do Empreendedor. Compartilhe e acompanhe a Negócio e Franquia!