Home Gestão 4 razões que demonstram a importância do fluxo de caixa

4 razões que demonstram a importância do fluxo de caixa

por Redação
4 razões que demonstram a importância do fluxo de caixa

Você conhece as 4 razões que demonstram a importância do fluxo de caixa? Para que seu negócio seja o mais saudável e próspero possível, você precisa ficar de olho no lucro, fluxo de caixa e caixa pequeno. Embora todos sejam importantes, existem diferenças entre os três que é útil saber para que você possa tomar decisões de negócios mais bem informadas.

Para que sua empresa seja o mais saudável e bem-sucedida possível, você precisa ficar de olho no lucro, no fluxo de caixa e no caixa pequeno. Embora todos sejam importantes, existem diferenças entre os três que é útil saber para que você possa tomar decisões de negócios mais bem informadas.

Fluxo de caixa x lucro x caixa pequeno

 Para tornar as coisas o mais simples possível, aqui estão algumas explicações rápidas. Se você tem certeza de que já sabe qual é o lucro do seu caixa pequeno, vá para a próxima seção, onde abordaremos precisamente por que é tão importante ficar de olho no seu fluxo de caixa. 

4 razões que demonstram a importância do fluxo de caixa

Se o seu negócio ficar sem dinheiro e não puder pedir emprestado a alguém, provavelmente está prestes a falir. Fluxo de caixa é o dinheiro que entra e sai de sua pequena, daí o nome. Ter um fluxo de caixa positivo significa que mais dinheiro está entrando no negócio do que saindo. É tão importante quanto o lucro quando se trata de determinar o desempenho do seu negócio. 

Lembre-se de que você pode ter um lucro geral alto, mas se o fluxo de caixa for baixo, você ainda poderá enfrentar problemas como gastos excessivos ou pedidos de estoque em excesso. Empresas de rápido crescimento tendem a exigir mais dinheiro para comprar ações, contratar funcionários etc, portanto, é vital ficar de olho no caixa e no fluxo de caixa.

O lucro é a quantidade de dinheiro restante depois que os custos totais são deduzidos da receita. Obviamente, quanto maior o número, melhor. Se os custos superarem a receita geral, a empresa operou com prejuízo e está com problemas financeiros. 

O caixa pequeno é uma pequena quantia usada para fazer pequenas compras quando necessário. Você o usa para coisas rápidas como postar uma carta ou para uma rodada de café para a reunião matinal com o cliente. Essas despesas devem ser registradas, portanto, certifique-se de guardar todos os seus recibos. 

Como dissemos, todos esses três elementos são essenciais para a saúde de uma empresa, mas é importante saber que eles são diferentes. Só porque o lucro parece saudável, não significa que você tenha um fluxo de caixa positivo para sustentar o crescimento. 

Por que manter o controle de seu fluxo de caixa é tão importante

Faça melhores planos e decisões

Com uma demonstração precisa do fluxo de caixa, você saberá a quantidade exata de fundos que tem disponível a qualquer momento. Isso é vital porque quaisquer planos e decisões que você fizer devem ser apoiados por informações precisas. Se você não administrar seu fluxo de caixa com cuidado, pode estar tomando decisões erradas que colocam seu negócio em risco. 

Você pode sentir que seu negócio está em uma posição forte, mas uma demonstração do fluxo de caixa pode mostrar que não há muito dinheiro entrando no negócio naquele mês específico. Isso pode ser porque você não emitiu faturas para clientes. Seja qual for o motivo, com um demonstrativo de fluxo de caixa atualizado, você saberá que não deve fazer nenhuma compra significativa naquele momento. 

Entenda onde você está gastando dinheiro

 Gerencie seu fluxo de caixa de forma eficaz e você obterá uma melhor compreensão de onde está gastando seu dinheiro, algo que não está em uma demonstração de lucros e perdas. É importante saber exatamente para onde está indo o dinheiro que você gasta e por quê.

Nem sempre é fácil ver os gastos em preto e branco, por isso é tão importante gerenciar seu fluxo de caixa com eficácia. Você pode ser capaz de identificar áreas do negócio nas quais pode cortar custos. 

Proteja as relações comerciais

 Se você está tendo problemas de fluxo de caixa, pode não ter fundos disponíveis para pagar seus fornecedores. Isso pode prejudicar o relacionamento comercial que você mantém com eles e prejudicar sua reputação geral. 

Defina cronogramas de pagamento para garantir que você tenha as finanças disponíveis para pagar os fornecedores. É vital que você faça um planejamento avançado para não enfrentar várias faturas ou contas ao mesmo tempo, sem os fundos para lidar com elas. 

Expanda na hora certa

 Crescer e expandir seus negócios é emocionante. Isso significa novos mercados, novos membros da equipe e mais receita. Mas uma palavra de cautela. Expanda na hora errada ou da maneira errada e você terá mais chances de ter problemas a longo prazo.  

O crescimento requer muito dinheiro. A compra de ações, o aluguel de prédios, a contratação de funcionários e a aquisição de computadores, tudo acontece antes que o dinheiro comece a entrar. Se você não tiver os fundos disponíveis para acompanhar o seu crescimento, terá problemas. Gerencie seu fluxo de caixa de forma eficaz e você saberá quando chegar a hora certa.

É claro que o fluxo de caixa é crucial para empresas de todos os tamanhos, mas especialmente para pequenas empresas. Um estudo descobriu que 82% das empresas que falham o fazem porque têm problemas de fluxo de caixa. Certifique-se de que você não é um deles agindo com as ferramentas certas. 

Gerencie sua contabilidade facilmente com nossos modelos

 Manter o controle do fluxo de caixa de sua empresa não precisa ser uma dor de cabeça. Existem ferramentas e soluções disponíveis que podem ajudá-lo a gerenciar todas as suas finanças e a tomar decisões de negócios mais inteligentes e informadas. 

Agora que você conhece as 4 razões que demonstram a importância do fluxo de caixa fique atento e coloque em prática.

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Esse texto faz parte do projeto de informações compartilhadas do Portal Negócio  Franquia. Nossa equipe traz até você conteúdo que pode fazer a diferença em sua vida. Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×