Home Empresarial Ensinos EAD e híbrido são ferramentas modernas

Ensinos EAD e híbrido são ferramentas modernas

Os novos formatos são excelentes oportunidades para empreendedores que visam aumentar o conhecimento técnico

por Redação
0 comentário
Ensinos EAD e híbrido são ferramentas modernas. O conhecimento que vai além dos traz livros e conteúdo relevante para os dias atuais

Os ensinos EAD e hibrido tem se tornado importantes ferramentas modernas de capacitação. No Brasil, um caminho bastante natural de quem não consegue uma colocação no mercado de trabalho é recorrer à uma atividade informal, e mesmo sem perceber, tornar-se um empreendedor para gerar renda e conseguir, ao menos, pagar as contas. De acordo com a Receita Federal, o número de microempreendedores individuais segue em ascensão e, de fevereiro de 2020 para maio de 2023, saltou de 9,7 milhões para 15,1 milhões, um avanço de 55,6%.

Além disso, empreender continua sendo um dos maiores sonhos dos brasileiros, perdendo somente para a vontade de viajar pelo mundo, deixando na terceira posição o desejo da casa própria.

Entretanto, a falta de planejamento, incluindo o financeiro, bem como o desconhecimento em questões jurídicas, tributárias, logísticas e burocráticas, são fatores que certamente podem prejudicar o andamento dos negócios, impedindo que o empreendedor trilhe um caminho de sucesso.

Estar em constante aprimoramento na área em que se atua não é mais uma opção, e sim um diferencial competitivo no mundo dos negócios.

banner

Mas, como aliar a carga de horário pesada de um empreendedor aos estudos?

Uma saída estratégica tem sido os cursos oferecidos à distância ou, dependendo da área, o sistema híbrido, permitindo que o profissional tenha mais flexibilidade para se atualizar sem comprometer sua atuação no mercado.
Para entender como esses cursos funcionam conversamos com a Ligia Marini, Diretora Geral da FAMESP.

Existe um perfil de estudantes que, de fato, buscam os cursos à distância ou híbridos?

Sim, existe. Antes da pandemia, os cursos 100% à distância eram mais procurados por pessoas que pararam de estudar há algum tempo, após a pandemia tivemos o aumento na procura destes cursos por jovens saídos do ensino médio que passaram a confiar no EAD, estes dois grupos estão seguros e veem na modalidade à distância a oportunidade de profissionalização. Normalmente quem escolhe estudar à distância, trabalha e não possui uma regularidade de dias e horários para fazer um curso presencial ou híbrido, outro fator é a distância da residência para a instituição de ensino. Na Famesp, por exemplo, temos uma quantidade expressiva de alunos que residem no interior de São Paulo ou em outros estados.

Já os cursos presenciais/híbridos são procurados por pessoas que não abrem mão do ensino presencial, estes cursos atendem a legislação do MEC e podem ter até 40% da sua matriz curricular oferecida no formato à distância, por este motivo, são cada vez mais conhecidos como cursos híbridos.

As pessoas que procuram o curso híbrido possuem uma melhor organização do seu tempo, e escolhem essa modalidade principalmente pelos encontros presenciais, que são cuidadosamente selecionados para as aulas práticas. É importante ressaltar que a escolha do curso na modalidade EAD e Híbrido deve ser considerada principalmente pela proposta pedagógica da faculdade.

Com o uso das ferramentas tecnológicas e atualizações das áreas, a formação 100% EAD é tão segura em qualidade do que a formação híbrida. A seriedade da instituição de ensino e o respeito com os alunos são as principais referências para a escolha ideal do curso e da instituição.

O futuro aluno deve estar atento ao conceito da faculdade/universidade no MEC, ao conceito da instituição no site reclame aqui, enfim, buscar indicadores que traduzem a seriedade da instituição de ensino.

Qual a porcentagem de alunos que estudam hoje no sistema híbrido e à distância na instituição?

A Famesp é uma instituição que possui maior número de cursos no formato híbrido, por este motivo temos hoje 68% de inscritos nos cursos híbridos e 32% na modalidade EAD.

No entanto, após rigoroso estudo do mercado de trabalho, estamos investindo em novos cursos na modalidade EAD, temos expectativa de aumentar para 40% o número de matriculados nesta modalidade até o final de 2024.

Quais as vantagens de empreendedores optarem por um curso técnico ao invés de um curso de graduação?

Normalmente, os cursos técnicos oferecem uma especialização rápida, possibilitando que as habilidades possam ser colocadas em prática no mercado em um curo espaço de tempo. Para quem empreende no Brasil, tempo é dinheiro, e diante de tantos desafios, contar com soluções que otimizem a atuação dos negócios é certamente um diferencial competitivo de grande valor.

É importante o empreendedor tenha em mente que o aprimoramento constante é um fator que impacta o sucesso ou fracasso na atuação, e dentro deste conceito conseguir entender a competência que deve ser aperfeiçoada pode ajudar na manutenção e ampliação dos resultados do empreendimento.

Por exemplo, um profissional que se considera competente para desenvolver produtos cosméticos, mas que reconhece que não domina as técnicas de vendas e abordagem ao cliente do segmento, precisará fazer um curso de vendas ou contratar um colaborar expert na função de vender.

Assim, os cursos técnicos representam uma maneira mais flexível de especialização para quem tem pouco tempo e muitas demandas. É possível contar também com especializações EAD, híbrida, e assistir às aulas de qualquer lugar, com mais opções de horários e investimentos mais acessíveis.

A maioria costuma integrar as turmas até o final do curso?

Temos uma permanência de alunos acima da média, resultado de um trabalho cuidadoso que inicia na experiência do aluno, respeito e foco no processo de formação. Conseguimos manter a permanência média de 80% dos alunos em nossos cursos, porém os números podem chegar em até 65% dependendo da instituição.

A grande vantagem para quem decide se atualizar e capacitar pelos novos formatos é a possibilidade de fazer cursos mesmo não estando na mesma cidade. Essa cultura tem crescido e deve com o passar do tempo permanecer como uma grande evolução educacional.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe e indique para leitura. Criamos um portal para trazer muitas informações importantes e te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Não se esqueça. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.

 

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais