Home Gestão CRM de Vendas: o que é e quais são os benefícios?

CRM de Vendas: o que é e quais são os benefícios?

por Redação
CRM de Vendas: o que é e quais são os benefícios?

O CRM de Vendas (Customer Relationship Management), em português gerenciamento de relacionamento com o cliente, permite que uma empresa aprofunde e melhore as tratativas e atendimento dos consumidores, usuários de serviços, funcionários, parceiros comerciais e fornecedores. O que é e quais são os benefícios, você sabe?

Insistir em manter bons relacionamentos, acompanhar prospects e clientes é a função central de um CRM, software que ajuda a ver todas as interações em um só lugar.

Isso ocorre porque tudo pode ser organizado na plataforma a partir de um painel simples e personalizável, contendo todo o histórico de interações com um determinado cliente, o status dos pedidos, quaisquer problemas pendentes de atendimento ao cliente e muito mais .

De uma forma segura, especialistas garantem que a tecnologia de CRM será a maior área de receita de gastos em software empresarial. 

Para que uma empresa prospere em tempos de mudanças rápidas, é necessário ter técnicas e táticas à prova contratempos. 

Nesse sentido, para empreendimentos que desejam se manter competitivos, contar com suportes como o CRM de vendas oferece uma estrutura robusta para formar uma estratégia apropriada e reter clientes – se destacando no mercado.

O que é um CRM de vendas?

Na prática, um CRM de vendas é um software complexo que ajuda os vendedores a coletarem e registrarem dados de clientes. 

Além disso, ele organiza todas as informações necessárias para que a equipe de vendas realize um atendimento mais completo e personalizado.

O software CRM de vendas também oferece aos colaboradores uma visão completa do perfil do cliente que busca, por exemplo, serviços terceirizados de limpeza, coletando informações, interesses, dúvidas e até dados de navegação, dependendo da ferramenta e do formato de serviço adotado.

Inclusive, o sistema pode ser aplicado até mesmo para negócios que atendem outras empresas, no modelo B2B.

Com a ajuda de todas essas funções, os vendedores conseguem entender o comportamento de cada cliente e o relacionamento com a empresa, otimizando os fluxos de atendimento, a oferta de soluções e as interações como um todo.

Com isso, as equipes de vendas poderão personalizar as ações e ofertas na hora de se comunicar com os clientes.  

As funcionalidades ainda se estendem, pois o CRM de vendas é uma ferramenta útil que ajuda líderes e gestores a se concentrarem nos relacionamentos da empresa com pessoas diferentes.

Essas pessoas podem ser os tipos mais variados de stakeholders, entre os quais:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Membros da própria equipe;
  • Parceiros comerciais.

Embora os sistemas de CRM sejam usados ​​em muitos setores diversificados, e com diferentes finalidades, eles são usados ​​principalmente por vendedores e profissionais de marketing para gerenciar os relacionamentos com os clientes.

Em conclusão, o software de CRM de vendas é uma ferramenta que proporciona uma visão completa dos comportamentos dos clientes potenciais e existentes, capturando todas as interações com o negócio empresarial.

7 benefícios da aplicação de CRM de vendas

A implementação de um sistema de CRM de vendas vale o tempo e o esforço aplicados. Aqui elencamos alguns dos benefícios que empresas de segmentos diversos – desde pequenos comércios eletrônicos até grandes fábricas – podem perceber com a implementação do CRM.

1. Atendimento ao cliente e retenção

Um dos principais benefícios do CRM de vendas é melhorar o relacionamento com os clientes.

Um sistema de CRM gerencia todos os contatos comerciais e armazena informações importantes sobre eles em todos os canais, incluindo dados demográficos, histórico de compras e comunicações anteriores.

Além disso, um sistema de CRM facilita o acesso de qualquer membro das equipes que necessitem dessas informações, desde que essa possua um login e senha exclusivo e de uso particular.

Nesse caso, cada interação entre um membro da equipe da empresa e um cliente que procura por preço de câmera residencial é registrado no sistema e amplia a oportunidade de venda, bem como aumenta a satisfação do cliente quando ele passa a ser um consumidor pagante. 

Um sistema de CRM torna tudo isso possível, seguido de um bom atendimento ao cliente, fidelizando toda a base de consumidores. 

A alta rotatividade de clientes nunca é boa para qualquer tipo de negócio, e pode ter um impacto negativo à empresa, desde as vendas até a reputação da marca.

Um CRM de vendas pode melhorar o atendimento ao cliente e a experiência de atendimento, construindo a fidelidade junto à marca.  

Cabe ressaltar que a implementação do software de CRM de vendas permite automatizar o suporte ao cliente, rastrear o comportamento e até fornecer análise de sentimentos. 

Todos esses recursos podem ajudar a empresa a identificar e resolver problemas e até a conter riscos antes que se tornem problemas efetivamente.

Usar um CRM para melhorar o atendimento geral ao cliente fará com que eles sempre voltem e, melhor ainda, indiquem para amigos e familiares. 

2. Aumento de vendas

Quando os clientes voltam, as vendas continuam aumentando. 

Nesse contexto, os CRMs ajudam a empresa a construir o pipeline de vendas, simplificando o processo de compra e automatizando as principais tarefas, bem como permitindo identificar recomendações interessantes aos clientes e como melhorar a experiência a longo prazo.

Isso significa que ele permite analisar todos os dados de vendas de porta de alumínio para banheiro 60cm e armazená-los em um local centralizado, que pode ser acessado por quem precisar, desde que possua login e senha. 

Esse recurso ajuda a empresa a configurar um processo de vendas passo a passo, e que os funcionários podem adaptar conforme necessário, inclusive considerando novos produtos e/ou serviços que podem ser oferecidos.

3, Análise de comportamento do cliente

As análises são essenciais para entender o comportamento do cliente. 

Há muitos dados de clientes para coletar, desde informações demográficas, como idade e gênero, até principais dúvidas e interesses.

No entanto, para que a ferramenta seja realmente efetiva, o estabelecimento, como uma loja que vende bancada de aço inox para cozinha, bem como os funcionários e gestores, devem entender o que isso significa e como colocar essas informações e estratégias em prática.

Na verdade, o CRM de vendas pode, e deve, ser usado para otimizar qualquer tipo de negócio e relacionamento. 

Os sistemas de CRM terão análises integradas capazes de contextualizar os dados do cliente. 

Essas métricas, como taxas de cliques, taxas de rejeição e dados demográficos, podem demonstrar o sucesso de uma campanha e destacar oportunidades para otimização adicional.

4. Maior produtividade da equipe de trabalho

O uso de software de CRM com ferramentas de automação de marketing pode liberar os  funcionários a lidar com tarefas domésticas mais práticas. 

Com isso, desde os funcionários de uma loja que vende piso epóxi residencial preço m2 até mesmo empresas que oferecem serviços como portaria remota podem se concentrar em um trabalho mais focado no ser humano e na construção de relacionamentos com os clientes. 

Também garante que as tarefas sejam concluídas com efetividade, organização e planejamento, não permitindo que caiam no esquecimento. 

Isso porque muitos CRMs têm painéis para os mais diversos processos de negócios e fluxos de trabalho. 

Usando esses recursos, a gestão, de forma geral, poderá ver onde o fluxo de trabalho demanda ajustes e melhorar os processos.

5. Cultivando novos leads

As relações com os clientes prosperam quando são nutridas. Contudo, nutrir requer uma boa comunicação direcionada.

Pode haver muitas etapas no processo de comunicação, juntamente com muitas oportunidades.

Ser capaz de alertar os funcionários do escritório de contabilidade e commerce quando é hora de entrar em contato com um cliente em potencial, e assim acompanhar todas as interações, é uma grande vantagem para o negócio.

Os CRMs fornecem uma visão abrangente da jornada do cliente. Eles permitem que cada parte da comunicação com os clientes e consumidores em potencial sejam acompanhadas, bem como padrões de contato sejam estabelecidos, criando alertas para novos contatos – principalmente em áreas de serviços e SaaS.

Desse ponto de vista, fica mais fácil determinar o próximo passo, o que se mostra um recurso essencial ao cultivar novos leads e nutrir os clientes existentes.

6. Melhoria do marketing direcionado e personalizado

O CRM de vendas permite que se crie um marketing mais direcionado às necessidades específicas dos clientes. 

Ele permite que a empresa cultive uma abordagem pessoal para as comunicações, e a equipe responsável também pode desenvolver novos produtos e serviços que os clientes realmente precisam e desejam.

7. Maior lucratividade

O uso de um CRM permite identificar quais clientes são lucrativos e quais não são.

Esse conhecimento ajuda uma empresa de assessoria contábil a lidar com cada segmento de maneira mais econômica. 

As equipes responsáveis podem otimizar os custos fazendo isso, mas também podem aumentar a lucratividade, concentrando-se nos clientes mais lucrativos.

Como escolher o software de CRM

Existem muitas soluções de CRM à disposição no mercado. 

Ao escolher o melhor CRM para uma empresa, o primeiro passo é listar todas as necessidades e pontos problemáticos. 

Vale destacar as etapas e os tipos de interações com o cliente, assim como verificar com cada membro da equipe, especialmente nos setores de vendas e de marketing, para descobrir quais dados precisam e como se comunicam com os clientes.

Assim que tudo estiver claro sobre os objetivos de negócios, é possível comparar os recursos de qualquer software de CRM de vendas.

Por fim, é preciso testar uma solução de CRM que seja mais adequada às finalidades da empresa, mesmo que seja preciso um laudo de responsabilidade técnica para uso interno.

Durante um test drive, tanto os responsáveis pela liderança e gestão quanto às equipes distribuídas nos setores poderão determinar se a ferramenta de CRM é fácil de usar, intuitiva e possui todos os recursos que a empresa precisa.

Conclusão

No fim das contas, muitos benefícios de um sistema de CRM de vendas giram em torno dos clientes de uma empresa. 

Quando se tem a capacidade de oferecer atendimento imediato ao cliente e proporcionar experiências realmente significativas, e que fazem com que as pessoas voltem, isso contribuirá para um melhor desempenho dos negócios.

Ter um sistema de CRM de vendas é crucial para a empresa, auxiliando a tornar os processos mais eficazes, acompanhando o tempo e o esforço das equipes e criando a oferta adequada para o cliente certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

=======================================================================================================Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

Don`t copy text!
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×