Home dino As novas regras de segurança do Pix e o impacto nas fintechs

As novas regras de segurança do Pix e o impacto nas fintechs

por

São Paulo 24/11/2021 –

Desde agosto de 2021, o Banco Central do Brasil (Bacen) informou sobre uma série de mudanças no Pix para trazer mais segurança aos usuários.

Uma das novidades é o limite máximo de R$ 1.000,00 no valor das operações que forem realizadas entre 20h e 6h. E o prazo mínimo de 24h para pedidos de aumento de limite. Com o objetivo de diminuir as situações de risco, caso o cliente queira fazer uma transferência acima de R$ 1.000, será preciso fazer um pedido via canal digital, que poderá levar de 24h a 48h para ser aprovado.

Mas será que as novas mudanças vão fazer com que esse sistema inovador prejudique as instituições financeiras e as fintechs?

“Essas novas regras para a utilização do Pix prometem evitar que aconteçam fraudes e golpes, trazendo mais segurança tanto para as fintechs quanto para os clientes que utilizam o serviço. As instituições continuam ofertando o que há de melhor no Pix, que é a facilidade durante as operações, porém agora com valores específicos e horários programados”, comenta Isabelle Kwintner, diretora sênior de estratégia da UzziPay.

“Foram implantadas medidas importantes de combate a fraudes como o controle e bloqueio de contas suspeitas, seguindo as diretrizes do Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT). Serão registradas as contas que tiverem indícios de fraudes no Pix”, aponta Isabelle.

Para a especialista, as fintechs fazem parte de um grande papel nessas novas mudanças do sistema, pois esses modelos de empreendimentos de crédito e de pagamentos estão se multiplicando cada vez mais.

As mudanças vão modificar a forma de utilização do sistema bancário. “Acreditamos que todas essas mudanças vão alterar de forma positiva o perfil do nosso sistema financeiro. As fintechs atingiram um nível de estabilidade e confiança no mercado brasileiro e isso trará ainda mais conhecimento para as empresas e clientes”, finaliza Isabelle.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×