Home Dino Amazonas terá fábrica flutuante de polpa de açaí movida a energia solar

Amazonas terá fábrica flutuante de polpa de açaí movida a energia solar

por
0 comentários
banner

Campinas SP 20/5/2021 –

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou o primeiro estabelecimento móvel produtor de bebidas do Brasil, uma balsa processadora de açaí pertencente à empresa Bertolini da Amazônia Ltda. Esta instalação só foi possível após a publicação da Instrução Normativa nº 04/2021.

O projeto, de autoria da Transportes Bertolini e Valmont Solutions, com tecnologia brasileira, irá circular nas calhas dos rios Solimões Japurá, Juruá, Purus e Madeira: a embarcação conhecida por Balsa-Açaí, movida a energia solar, possui um escopo de funcionamento totalmente sustentável e contou com o sistema de armazenamento de energia BYD, que proporcionou as condições ideais para que a balsa funcionasse em sua máxima eficiência, principalmente por se tratar de um sistema completamente desconectado da rede elétrica. O sistema de armazenamento de energia funciona com 64 unidades B-Box, com capacidade de 883kWh de armazenamento.

Instalações deste tipo em unidades flutuantes e móveis são inovações tecnológicas que levam oportunidade para residentes de localidades remotas, neste caso, o aumento da renda das comunidades ribeirinhas deve chegar até 300% – alcançando os R$ 5 milhões anuais e gerando 50 empregos diretos.

banner

De acordo com Marcelo Taborda, Gerente de Vendas da BYD, “O projeto da balsa realizado em parceria com as empresas Valmont e Bertolini é uma conquista mundial inédita para o setor fotovoltaico e de armazenamento de energia.”

O investimento total do projeto é de aproximadamente R$ 20 milhões e a balsa está nas últimas fases de desenvolvimento. A estrutura, de mais de 2 mil metros quadrados, será coberta por módulos solares e terá capacidade de processar 20 toneladas de frutos e 12 toneladas de polpa congelada por dia, além de armazenar 300 toneladas em sua câmara frigorífica.

Além disso, a unidade conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), capaz de tratar 15 mil litros de rejeito por hora, em que a água devolvida ao rio será de qualidade superior quando comparada a captada para utilização na fábrica. 

“Desde o começo, a BYD participa desse projeto da Balsa-Açaí. Quando ficamos sabendo de toda a sustentabilidade que envolvia a produção dessa indústria flutuante, que navegará pelos principais rios que cortam o estado amazonense, acreditamos no seu potencial.  Estamos satisfeitos em fazer parte dessa solução, que contribui com a preservação da floresta e com a geração de renda para os moradores locais”, declara Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD.

Website: https://www.byd.ind.br/

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais