Home Dino Água virtual exige a reformulação de processos e o consumo consciente

Água virtual exige a reformulação de processos e o consumo consciente

por
0 comentário

São Paulo 14/2/2022 – A transferência virtual de água pode ser vista como instrumento de pressão geopolítica.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazem um plano de ação para um mundo melhor com metas a serem alcançadas por todos os países até 2030.

“Vivemos um cenário em que a demanda por recursos naturais cresce em proporção inversa à sua disponibilização. Aumento populacional, consumismo, desperdício de recursos e degradação destacam-se como alguns dos principais fatores responsáveis por comprometer cada dia mais o desenvolvimento sustentável, que é discutido desde 1987 a partir do Relatório Nosso Futuro Comum”, pontua Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.com.br).

O consumo doméstico, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, é de aproximadamente 10% da água disponível. Os 10% restantes vão para a indústria. Isso quer dizer que o grande volume de água consumida está direcionado para o setor produtivo.
A principal forma de compartilhamento da água, ao contrário do que se pode pensar, não é o transporte e distribuição de água líquida em si, mas o que se chama de transferência virtual de água, que é a quantidade de água utilizada na produção dos diversos produtos que consumimos diariamente, principalmente oriundos da produção agrícola, especialmente a pecuária.

banner

Uma das riquezas mais divulgadas do Brasil é a água em abundância. Mas, o país não é extremamente rico em água em toda sua extensão. Enquanto o Norte e o Centro-Oeste detêm 84,2% dos recursos hídricos nacionais e baixa densidade demográfica, o Nordeste, Sul e Sudeste acumulam 15,8% e concentram a grande parte da população brasileira. O país é dividido pela Agência Nacional de Águas em 12 regiões hidrográficas e dessas a região amazônica tem a maior disponibilidade hídrica do País. “Ou seja, nas regiões mais populosas, a disponibilidade hídrica se assemelha à de regiões igualmente populosas na Europa”, salienta Vininha F. Carvalho.

Com a estiagem e a escassez de água em usinas hidrelétricas, o Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Além disso, em um ano cheio de restrições e incertezas, a pandemia de Covid-19 escancarou a urgência do direito ao saneamento, especialmente o acesso à água potável.

De acordo com a Pesquisa Saudável e Sustentável 2021, desenvolvida pelo Instituto Akatu e a GlobeScan em 31 países, a pobreza extrema no mundo, a poluição da água e a pandemia de Covid-19 são os principais problemas globais apontados pelos brasileiros. O levantamento, realizado nos meses de junho e julho de 2021, revelou, ainda, que a escassez de água potável, esgotamento de recursos naturais e falta de acesso a cuidados de saúde são temas que preocupam a maioria dos brasileiros.

Países abundantes em água são os que mais exportam água virtual em seus produtos, o que precisa ser repensado quando a água doce e potável começa a ser um bem cada vez mais escasso no mundo. A transferência virtual de água pode ser vista como instrumento de pressão geopolítica, podendo também ser vista como solução para aperfeiçoar o consumo hídrico no planeta. No universo internacional, quem detém água, detém alimentos; e nações dependentes de importação para alimentação estão em forte desvantagem na geopolítica.

“O Brasil tem destacada presença no agronegócio mundial (especialmente com a exportação de carne), sendo considerado como grande exportador de água virtual. Precisamos de projetos de curto e de longo prazo, para transformar nossa imensa riqueza hídrica em fator de desenvolvimento e vida de qualidade. É necessário implantar uma gestão eficiente para combater uma escassez cada vez maior nos próximos anos”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais