Home Notícias Corporativas Verão beneficia produção de energia solar e oferece mais economia e eficiência

Verão beneficia produção de energia solar e oferece mais economia e eficiência

por DINO
0 comentários

O verão representa um período anual no qual a incidência solar é maior, com dias mais longos e noites mais curtas. Além da elevação da temperatura, essa fase pode beneficiar a produção de energia solar, com maior exposição, eficiência e captação de luz em placas fotovoltaicas. Um estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), junto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostram que a incidência de energia solar pode aumentar entre 2% e 8% na maior parte do Brasil.

Em 1931, foi implantado no Brasil o horário de verão com o objetivo de aproveitar melhor a luz natural do dia, economizando energia elétrica, especialmente em regiões onde há uma diferença significativa na duração do dia entre as estações. A medida, contudo, foi extinta em 2019.

Com maior exposição solar no verão, a produção de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas apresenta melhores índices de eficiência, o que reduz ainda o consumo de energia convencional nesse período. No Brasil, o verão é particularmente promissor para o setor, devido ao seu clima predominantemente ensolarado e à ampla disponibilidade de terras para instalação de sistemas solares. O Brasil subiu duas posições e agora é o 6º maior produtor de energia solar do mundo, fechando 2023 com mais de 37 gigawatts (GW) disponíveis de capacidade operacional, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

“A incidência solar no de verão colabora para promover economia financeira. Geralmente, nesse período o uso de energia elétrica é maior que em outros meses devido ao aumento da temperatura, e a expansão pontual na produção de energia solar ajuda a suprir a demanda extra de consumo”, explica Bruno Felipe, Marketing Manager da Ourolux, empresa que atua no ramo de energia.

banner

O uso de energia solar também contribui para a manutenção de práticas sustentáveis, promovendo uma alternativa limpa e renovável, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, liberados na produção de energia convencional e não renovável. De acordo com a Absolar, o uso de placas fotovoltaicas para produzir energia solar gera redução de até 95% na conta de luz em empresas, residências e indústrias.

“Considerada uma tecnologia renovável, a energia solar apresenta-se como oportunidade de investimento com possibilidade de retorno em curto prazo. Mesmo sem o retorno do horário de verão, a estação continua beneficiando esse tipo de produção de energia elétrica”, finaliza Felipe.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais