Home Notícias Corporativas Telecomunicações apresentam avanço no Brasil

Telecomunicações apresentam avanço no Brasil

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

O crescimento das telecomunicações no Brasil tem relação direta com o desenvolvimento da sociedade e com a economia. No país, o setor representa 2,4% do PIB e gera 2,7 milhões de empregos. Ainda, segundo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 2022 o setor registrou faturamento de R$ 149,6 bilhões.

As telecomunicações permitem a comunicação entre pessoas e empresas, o que contribui para o desenvolvimento social e econômico. Além disso, ainda segundo o Cade, o crescimento do setor permite o aumento da produtividade nas empresas, ajuda a criar novos empregos e promove a inclusão social.

De acordo com a Analista de Mercado do portal Assine, Ana Paula Moreira, os principais fatores que impulsionam o crescimento das telecomunicações são o aumento da população, o desenvolvimento econômico e o próprio avanço tecnológico do país. “Com mais possibilidades de integração, as pessoas buscam por alternativas de conexão que sejam mais eficientes e com melhor custo benefício”, destaca Ana Paula. 

Impactos sociais e econômicos do crescimento das telecomunicações

banner

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que as telecomunicações impulsionam o desenvolvimento social e econômico. A pesquisa, que analisou dados de diversos países, concluiu que as telecomunicações contribuem para o crescimento econômico, a melhoria da qualidade de vida e a redução das desigualdades.

Uma das principais características das telecomunicações é a facilitação da comunicação entre pessoas e empresas. Isso permite que as pessoas se conectem de forma rápida e eficiente, independentemente da distância. Com a internet, uma pessoa no interior do Brasil pode estudar na mesma universidade que uma pessoa em São Paulo.

Além disso, as telecomunicações permitem o aumento da produtividade nas empresas, ajudam a criar novos empregos e promovem a inclusão social. Uma pesquisa da OCDE e publicada online, mostra que países com mais acesso à internet têm pessoas mais felizes e saudáveis.

No Brasil, o acesso às telecomunicações ainda é um desafio. De acordo com o IBGE, 9,1% dos domicílios brasileiros não possuem nenhum tipo de serviço de telecomunicações. Para superar esse desafio, o governo brasileiro tem investido na expansão da infraestrutura de telecomunicações. O Plano Nacional de Banda Larga, lançado em 2010, tem como objetivo universalizar o acesso à internet banda larga até 2024. 

Combinação de internet fibra, TV por assinatura e telefone fixo viabiliza acesso aos serviços 

Os serviços combinados são uma alternativa completa para as necessidades de comunicação e entretenimento em casa. As operadoras disponibilizam pacotes que reúnem internet fibra, TV por assinatura e telefonia fixa por preços que se tornam mais acessíveis do que se a contratação fosse feita separadamente.

A internet fibra provê a conexão online, que aproxima pessoas e oferece opções de entretenimento digital. A TV por assinatura oferece uma grade de programação com canais diversos, incluindo filmes, séries, esportes, documentários e muito mais. E o telefone fixo viabiliza a comunicação por voz, por meio das ligações.

Um estudo recente do IPEA  mostrou que as telecomunicações têm um impacto positivo significativo na vida das pessoas. O técnico em telecomunicações Eduardo Carvalho, especialista do portal Assine, diz que “O estudo confirma que as telecomunicações são um investimento importante para o futuro. As empresas de telecomunicações estão trabalhando para expandir a cobertura e melhorar a qualidade dos serviços, para que mais pessoas possam aproveitar os benefícios das telecomunicações.”

Hoje, inclusive, é possível otimizar as buscas por planos de telecom que sejam mais indicados para assinatura, de acordo com critérios como velocidade, benefícios associados e cobertura por CEP.

 

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais