Home Notícias Corporativas Sete novos programas vão impulsionar a inovação na Amazônia

Sete novos programas vão impulsionar a inovação na Amazônia

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

A Softex, coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), uma iniciativa do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), gerido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), anuncia o lançamento de sete programas para fortalecer a cultura empreendedora e de inovação na região da Amazônia Ocidental – integrada pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima – e também do Amapá.

Os programas estão estruturados em quatro eixos estratégicos: Empreendedorismo Inovador, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Aberta, Escala e Internacionalização, e Capacitação Técnica e Formação de Talentos. As ações serão realizadas no biênio 2024 e 2026 visando o desenvolvimento sustentável e tecnológico da região.

“Queremos transformar a Amazônia Ocidental e o Amapá em um hub de inovação e empreendedorismo, valorizando talentos locais, promovendo sustentabilidade e impulsionando o desenvolvimento econômico. Precisamos seguir avançando na formação de mão de obra qualificada e despertar a vocação para o empreendedorismo”, destaca Bosco Saraiva, superintendente da Suframa.

O eixo de Empreendedorismo Inovador concentra esforços no fortalecimento de startups regionais, considerando diferentes estágios de maturidade. Enquanto o programa Conecta+ Amazônia busca aumentar a densidade de startups por meio do estímulo à inovação, o Tech+Amazônia oferece suporte ao desenvolvimento de tecnologias de mercado com participação da indústria.

banner

No eixo de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Aberta, o programa Amazônia Tech Labs surge para desenvolver projetos-piloto utilizando tecnologias emergentes em parceria com startups, empresas, instituições de ciência e tecnologia (ICTs), aceleradoras e entes estaduais, atendendo às demandas locais e industriais.

Já o eixo de Escala e Internacionalização foca na expansão de negócios regionais para mercados globais. O programa Amazônia+Global prepara startups, empresas e aceleradoras para processos de internacionalização, enquanto o Start Amazônia incentiva o desenvolvimento de novos modelos de negócios e potenciais spin-offs no ambiente industrial local.

A questão da Capacitação Técnica e Formação de Talentos é o centro do quarto e último eixo e suas ações buscam suprir as demandas do mercado local e fomentar o empreendedorismo por meio de dois programas: o Amazônia Skill Hub, que oferece formação em áreas como inteligência artificial, big data e robótica; e o Voa Amazônia, dedicado a capacitações e iniciativas de pré-aceleração para estudantes de universidades, ICTs e Institutos Federais.

“Com essa estratégia robusta, reafirmamos o nosso compromisso em promover o avanço tecnológico e econômico da Amazônia, alinhando inovação e sustentabilidade para transformar a realidade regional”, avalia Emanuela Dias, coordenadora da Softex Amazônia.

Nos últimos cinco anos, o PPEI da Softex mobilizou 21 empresas beneficiadas pela Lei 8.387/1991, que investiram mais de R$ 70 milhões em iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Foram realizados 44 projetos em 4 regiões, atendendo 258 startups da região, envolvendo 70 atores do ecossistema de inovação e impactando mais de 7,7 milhões de pessoas.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais