Home Notícias Corporativas Previdência corporativa privada é um caminho para a aposentadoria

Previdência corporativa privada é um caminho para a aposentadoria

por DINO
0 comentário

Um futuro financeiro estável é um sonho que está cada vez mais distante da realidade quando o assunto é aposentadoria. Em um país, onde o percentual da população idosa com 60 anos ou mais subiu de 11,3% em 2012 para 15,1% em 2022, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a incerteza em relação ao recebimento do benefício, depois da Reforma Previdenciária de 2019, ainda é grande.  

Em meio a esse cenário, há uma alternativa para lidar com os anos que virão pela frente. Trata-se da previdência privada corporativa ou empresarial; plano oferecido pelas empresas para ajudarem os funcionários a se planejar melhor financeiramente, com foco na garantia de um futuro mais próspero. Ao mesmo tempo, é uma forma de incentivo para que os talentos sigam carreira na empresa.

O Cooprev, por exemplo, é um plano de previdência complementar fechado direcionado à Pessoa Jurídica (PJ) lançado, recentemente, pela Quanta Previdência e que tem como instituidora a Unicred. “O Cooprev chega com o papel de ressignificar o planejamento financeiro de longo prazo e a aposentadoria no Brasil. Ele é direcionado tanto associações e sindicatos, empresas e cooperativas, quanto seus funcionários ou cooperados”, diz Carolina Ramos, diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional. 

Sem finalidade lucrativa e criado com base nos princípios cooperativistas, o Cooprev proporciona rentabilidade ao participante ou beneficiário. Ao aderir ao plano, o colaborador pode ter seus aportes deduzidos em folha de pagamento, e a reserva financeira formada pelas suas contribuições mensais ou extras é mantida em uma conta individual. 

banner

A capitalização dos recursos é feita por meio de investimentos no mercado financeiro com a garantia de repasse de saldo aos beneficiários. Após o prazo de carência, o participante pode resgatar o seu plano, embora o grande benefício de um plano de previdência complementar seja a geração de renda futura.

Por integrar o sistema de cooperativismo, o Cooprev tem taxa administrativa de 0,48% ao ano e isenção da taxa de carregamento. Além disso, a flexibilidade do plano permite que a empresa escolha o percentual que concederá de benefício a seus colaboradores. Atualmente, a média praticada no mercado é de 5% do salário. No entanto, a decisão fica a critério do empregador.

Nessa modalidade, a contribuição da empresa para o plano não é considerada salário. Dessa forma, além da obtenção do incentivo fiscal, por meio da Lei nº 10.243/01, os valores não são passíveis de encargos trabalhistas. 

O plano Cooprev também pode se adaptar às necessidades das empresas. Para tanto, oferece atendimento personalizado de acordo com o aporte e o tipo de negócio. Dessa forma, é estabelecido um valor que pode ser fixo, um percentual do salário ou adaptado conforme cargo e área de atuação. Por ser um plano de previdência fechado, pode ser adquirido somente pelas empresas associadas à cooperativa.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais