Home Notícias Corporativas Parte dos brasileiros não compra novamente de uma marca após experiência ruim

Parte dos brasileiros não compra novamente de uma marca após experiência ruim

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

Segundo o relatório Varejo 2022, da Adyen/KPMG, a partir do portal E-Commerce Brasil, 70% dos brasileiros não voltam a comprar de uma marca após ter tido uma má experiência. Isso vale tanto para o comércio eletrônico como para lojas físicas.

A pesquisa ainda mostrou o avanço do consumo via aplicativo – 83% dos participantes no Brasil apontaram ter utilizado mais aplicativos de compras durante a pandemia de Covid-19 -, um número 9% acima do que no ano passado. Na comparação com a média global, o número do Brasil foi 30% acima. O levantamento também mostra que 51% das empresas compensaram perdas de lojas físicas com o digital durante o período pandêmico.

A pesquisa também apresentou dados sobre os meios de pagamento: várias formas de pagar no varejo impactam a decisão final dos consumidores do país. Isso porque 52% apontaram já ter desistido de uma compra por não ter a possibilidade de pagar como desejavam. “Estamos no tempo dos pagamentos invisíveis, quando não precisamos pegar em carteira, cartão ou dinheiro para fazer uma transação. O ideal é que tudo aconteça automaticamente, de forma quase imperceptível”, apontou o presidente da Adyen para América Latina.

A transformação digital também foi abordada no levantamento, mostrando que a melhora no atendimento do cliente e sua experiência são pontos centrais na evolução. O relatório apresenta que 43% das empresas utilizam as informações de pagamento para compreender o comportamento dos usuários, para que, assim, possam oferecer uma experiência qualificada e personalizada. Além disso, foi mostrado que 72% dos consumidores alegam gostar quando os donos de varejo enviam anúncios e sugestões pensadas para eles. A pesquisa foi realizada com mais de 40 mil consumidores em 26 países e 11 mil varejistas de 23 países.

banner

Projeção para maio mostrou aumento nas vendas do varejo após meses em queda

Ainda neste sentido, segundo o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), a partir do portal E-Commerce Brasil, as vendas do varejo devem avançar após dois meses seguidos de retração. Ou seja, o Varejo Restrito (segmentos de supermercados, alimentos, bebidas, vestuário, calçados, tecidos, artigos farmacêuticos, materiais para escritório, papelaria, jornal e outros itens de uso pessoal e doméstico) deve crescer 0,96% ante o ano anterior; já o Varejo Ampliado (também considerando veículos, motos, peças e materiais de construção), 0,34% no mesmo período.

Essas vendas podem ser influenciadas por estratégias adotadas por uma agência de Marketing Digital. Em relação a isso, Stefanie Forler, CMO da Consultoria Digital, comenta sobre como a otimização de sites pode auxiliar e-commerces: “Por meio do posicionamento estratégico de produtos, conseguimos estar à frente da concorrência quando o cliente em potencial está no meio do funil – ou seja, está na fase de procura de preços e lojas que vendam aquilo de que ele precisa. Estando nas primeiras posições, temos mais chances de o cliente acessar nossa loja virtual do que comparado ao concorrente que não está no topo das buscas.” Ela ainda acrescenta que “Em outro ponto, podemos estar à frente da concorrência no topo de funil, quando o cliente busca uma solução para seu problema. Assim, conseguimos chamar a atenção dele, oferecer uma solução com um bom conteúdo e avançá-lo para o meio do funil dentro da própria loja”, finaliza.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais