Home Notícias Corporativas NPS: indicador impulsiona o pós-vendas de energia solar

NPS: indicador impulsiona o pós-vendas de energia solar

por DINO
0 comentário

Como todo o mercado que visa atender as necessidades dos consumidores, o segmento de energia solar também utiliza alguns recursos para avaliar o nível de satisfação dos clientes e traçar estratégias a fim de impulsionar melhorias tangíveis no atendimento. E quando o sucesso do cliente é um objetivo, é fundamental que as empresas estejam familiarizadas com o indicador Net Promoter Score (NPS).

O conceito de NPS surgiu em 2003, quando foi citado no artigo da Harvard Business Review, “The One Number You Need to Grow”, por Frederick F. Reichheld. É uma métrica e metodologia de pesquisa de satisfação que mede a disposição dos clientes em recomendar empresas, produtos ou serviços a amigos, familiares e outros, tornando-se um defensor da marca.

O cálculo, por sua vez, se baseia na subtração entre a porcentagem de clientes detratores (que não gostaram da experiência) com a de promotores (que ficaram satisfeitos), resultando em uma pontuação que varia de -100 a 100 – sendo ideal sempre mantê-la acima de 50, para a faixa mínima de qualidade, e 75, para a mínima de excelência.

Vislumbrando o mercado de energia solar, para fabricantes fotovoltaicos, cuja vida útil do sistema tem em média 25 anos, o NPS é um indicador muito utilizado no pós-vendas que visa conquistar um bom nível confiabilidade e atingir o sucesso dos clientes; uma vez que ele exibe a satisfação do cliente correspondente a várias etapas de um processo que é longo: do atendimento inicial até o período de vida útil do sistema fotovoltaico

banner

É o caso da Renovigi Energia Solar que tem o indicador como um parâmetro indispensável para avaliar suas soluções a partir do ponto de vista do consumidor que percorreu toda a jornada de compra. O reconhecimento é nítido no negócio; não obstante, no 2º semestre de 2023 alcançou a pontuação 75, que compreende a faixa de excelência, além de ser eleita pelo Reclame Aqui como 3ª melhor empresa para o consumidor em energia solar fotovoltaica em 2023, a única da categoria fabricante.

De acordo com o Supervisor de Pós-Vendas da Renovigi, Mauricio Stradiotti, “a adoção dos princípios e metodologias do NPS traz consigo a oportunidade de encantar os clientes ao atendermos às suas necessidades de forma eficiente e eficaz. Praticarmos uma escuta ativa durante eventuais reclamações, assim, podemos compreender a validade das preocupações levantadas e, consequentemente, aprimorar nossos processos internos.”

“Na Renovigi, acreditamos firmemente que não existe uma percepção equivocada por parte do cliente; há apenas a percepção do cliente, e é nosso dever sempre agir de modo a proporcionar a melhor experiência possível. Por fim, na Renovigi, nossa abordagem no pós-vendas é centrada no cliente, com a missão de colocá-lo no foco de todas as nossas ações e iniciativas”, completa Stradiotti.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais