Home Notícias Corporativas Inovações que constroem o futuro dos serviços financeiros

Inovações que constroem o futuro dos serviços financeiros

por DINO
0 comentário

A Veritran, empresa de tecnologia e uma das pioneiras no desenvolvimento de soluções digitais para a indústria financeira, apresentou no Febraban Tech desse ano quais são as tendências e inovações que orientarão a próxima geração de serviços financeiros, buscando desvendar como será o futuro das experiências bancárias.

As inovações aumentam drasticamente a cibersegurança e trilham o caminho para a construção de serviços dentro de novos universos digitais, baseados em Web3, Cryptos, CBDCs e smart contracts. A nova geração de serviços é impulsionada pela velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade, com o objetivo principal de ajudar as instituições a oferecerem aos seus usuários um serviço descomplicado, consistente e sem limitações geográficas, que permite fidelizar e ampliar oportunidades.

Em sua palestra exclusiva, intitulada “A evolução do onboarding, dos meios de pagamento e os contratos inteligentes”, Wagner Martin, VP de Negócios da Veritran Brasil, trouxe a importância do KYC, ou Know Your Customer (Conheça Seu Cliente), um padrão usado no setor financeiro para verificar clientes e conhecer seus perfis de risco. Segundo o executivo, “oferecer serviços personalizados é uma clara demonstração de que sua empresa está pronta para ajudar o cliente a resolver seus problemas, além de encarar a diversidade e as individualidades como uma de suas ferramentas de trabalho”.

Essa mudança é incentivada, em parte, pelo conceito de Open Finance, que ampliou a competitividade deste mercado. “Além da multiplicidade de serviços, a personalização é o que os clientes desejam e as soluções de negócios já devem ser customizadas conforme os comportamentos que conhecemos pelos dados dos usuários. Com isso, as carteiras digitais já são personalizadas para gamers, investidores, crypto-investidores, enfim, várias possibilidades”, acrescenta.

banner

Além da pandemia, que impulsionou a bancarização da população brasileira, Wagner trouxe também a evolução do Pix, que será uma ferramenta de parcelamento, pagamentos internacionais e um grande vetor da tokenização, dentre outros exemplos. Para o futuro, o executivo traz todos os desdobramentos que essa modalidade pode usufruir ao juntar-se ao Drex, trazendo inteligência, autoprogramação e previsibilidade ao sistema financeiro.

Inclusive o Drex, a versão eletrônica do real, pega carona na revolução das criptomoedas, com a missão de digitalizar a economia, integrada a iniciativas como Open Finance e Pix, e transformar o cenário financeiro nacional. “A popularização do Drex vai abrir uma série de possibilidades, principalmente quando falamos em contratos inteligentes, que utilizam o onboarding digital e o Open Finance para diminuir a burocracia e aumentar a segurança em grandes transações financeiras”, explica Wagner. 

Em sintonia com o mercado, a Veritran procura prever quais tendências se solidificarão no mercado. Em 2020, a empresa trouxe soluções Open Banking Ready para o Brasil, em 2021 começou a oferecer pagamentos com biometria facial, em 2022 já trabalhava com onboarding e carteira digital internacionais e, em 2023, ajudou a criar o conceito de principalidade, que significa ser o primeiro banco que as pessoas pensam quando precisam de serviços financeiros, mostrando como a concorrência entre as instituições financeiras tem mudado o mercado bancário. Também apresentou novas features, como agregadores e painéis de consentimento, para que os bancos possam se destacar e fazer um upgrade na experiência do usuário, a segurança e compartilhamento de dados.

Os recursos apresentados estão vinculados a expertises importantes que os bancos e instituições financeiras precisam ter para fidelizar seus usuários, incluindo escalabilidade, o Open Finance pronto para uso e a integração entre as suas propostas e ofertas. “A evolução dos serviços financeiros é uma progressão natural do mercado, e desvendar o seu potencial é fundamental para proporcionar experiências excepcionais aos usuários”, conclui Martin.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais