Home Notícias Corporativas Hábitos de consumo mudam e brasileiros preferem comprar livros pela internet

Hábitos de consumo mudam e brasileiros preferem comprar livros pela internet

por DINO
0 comentário

No último mês, completaram-se dois anos de pandemia, um período de grande transformação social, econômica e comportamental no mundo. De 2020 a 2021, com as restrições de deslocamento, tanto o consumidor quanto o comércio precisaram se adaptar para as compras virtuais e o atendimento on-line, isso é o que aponta a pesquisa realizada pela ConQuist Consultoria. O levantamento revelou que mais de 71% dos brasileiros preferiram adquirir produtos pela internet após o início da crise sanitária.

Anteriormente, ir ao supermercado, às lojas de vestuário ou até mesmo ao cinema, eram opções disponíveis para as pessoas. Contudo, a pandemia modificou drasticamente os hábitos de consumo, impulsionando o fortalecimento dos e-commerces. De acordo com o estudo desenvolvido pela EY Parthenon e divulgado pela VEJA INSIGHTS, no primeiro ano de pandemia, uma das maiores preocupações dos brasileiros era usar meios on-line para realizar suas compras, sem haver qualquer contato físico ou necessidade de pagamento em dinheiro. Além da atenção com a saúde, a opção pelo digital deu a oportunidade de comparação de preços e consequente economia. Essa mudança se aplicou a muitos setores, inclusive ao mercado editorial.

Segundo o relatório de Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro (PeV), desenvolvido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e parceiros, a participação das livrarias exclusivamente virtuais no faturamento das editoras registrou crescimento de 84% em 2020, uma tendência que aponta para um crescimento ainda maior para os varejistas como Amazon e Submarino.

Por isso, as editoras visualizaram uma oportunidade de ascensão do mercado livreiro virtual. Esse foi o caso da Adotando a Leitura, empresa focada na publicação de obras para o público infantil cristão. “Após uma pesquisa de mercado, entendemos que a comercialização pelos principais marketplaces seria o ideal para o nosso modelo de negócio. Mesmo que muitas pessoas prefiram ir a uma livraria física, as vantagens de comprar on-line de acordo com as pesquisas, são inúmeras e acabam conquistando até mesmo os consumidores mais tradicionais. Assim, finalizamos 2021 vendendo apenas pelos marketplaces”, finaliza Thais R. Croitor, diretora e escritora na Adotando a Leitura.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais